20 anos de Pokémon: O que mudou ao longo do tempo?

Compartilhe

Pokémon-RGB

Em 27 de fevereiro de 1996 nascia uma franquia que outrora chegaria ao Brasil e viraria uma das maiores febres que já vimos até hoje em nosso país. Pokémon Red e Pokémon Green chegaram ao videogame portátil da Nintendo, o Game Boy, trazendo um objetivo diferente dos outros RPGs Japoneses vistos até então, você não possuía poderes nem mesmo espadas, você controlava os Pocket Monsters, ou como os chamamos carinhosamente hoje em dia, os monstrinhos de bolso.

- PUBLICIDADE -

Com 151 monstrinhos para capturar na região intitulada de Kanto, Pokémon Red e Pokémon Green foram recebidos calorosamente pelos fãs da Nintendo no Japão, e dois anos mais tarde chegando a América do Norte trocando o Green pelo Blue. A jornada para se tornar um mestre Pokémon não era nada fácil, exigia trabalho árduo para que seus Pokémon se tornassem cada vez mais fortes, criando uma relação afetuosa entre os monstrinhos que viviam dentro de esferas conhecidas como pokébolas e você, o treinador. Para conseguir vencer a liga Pokémon, era necessário vencer os 8 líderes de ginásio. Cada líder era especialista em um tipo de Pokémon, fazendo com que você capturasse Pokémon de tipos variados para que o sistema de vantagem de um tipo para o outro se tornasse eficaz. Ao vencer os líderes de ginásio, você era concebido com uma insígnia, quem não explodia de felicidade ao receber uma insígnia? Ao conseguir as 8 insígnias você ia a encontro da Elite Four, uma equipe de elite formada por 4 treinadores com Pokémon extremamente fortes, e ao derrota-los você terá que enfrentar o campeão atual da liga, o seu rival que te confrontou pela sua jornada.

NWaAn

Com um sistema de pontos de experiência ganhos por vencer uma batalha, itens usáveis dentro e fora de combates, painel de habilidades de cada Pokémon, a franquia Pokémon se tornaria um RPG que muitos não o colocariam nessa categoria, mas que seu mérito para estar nela seria incontestável.

- PUBLICIDADE -

Com o sucesso dos primeiros jogos, a Game Freak, empresa responsável pelo desenvolvimento e criação da franquia Pokémon, lançou dois anos mais tarde, Pokémon Yellow que chegou ao Japão em 1998 com algumas diferenças das primeiras versões dos jogos da franquia. Em Pokémon Yellow você não tinha a opção de escolher o seu inicial, o que era possível nos primeiros jogos de Pokémon, você era obrigado a percorrer sua jornada com o Pikachu, além dissso, Pokémon Yellow continha 140 Pokémon, diferente de Pokémon Red e Green que possuíam 151 monstrinhos. Pokémon Yellow tentou se parecer ao máximo com a animação do game que era transmitida pela TV, alterando os nomes de alguns NPCs para que se parecesse com os personagens que Ash, o protagonista da animação, encontrava em sua jornada, além dos dois integrantes icônicos da equipe Rocket, Jessie e James, que atormentam Ash ao longo de toda sua jornada. Pokémon Yellow também fez com que seu Pokémon inicial o seguisse, fazendo uma clara referência ao Pikachu do Ash que também o seguia. Uma das coisas mais legais de Pokémon Yellow era virar para o Pikachu e ver sua reação ao interagir com ele.

pokemon-yellow-screenshot-5

Um ano após o lançamento de Pokémon Yellow, em 1999 é lançado Pokémon Gold e Pokémon Silver, os jogos se passam em uma nova região chamada de Johto, dessa vez lançados para o novo portátil todo cheio de cores da Nintendo, o Game Boy Color. Pokémon Gold e Pokémon Silver trouxeram grandes novidades para a série, como a diferença de sexo entre os Pokémon, tornando agora possível cruzar Pokémon para obter novos monstrinhos. A inserção de função de um relógio dentro do jogo também foi outro destaque, o que permitiu que houvesse dia e noite, fazendo com que certos Pokémon aparecessem exclusivamente pelo dia ou pela noite. Além de introduzir dois novos tipos, o tipo Steel e Dark. Além da introdução dos Pokémon shiny, que se tratam de Pokémon com colorações diferentes que são bastante difíceis de se encontrar durante sua jornada. A evolução gráfica foi um dos grandes destaques, devido ao processador melhorado do Game Boy Color, os monstrinhos passaram a ganhar cores mais vivas. Pokémon Gold e Pokémon Silver foram o os pilares essenciais para a continuação da franquia, além de conseguirem manter toda a essência dos primeiros títulos, conseguiram também introduzir novos elementos que foram levados para todos os jogos da série, sem dúvidas são uma das versões com mais importância de toda a série. Pokémon Gold e Pokémon Silver também receberam uma terceira versão, intitulada de Pokémon Crystal, lançada 1 ano após o lançamento das versões Gold e Silver no Japão. Essa nova versão continha poucas diferenças como legenda ao entrar em um local, podíamos escolher se queríamos ser garoto ou garota em nossa jornada, entre outras mínimas diferenças das versões Gold e Silver.

