A mídia física é um “cadáver algemado à próxima geração” diz fundador da Codemaster

Compartilhe

Midia-física-é-um-corpo-morto-algemado-à-nova-geração---Codemaster

Esse papo já é velho, principalmente agora que a nova geração está chegando e o mercado não se rendeu a mídia digital como sua principal forma de comércio. Mas as afirmações que David Darling (hummmm), fundador da Codemaster fez durante esta semana, dizendo que a escolha da Microsoft e Sony levarão a Apple e Google a ocupar o lugar delas, foi no mínimo interessante.

- PUBLICIDADE -

“É interessante ver como o mercado deu um salto pra trás, junto com a Microsoft. Eu não acho que a decisão da Microsoft foi correta. Eles não foram fortes o bastante,” disse Darling (hummmmm) para o site Gameindustry.

“Eu não acho que deveria haver um drive de mídia física (blu ray) no Xbox One, pois é como ter um cadáver algemado à você. O Xbox One estará arrastando este corpo morto com ele, e isso vai atrasá-lo. Eles deixaram o mercado puxar eles para trás, e eu acho que isto foi um grande erro.”

O “erro” que Darling (hummmm… Ok, essa piada já deu) menciona, é fazer da mídia física a forma predominante de ditar o mercado, o que acaba mantendo os games caros, e reduzindo as chances da Microsoft se manter relevante perante a Apple e Google.

“Eles deram a Apple e ao Google uma chance de chegar até a sala de sua casa. Eles chegarão com novas máquinas e tomarão conta do mercado,” ele disse.

“A Apple já anunciou um controle direcionado à jogos, portanto eles já possuem desenvolvedores pensando em como gerar jogos para este controle. Se eles lançarem uma nova máquina com um novo App Store, eles terão uma máquina que poderá roubar facilmente o mercado da Sony ou da Microsoft.

- PUBLICIDADE -

Há alguns anos, as pessoas diziam que o iPhone não era um perigo para os portáteis tradicionais, mas a Apple pegou uma parcela do que daquele público que comprava os vídeo games portáteis para games mais rápidos, que antes era do 3DS ou Vita por exemplo. A mesma coisa pode acontecer com o mercado tradicional de consoles.”

Darling (há! Sem piada!) ainda continuou dizendo que a Apple e o Google são inimigos perigosos, pois eles inovam e se movimentam muito rapidamente.

“Existe muito potencial em o que estas duas empresas podem fazer em nossas salas com a tecnologia. O preço dos consoles tende a cair no momento em que eles não conseguirem competir a Apple e Google.”

Para Darling, o tempo da mídia física acabou, e está na hora dela realmente sumir do mercado.

“A indústria com certeza irá para esta direção, e acho que acontecerá muito rápido. É como girar uma moeda, pois chegará uma hora em que o mercado vai apenas mudar. Vai mudar por exemplo, em seis meses, e todos irão se perguntar porque esta mudança não aconteceu antes. Não há sentido em distribuir games em mídia física, já que existe a internet.”

Darling não é o único a criticar a mídia física. Patrice Désilets, criador de Assassin’s Creed e atual pedra no sapato da Ubisoft (ele processa a empresa sempre que pode) também já falou que a mídia física atrasa o mercado dos games, e acho que de tanto ouvir essa conversa, estou me convencendo disto. Apesar que o próprio Steam já provou isso, ao menos para mim. E para vocês?

Compartilhe

6 respostas

  1. midia digital fica muito mais barato o lançamento e tbm evita usados.. o pessoal ficou reclamando que o xbox one e o PS4 poderia não ter possibilidade de usados, mas sem usados nos temos preços mais baixos. O steam no PC e os tablets e smartphones tem jogos a 3 reais, pois são 100% digitais e não podem ser emprestados.. o Steam será o grande concorrente nessa nova geração justamente pelo preço dos jogos digitais, mas tanto microsoft quanto sony, podem fazer um preço melhor digital e mais caro para midia física, com certeza quando o cara ver que o jogo físico fica em 60 dólares e o digital em 12 dólares, vai ser questão de tempo ate que as midias fisica acabem.
    Cuidado para os lojistas, tá na hora de inovar e começar a vender cartão de keys para jogos digitais e ignorar mais os jogos físicos.

    1. Concordo com você Leonardo. Há apenas uma ressalva, o mercado ainda está enraizado nas mídias físicas, por isso essa resistência grande as mudanças. Essa não será a geração da mídia digital, mas acredito que a próxima com certeza vai ser.

  2. A vantagem das mídias físicas é a ocupação menor do disco rígido do console / PC, e também evitar um download grande, pois nem todo mundo tem uma conexão à internet boa. Cito por exemplo Max Payne 3, que adquiri no lançamento em mídia física, são 4 DVDs, pra eu baixar esse jogo com a conexão que tenho é muito desanimador! Tem também o caráter ‘estético’ (ou seja lá como pode ser chamado), tem pessoas que gostam de colocar seus jogos na estante!
    PS: A empresa do Sr. Darling (hmmmmm) tem uns jogos muito bem feitos e realistas, como por exemplo Dirt 2 e 3 que são meus favoritos 🙂

    1. Sr. Darling (hummmmm) é demais kkkk. O problema da mídia física na minha opinião é o espaço. Hoje você gosta da sua coleção com 20 DVDs, amanhã ela está com 100 e você precisa trocar de móvel e de parede, para uma maior. Depois está com 500, 700, até que você olha e fala: “Karaca, faz tempo que eu não abro nenhum destes!”. A mídia digital, por mais problemático que seja ter que baixar etc, traz uma vantagem enorme no sentido de não ter que se preocupar em alocar espaço físico pra ela, apenas digital. E se ficar sem espaço, pode deletar do seu disco rígido que ficará lá na sua conta do Steam/Nuuvem/Origin para você resgatar a hora que quiser.

      É como o Alepitecus falou em dos Combos de 5 Hits, é uma questão cultural, e nem todos ainda experimentamos as vantagens do mundo digital, no sentido de comprar algo que você não toca. Mas aos poucos essa evolução será natural e sem volta.

      1. Exato, eu esqueci de falar das vantagens da mídia digital ahuahauhau! Mas é o que você disse! Eu por exemplo estou com 44 jogos só na Steam, mais uns 4 na Uplay e uns 4 na Origin, imagina se tudo isso fosse mídia física ahauhauh!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”