Produtor de jogos diz “estou farto do ódio dos jogadores”

Compartilhe

haters-gonna-hate

Antigamente, na época do Nintendinho, Super Nintendo, Master System e Mega Drive, e porque não dizer do Atari, Turbo Game e tantos aparelhos que traziam a alegria para nossas TVs, bastava poder mexer um personagem em um mundo colorido que tudo estava ótimo! Era uma beleza estar jogando videogame com os amigos, interagir com um mundo diferente, mesmo que na época fosse tudo tão simples. No entanto, era um trampo danado fazer tudo aquilo rodar legal, sem bugs, redondinho.

- PUBLICIDADE -

Pois bem, todos nós crescemos, muitos continuam se divertindo com tudo que vêem e outros ficaram rabugentos. A grande mudança dos tempos antigos para hoje é que temos muito mais bagagem para criar uma opinião sobre algum produto, como filmes e games. O problema é quando essa linha da opinião se quebra e vira desrespeito, ameaças.

Cansado disso, um produtor, que preferiu ter seu nome em segredo, acabou de publicar um editorial no Kotaku dirigido aos jogadores, desabafando que está farto do ódio que ele presencia na Internet, direcionado aos produtores de games e às empresas em geral.

Veja também: FEZ 2 é cancelado após produtor dizer adeus aos games, farto das críticas

O produtor anônimo, diz que trabalha na indústria de videogames há cinco anos, e que aceita as críticas construtivas, porém está farto de ver comentários como “Espero que as pessoas idiotas que fizeram este jogo se matem e a seguir, tenham mortas todas as suas famílias”. Pesado é pouco, e realmente acontece.

- PUBLICIDADE -

“Claro que haverá sempre críticos. O mundo precisa deles. Mas penso que não há justificativa para os ataques negativos e personalizados, o discurso de ódio, e crueldade para com aqueles que trabalharam mais de 12 horas durante dias, semanas, meses e, em alguns casos anos, para entregar os jogos na melhor forma possível”.

Se os produtores dão aos fãs um produto ruim, deixem-nos saber. Se o nosso jogo tem problemas, falem sobre eles. Mas por favor, tenham respeito. Sejam bondosos para as pessoas que ajudam a criar e produzir os jogos que vocês adoram e especialmente para as pessoas que fazem jogos que vocês não adoram. Ninguém merece ser tratado abaixo de um ser humano”, continuou o produtor.

Veja também: Ken Levine diz: “Fãs exagerados podem destruir um game”

O editorial serve tanto de aviso, como de crítica as ações dos jogadores. Este produtor acusa-os de não saberem o quão difícil é coordenar uma equipa com centenas de pessoas. O que é natural, já que quem xinga e fala muito no twitter geralmente não faz nada da vida.

“Antes de enviarem ameaças de morte às pessoas, ou dar zeros no Metacritic, ou escrever coisas malvadas desnecessárias sobre os jogos nos quais apenas perderam algumas horas, lembrem-se que estão a jogar a culminação de anos da vida de alguém. Normalmente não é apenas uma vida, mas dezenas, centenas, ou até de milhares de pessoas que acordam todos os dias de madrugada para pensar nas experiência que vão criar”. E adiciono, já concordando com o produtor, experiências que eles vão criar para mim, vocês e todos nós.

Veja também: David Cage: “Ninguém tem o poder de definir o que é um jogo”

Há alguns anos percebo o aumento dos chamados “haters“, e principalmente da galera que não joga e fala mal. Eu mesmo já fiz isso com League of Legends e hoje reconheço o valor que o game tem e a atenção que a Riot dá aos jogadores e à seu produto. Se você não gosta de algo, simplesmente não jogue ou entre em contato com quem produziu e diga sua opinião, mas apenas sobre o produto, nada sobre a vida ou a família das pessoas envolvidas. Afinal, você gostaria que fizessem isso com você?

Acha que o produtor e este editor aqui estão com a razão? Comente!

Compartilhe

7 respostas

  1. Olá… então, não podemos nunca é dramatizar demais… Por exemplo, eu faço piadas que todo jogador de LOL é gay, mas eu sei que é mentira, é apenas para “zuar”… o mesmo deve acontecer com críticas aos jogos, se você não gostou por um ou dois motivos, conte aos desenvolvedores, quem sabe eles até não lançam uma atualização corrigindo/melhorando isso? Agora, se vc não gostou de um moooonte de coisas e acha o jogo insuportável, o que é comum, é só não jogar, tudo bem, você pode opinar, mas com respeito e tals… Agora é o que ele falou, esses que ameaçam e tals são aqueles que não fazem nada da vida, um bando de inúteis, se alguém tiver que se matar, que sejam esses idiotas que não valorizam o maldito esforço dos desenvolvedores…

    1. O maior problema dessa “Zuada” é que isso pode ofender as pessoas e gerar brigas, e mais brigas e no final o que você ganhou? Ganhou dinheiro? Mulheres? Fama? Poder? Um biscoito?

      Isto é o tipo de coisa mais errada possível de se fazer, tem muitas pessoas que reclamam da remoção do anonimato na Internet, mas a cada dia que passa acho que isso se torna mais e mais necessário.

      Acho que logo será preciso que para acessar a internet você tenho que passar todos os seus dados, por que se fazer merda, tem como a cartinha do processo chegar a sua porta.

      1. Exatamente, aquele esquema de que para comentar em um vídeo no youtube você ter que fazer login com uma conta google foi uma daquelas coisas ruins mas necessárias. Vejo um futuro onde para se fazer uma conta em seja qual site (mesmo rede social) tenha-se que colocar no mínimo o CPF, é chato, mas necessário. Os caras iam, ralavam, sofriam pra fazer gameplays, atuações, vídeos em geral, aí alguém que não gostou, protegido pelo anonimato ia lá e xingava todo mundo, ameaçava, enfim, fazia maior baderna.
        Mesmo com o login na conta google necessária ainda existem muitos fakes, espero que cheguemos o mais rápido possível nesse futuro aonde o anonimato na internet seja mínimo.