maxresdefault (1)

Em 2002 é lançado Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire para o Game Boy Advanced, o novo portátil da Nintendo, com um processador melhorado e design diferenciado de seus antecessores. A mecânica de combate segue a mesma linha das versões anteriores dos jogos de Pokémon, porém, algumas novidades significativas foram adicionadas no novo jogo da franquia Pokémon que se passa em Hoenn. Um dos grandes destaques são as batalhas em dupla, na qual são usados dois Pokémon ao mesmo tempo em um combate. Também foram adicionados novos elementos para dar uma complexidade maior ao jogo. Esses novos recursos são chamados de abilitys e natures, em que cada Pokémon possui sua nature, sua natureza específica, em que pode favorecer para mais uma habilidade de seu status e favorecer menos outra. Já a ability é a habilidade especial passiva de seu Pokémon, que pode aumentar determinados ataques. Em Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire também foi introduzido o Pokémon Conquest, mini-eventos em que você apresenta para os juízes do evento as habilidades de seus Pokémon.  Parece que lançar uma terceira versão dos jogos de Pokémon virou moda mesmo, em 2005 é lançado Pokémon Emerald em todo o mundo. Com poucas diferenças em relação as versões anteriores, Pokémon Emerald traz pequenas mudanças no enredo e a adição da Batalha da Fronteira.

Pokémon-RS

Antes do lançamento de Pokémon Emerald, fomos presenteados com um remake de Pokémon Red e Pokémon Green, os jogos intituladas de Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen foram lançados mundialmente em 2004. Poucas mudanças foram adicionadas nessas versões, porém no lançamento dos remakes dos jogos clássicos do Game Boy, foi lançado também um adaptador wireless, que permitia trocar ou batalhar sem precisar de cabos para fazer isso, o acessório permitia uma distância de 3 metros de um portátil para o outro.

Pokémon-FRLG

Com o mundo conectado cada vez mais conectado com a internet, por que não um jogo de Pokémon com batalhas via conexão sem fio com pessoas de qualquer lugar do mundo? Isso aconteceu graças ao novo portátil da Nintendo chamado de Nintendo DS. Pokémon Diamond e Pokémon Pearl foram lançados em 2006 no Japão e só em 2007 chegou na Europa e na América do Norte, agora iremos nos aventurar nas terras de Sinnoh. Uma das mudanças mais notáveis sem dúvidas foi a mudança da perspectiva do jogo, ao invés de criar um jogo com a tela de cima, agora vemos o jogo numa espécie de 45° graus com uma mistura de 2D e 3D. Foi introduzido também o toque na tela touchscreen do Nintendo DS, em que a batalha acontecia na tela de cima e os comandos ficavam a par da tela de baixo. O Pokémon Contest agora é chamado de Super Pokémon Contest, reformulado, o mini-evento contém agora acessórios para enfeitar seu Pokémon e contém não só uma etapa, mas três. A conexão com a internet foi algo que colocou a competitividade num início que prometia muito mais para o futuro. Se você pensou numa terceira versão para Pokémon Diamond e Pokémon Pearl, você acertou em cheio. Em 2008 é lançado Pokémon Platinum no Japão e em 2009 foi lançado para o resto do globo, Pokémon Platinum altera parte do enredo das primeiras versões lançadas para o Nintendo DS, e também contém diferenças gráficas em relação a Diamond e Pearl.

Pokémon-DPP

Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver foram remakes comemorativos dos 10 anos de lançamento de Pokémon Gold e Pokémon Silver, lançados em 2009 no Japão e em 2010 para o resto do mundo. Os remakes das versões lá do Game Boy Color seguem a mesma linha de Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, porém, foi trazido algo de um tempo distante, em Pokémon Yellow nosso querido Pikachu nos seguia por toda nossa jornada e podíamos até interagir com ele, nos remakes de Gold e Silver isso foi adicionado, a interação entre monstrinho e treinador foi ainda mais desenvolvida. Assim como em Pokémon Gold e Pokémon Silver, em Pokémon HeartGold e SoulSilver podemos ir para Kanto enfrentar os líderes de ginásio por lá, e também nos desbravar na Elite Four da região. Pokémon HeartGold e Pokémon SoulSilver também eram compatíveis com a Nintendo Wi-fi Connection, e foi um grande contribuinte para o cenário competitivo da franquia.

