Jornal chileno coloca Shenmue, Pacman e Okami na lista dos 10 piores jogos de todos os tempos

Compartilhe

jornal-chileno-10-piores-jogos

"Agora é que a sequência do meu jogo não sai mesmo." - Manny Calavera de Grim Fandango
“Agora é que a sequência do meu jogo não sai mesmo.” – Manny Calavera de Grim Fandango

Existe um certo nível de exagero quando falamos de jogos do passado, clássicos que marcaram época por sua alta qualidade ou falta dela. Exageros que vão ao máximo da veneração e em alguns casos como o que você verá a seguir, chegam ao máximo do desprezo.

- PUBLICIDADE -

Um jornal chileno chamado “Las Últimas Notícias” criou uma lista com os 10 piores jogos de todos os tempos, mas conseguiu inserir nesta lista jogos que mudaram a maneira como o mercado via os games, e no caso mais especifico de Pac-Man, serviu de base para muitos outros jogos no futuro. Jogos do finado Atari serviram de escola para muitos games que elevam o nível de diversão dos jogos atuais.

Para o jornal chileno, Shemue, Pac-man e até mesmo Okami, aclamado por sua arte e jogabilidade, são exemplos de péssimos jogos. Claro que esta lista é totalmente maluca e por mais que muita gente não goste de alguns dos jogos contidos nela, o único que faz algum sentido é o primeiro lugar, que ficou com o game ET, lançado para o Atari em 1982. Confira abaixo:

  1. ET (Atari – 1982) – 
  2. Pac Man (Atari – 1982)
  3. Desert Bus (Sega – 1995)
  4. Grim Fandango (LucasArts – 1998)
  5. Shenmue (Sega – 1999)
  6. Daikatana (Eidos – 2000)
  7. Big Rigs: Over the Road Racing (Stellas Stone – 2003)
  8. Psychonauts (Double Fine – 2005)
  9. Okami (Clover Studio – 2006)
  10. Duke Nukem Forever (Gearbox – 2011)
"E daí que meu jogo é ruim? To sofrendo pacas..." - Duke Nukem
“E daí que meu jogo é ruim? To sofrendo pacas…” – Duke Nukem

A lista acima ficou popular graças ao fórum NeoGAF, onde o autor do tópico, que a propósito é chileno, disse que todos os jogadores do Chile discordam totalmente da lista. Imagino que você leitor também compartilhe desta opinião, e olhe para essa lista pensando “esses caras são loucos?”. Pelo visto, são, e muito!

- PUBLICIDADE -

Os autores da lista são Marco Bocaz e Tomás Cofré. Este último já tratou de esclarecer que citou apenas o clássico ET e Duke Nuken Forever, que jamais envolveria jogos como Shenmue , Pac-Man e principalmente Okami como jogos ruins. Vai sobrar tudo pro tal de Bocaz pelo visto.

O ápice para mim nesta lista é ver Grim Fandango e Psychonauts, ambos do criador Tim Schafer, adorados por praticamente todos os jogadores que um dia experimentaram suas obras. Grim Fandango ainda mais que Psychonauts, tornou-se um clássico, uma obra inigualável em seu gênero.

Essa lista pelo visto não passa de uma oportunidade de fazer o tal jornal aparecer na mídia. Ou talvez, quem sabe, alguém forjou uma pegadinha para eles, sabendo como iria pegar mal esse artigo totalmente maluco. Esse Bocaz deve ser de algum jornal concorrente.

Eu deixo para você comentar o absurdo que é esta lista, pois maluquice como essa vai demorar para surgir novamente. A não ser que esse jornal chileno resolva escrever mais sobre games. E então, o que você tem a dizer sobre o assunto? Comente!

Compartilhe

42 respostas

  1. Okami é simplesmente a coisa mais maravilhosa já criada.
    Chile anda querendo atenção, tadinho.

    1. Pois é. Okami foi um dos melhores jogos que eu já joguei no PS2. Gráficos lindos, jogabilidade incrível, enredo bacana e etc. O jogo é inovador por uma série de fatores. Ou seja, a análise feita por esses caras foi no mínimo pra chamar a atenção mesmo. Garanto que eles nem se quer jogaram o jogo pra falar que ele é ruim. Coitados….

  2. Shenmue? Psychonauts? Grim Fandango? Okami?

    Opiniões são opiniões, mas tem MUITO jogo pior que merecia estar nessa lista no lugar desses… Mas todos os outros realmente são horríveis.

        1. Pior que sim hahaha. Manja quando você pega o jogo já sem esperar muita coisa dele? Meu hype começou baixo, então as partes que o jogo não se levava a sério – quase todas – eu me divertida. Claro que eu vi os problemas dele, e não o venero, mas ao ponto de estar numa lista de 10 piores? Existem jogos muito piores que ele.