        1. Eleonardo Rodrigues Tem um ponto

          O “So faço de Zueira chamando os caras do LOL de gay mas sei que não é verdade”…tipo, ate aposto que tu zoa os teus colegas que jogam, so pra encher o saco mesmo, afinal amigos que zoam os outros temos aos montes…o problema é essa geração retardada que a gente tem hoje dos “Haters” e “Zueiros never end”

          Esse povo não sabe o que é limite e liga o foda-se, a partir daí não tem espirito da brincadeira, é mais pra zoar na ofensa mesmo. Pode acreditar que dentro daquele pessoal que so leva na brincadeira tem um idiota levando a serio, e achando certo.

          Você jogou um jogo do Sonic e viu que esse, agradou os fãs e foi bom depois de tanta merda?? ERRAAAAAAAAADO!!! ISSO É A INTERNET!!!! O JOGO É UMA MERDA!!

          Você curtiu aquele COD e achou bom??ERRAAAAAAAAADO!!! ISSO É A INTERNET!!!! O JOGO É UMA MERDA!! O BOM É BATTLEFIELD!!!(reverta os jogos para mesmo resultado, também funciona usando LOL e DOTA2 )

          Você curte jogos de todos os estilos independente do Gráfico?? ERRAAAAAAAAADO!!! ISSO É A INTERNET!!!! TEMOS CAIXISTA! SONYSTA! NINTENDISTAS E PCISTAS DE MERDA!!!…da raiva ate de ver a pagina do UOL no face pois ta cheio desses babacas

          Sou jogador desde pequeno, comecei com um MASTER SYSTEM (oia a “potencia”), joguei snes, Mega-Drive, N64, PSX, PS2 e 3…..tenho um PC para jogos e nem por isso abandonei meus consoles….o que vejo é que a internet transformou um bando de “Gamers” em sua grande maioria, em “Babacas”

          Tenso………

          1. Então… também concordo com isso, realmente faço essas brincadeiras de todo jogador de LOL ser gay com pessoas que conheço, como meu irmão, que na verdade até tem uma namorada…
            Não gosto de me chamar de gamer, não considero gamer, infelizmente por limitações financeiras o único console que tive foi um SNES, mesmo assim por pouco tempo e mais recente um ps2, mas não tinha dinheiro pra comprar jogos, e rapidamente ele estragou também, mesmo assim gosto bastante da Nintendo e tals…
            Enfim, o que quero dizer é que fico muito triste quando vejo pessoas como eu, que não são gamers p*rra nenhuma fazendo isso que você descreveu aí em cima, eu não faço, como disse faço brincadeiras e tals, mas você nunca vai me ver falando mal de COD o Battlefield, afinal, nunca joguei nenhum dos dois. Mas acho que ocorrem hoje duas coisas…
            A primeira é a burrice, quantas vezes já não vi pessoas sendo irônicas em comentários e vem alguém, ou sendo burro de verdade, ou se fazendo de burro e xingando a pessoa por sua “opinião””.
            A outra coisa que acontece é o desrespeito à opinião, eu sinceramente não tenho muita paciência, portanto você provavelmente nunca me verá jogando Minecraft, então de vez em quando me perguntam o que eu acho, aí eu respondo: “Não gosto por ser um jogo que você precisa ser minucioso, paciente, se algum dia eu for jogar e ter que construir uma mansão daquelas eu vou morrer de tédio… sério” Aí a pessoa em vez de pensar: “Ok, é a opinião dele, vou respeitar”
            NÃO, SURPRISE MOTHERFOCKER
            “SEU IDIOTA, QUEM VOCÊ ACHA QUE É PRA FALAR MAL DE MINECRAFT, VAI ARRUMAR UMA MULHER, SEU VI*DO, SEU PAU NO C*, SEU…” E todos sabemos aonde termina, é isso que me deixa triste…
            Também acompanho uol jogos, baixaki jogos, etc… e fico muuuito triste quando veja essas brigas de fãnboy…
            Aqui mesmo no Combo Infinito, certo dia, brincando como Alleptecus (não sei se é assim que se escreve) fiquei super chateado0por que veio um cara, que eu nunca tinha visto, me chamar de fãnboy, de Nintendista, de criança e não sei mais o que…
            Mas enfim, em vez de perder tempo brigando com esses idiotas, prefiro gastar meu tempo jogado o/
            Hehehehehe 😉

  2. Na época da ditadura (não vivi, mas estudei) tinha a história do “discurso subversivo” que era o seguinte: falou mal do governo, tá preso.

    Eles usam histórias como a desse cara aí pra acabar com a liberdade de expressão. Falam que não podemos dizer o que quisermos pois devemos proteger as pessoas, mas só querem te impedir de falar. Qualquer dia vão pedir CPF, RG, nome e foto pra comentar na internet, aí você reclama que o ônibus tá caro ou que é a favor dos protestos e vai parar na cadeia pra ficar ficar esperto.

    1. Isso não faz lógica muito menos sentido. O cara literalmente abriu o coração dele e falou uma realidade. Eu sou mais assídua de forums gringos e vejo muita, mas muita merda. Fazem uns anos atrás, uma das roteiristas do Dragon Age teve que se demitir, porque estavam mandando ameaças de morte a ela e aos filhos dela. Isso deve ser considerado normal? Não deve ser denunciado, por causa da “liberdade de expressão”? Me desculpa, mas quando você tira o direito dos outros, tira o seu também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”