pokemon-heart-gold-soul-silver

Um par de novos jogos de Pokémon chegou logo, Pokémon Black e Pokémon White foram lançados mundialmente em 2011, preparado para encarar os desafios na região de Unova? Os sprites dos personagens foram totalmente reformulados, assim como os sprites em combate, que deixaram de ser imagens estáticas e ganharam movimento. Além dos cenários também reformulados em 3D, a câmera durante os combates se tornou dinâmica, ela muda de posição e focaliza no Pokémon que fará o movimento. As versões Black e White também foram responsáveis por adicionar as batalhas em trios.

maxresdefault (2)

Um ano após o lançamento de Pokémon Black e Pokémon White, a Nintendo nos surpreende com Pokémon Black 2 e Pokémon White 2, capitalizando tudo o que fez nas versões Black e White e expandindo o enredo mostrado nas versões lançadas anteriormente. Os detalhes foram notoriamente melhorados nessa versão, sem sair do padrão que já vimos antes, deixando o jogo graficamente mais agradável e mais rico. Uma das novidades que desejo destacar é o Pokémon World Tournament, um torneio mata-mata com vários treinadores que já vimos nos jogos anteriores. Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 foram a despedida dos jogos de Pokémon para o Nintendo DS, o portátil que mais recebeu jogos da franquia até hoje.

maxresdefault (3)

Com o lançamento do novo portátil da Nintendo, era proeminente que algum tempo depois veríamos um novo jogo de Pokémon sendo anunciado. E em 2013 foi lançado Pokémon X e Pokémon Y os jogos totalmente poligonais em 3D. Talvez a novidade que mais abalou nossos corações foram as Mega Evoluções, foi uma forma de tentar renovar a franquia e tentar sair da padrão de sempre, a Mega Evolução não foi a única nova cartada da Game Freak para seu novo jogo no mais novo portátil da Big N. Além de gráficos que jamais tínhamos vislumbrado antes, o novo game da franquia introduziu o sistema “Pokémon Amie”, em que permite fazer carinho em seu Pokémon por meio da tela de toque do Nintendo 3DS, para deixar seu Pokémon cada vez mais forte em batalha, é preciso que você construa uma amizade com seu monstrinho, dando atenção e carinho para ele. Além disso, foi introduzido o sistema de personalização de personagem, algo inédito em toda a franquia. Pokémon X e Pokémon Y receberam o “Super Training”, sistema que possibilita o rápido treino de EV’s (Valores de Esforço), em que podemos os apagar e treinar do jeito que desejarmos. Pokémon X e Pokémon Y sem dúvidas conseguiram fazer um novo arco para a franquia, trazendo tudo o que fizeram até então e introduzindo mais elementos que o fizeram um jogo mais competitivo, atraindo mais público também para esse âmbito.

xy-battle

Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire foram os remakes de Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire, lançados em 2014 em todo o mundo para o Nintendo 3DS, sendo o último jogo da série principal lançado até então. Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Shapphire traz os personagens lá das versões Ruby e Sapphire do Game Boy Advanced e os colocam num jogo 3D, as praias de Hoenn ficaram ainda mais belas nesse remake para o portátil da Nintendo. Diferentemente das versões originais para o Game Boy Advanced, em Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire há diferenciação do dia para a noite. Se você jogou Pokémon X ou Pokémon Y, notará grandes semelhanças entre os dois jogos, como vimos também semelhanças em Pokémon Diamond e Pearl com Pokémon HeartGold e SoulSilver.

mega_rayquaza_omega_ruby_alpha_sapphire-e1412263423973

Pokémon não está apenas nos portáteis, podemos destacar alguns jogos lançados para os consoles de muita qualidade, como Pokémon Stadium lançado para o Nintendo 64 e o Pokémon Battle Revolution lançado para o Nintendo Wii, além dos jogos que não fazem parte da série principal, como Pokémon Rumble, Pokémon Conquest e Pokémon Ranger. E em 2016 teremos dois jogos spin off da franquia, o game de pancadaria entre Pokémon, Pokkén Tournament que chega para o Wii U em março, e Pokémon GO, o jogo para dispositivos móveis que permite sair por aí para caçar monstrinhos de bolso.

Pokémon sopra as velinhas de 20 anos. 20 anos de história, alegria e diversão com os monstrinhos mais queridos por nós. Pokémon fez, continua e continuará fazendo parte da vida de muita gente, independente de idade ou sexo. Que essa jornada para se tornar o mestre Pokémon dure o quanto der, pois temos que pegar todos!

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”