          1. Tenho jogando o Duke Nukem Forever e, sinceramente, não consigo
            compreender o porquê de ele ter sido tão “achincalhado” pela crítica e
            público… Óbvio que está muito longe de ser REVOLUCIONÁRIO como Duke
            Nukem 3D dos anos 90, mas o jogo tem boa jogabilidade, vários “easter
            eggs” interessantes, gráficos razoáveis, porém CONDIZENTES com a geração
            que foi lançado (PS3, X360), com algumas boas texturas e outros
            ruins… O jogo é leve, até porque foi feito com a Unreal3, que pra mim é
            a melhor engine de jogos que existe… Até agora não vi nenhum bug que
            merecesse menção e o jogo possui o humor sarcástico e , característico
            do personagem… E ainda tem um bom nível de interatividade com diversos
            elementos do cenário, podendo ativar máquinas de bebidas, jogar nos
            caça-níqueis, pilotar carrinhos de controle remoto, disparar com
            “turrets” e vários outros detalhes…Me parece que o “ódio” pelo
            jogo é só porque ele demorou mais de 15 anos para ser desenvolvido e
            que, por esse motivo, DNF tinha a OBRIGAÇÃO de ser “O JOGO DO SÉCULO”, o
            qual está “a milênios” de distância desse título, é verdade… Mas tem
            muuuuuito jogo pior que ele, muito mesmo… E que nego puxa o saco
            ainda.
            Garanto que a maioria que fala mal do jogo só faz isso porque leu as críticas… Nunca nem encostou nele pra saber.

          2. Porque o jogo não chega aos pés dos clássicos duke nukem e por conta dos bugs. Duke virou um tiozão de meia-idade nesse jogo a meu ver, não fez jus a série, como o novo shadow warrior fez jus a sua…

          3. Você jogou em qual plataforma? Andei pesquisando sobre o assunto e fiquei sabendo que as versões de console é que foram porcamente portadas pela GearBox, ficando extremamente bugadas… Já a versão de PC recebeu patches de correção que as de console não receberam. Deve ser verdade, porque DNF de PC é um bom jogo e não tem bug nenhum.

  3. A versão DE ATARI do Pac-man é meio paia, alguns dos jogos da lista são realmente uma bosta, mas colocar obras primas como Grim Fandango, Shenmue, Psychonauts e Okami? Só pra ganhar notoriedade.

  4. Parece que alguém acordou de mal humor e a primeira coisa que fez foi esta lista -.-‘ Nem vou comentar o fato de Okami estar aí! E Pac-man é tão ruim que eu virava as noites com meus irmãos jogando-o!

    1. Embora não ache que mereça estar na lista, Pac Man DE ATARI (repare no destaque em letras maiúsculas), realmente é bem palha… E, na lista, o cara se refere a versão de Atari.
      Mas a versão de arcade (e as que se aproximam dela) é um dos maiores clássicos supremos de todos os tempos.

      1. Realmente Pac Man de arcade era excelente, lembro quando pirralho que jogava de vez em quando! A versão de Atari é muito aquém à versão arcade, mas mesmo assim era divertido! Como disse acima, meus irmãos e eu virávamos a noite jogando Pac Man no Atari!

    1. Chilenos tem mais direito de jogar, que os selvagens brasileiros :D.
      Chile é um país muito mais desenvolvido que o Brasil, 40º no IDH (Brasil
      85), taxa de homicídio 3.2, um dos mais seguros do mundo (Brasil 21.7,
      um dos mais perigosos do mundo), uma cultura totalmente focada na
      educação, fora outras diferenças culturais em que o Brasil nunca terá
      (leia-se: civilizado, ao contrário da nossa selva local). Bom, se pesquisar se impressionará.

      1. Wilian, tudo o que você comentou sobre a situação econômica, educacional e política do nosso país vizinho é verdade. O mais impressionante é que com os poucos recursos financeiros e uma força econômica mais frágil que a do Brasil, a população chilena é sem, sombra de dúvidas, vencedora. Contudo, isso não isenta o editor de incluir jogos de qualidade superior à uma degradante lista de piores jogos de todos os tempos.

        Um abraço.

        PS: Foi só uma piadinha para descontrair! Não foi e nem é minha intenção ser pejorativo. 😀

  5. Pac Man? Este cara que escreveu isto não tem a mínima noção do que fala. Não joguei OKAMI, mas os gráficos são belíssimos. Sem noção.

  6. acho que sou doido o Shenmue é o 2° melhor jogo que joguei na vida só perde para The Legend of Zelda Ocarina of Time. Ah Chile, sabe de nada inocente

  7. Tudo começou com as listinhas do gamehall, colocar Prince of Persia Warrior Within como uma das piores continuações abriu os portais do inferno.

  8. Okami, Shenmue, Psychonauts e Grim Fandango? esse ai não sabe o que é um jogo de videogame. O Pacman eu até deixo passar por ser a versão do Atari (se não tinha de estar escrito nancom ou midway), mas colocar jogos bnão só bons, mas otimos (todos os 4 são extremamente aclamados) e ainda não tem bombas de verdade como o Superman 64.

  9. Olha… sobre o Okami, eu PESSOALMENTE subiria ele algumas posições na lista, além de acrescentar TODOS os Zelda, LOL, Warcraft, Ragnarok e qualquer RPG de turnos (sim, Pokemon incluso). Eu ABOMINO este tipo/estilo de jogo. Mas esta é MINHA opinião. Eu entendo que os jogos têm sim qualidade e numa análise nua e crua (que é como a análise de um jornal deveria ser feita), eles nunca entrariam num TOP 10 de piores – tenho noção disto, OK? É justamente este o erro do jornal. O título da matéria deveria ser “Jogos que eu odeio”.

    Agora – Grim Fandango? Shenmue? Nãããããooooo!!!!! Como assim cara? Pacman é “entendível” por ser a versão de Atari especificamente, mas ainda assim, não merecia entrar na lista de jeito nenhum!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”