Análise | Battlefield V mantém a fórmula e entrega um ótimo jogo

Battlefield V

Compartilhe

Enquanto o Battle Royale vem se tornando uma tendência para os jogos, Battlefield V fez o oposto e entregou uma ótima experiência.

O ano de 2017 e este de 2018 foram palcos para a ascensão do gênero Battle Royale. Novos e títulos já existentes começaram a adotar o modo em seus games. Conforme a indústria via que este segmento era viável e estava em alta, já era de se esperar o óbvio. Títulos iriam começar implementar esta tendência a partir de então.

Isso aconteceu com Fortnite e o mais recente Black Ops 4 – que foi um grande acerto da Treyarch. Sobretudo, ainda faltava um título para cair nas graças do Battle Royle, Battlefield V. A franquia bienal da DICE logo que anunciada, foi questionada se adotaria o modo dentro do game. De forma modesta, a empresa não revelou a existência do modo. Mas, foi na E3 deste ano que Battlefield V se redeu ao gênero mais jogado em 2018. Embora o anúncio tenha sido surpresa pra muitos e o óbvio para outros, a DICE não deu muita ênfase. Ao invés disso, decidiu apostar naquilo que fez a franquia Battlefield uma referência nos shooters de ação, uma campanha e um modo multiplayer.

- PUBLICIDADE -

Em suma, sua campanha de markentig se construiu em um modo campanha ainda mais imersivo e profundo. Além, de um modo multiplayer ainda mais robusto e destrutivo como nunca. Com o modo battle royale – Firestorm – chegando somente de 2019, BF V foi capaz de entregar uma experiência completa? Continue conosco e descubra.

Histórias que emocionam e mostram outra perspectiva por trás da guerra

Segundo a DICE, este novo modo campanha daria mais profundidade as histórias de guerra – criadas em Battlefield 1. Diferentemente do título anterior, estas novas histórias apresentam uma carga emocional bem significativa, embora a experiência seja rápida. Battlefield V apresenta quatro acontecimentos distintos, sendo um deles disponível somente em 4 de Dezembro. É quase como se tivéssemos 4 campanhas dentro de um só jogo, mas de uma maneira mais curta.

Embora o tempo no modo campanha seja curto, o gameplay está bem inovador e dinâmico. Os mapas de cada fase estão ainda mais abertos e cheios de objetivos para se concluir dentro da missão. Sobretudo, o game te dá à possibilidade de exploração e abordagens estratégicas por parte do jogador. Assim, tornando esta experiência não mais momentânea e sem motivo – como muitos pensam ser – mas, sim, prolongada.

- PUBLICIDADE -

Battlefield V

Em suma, toda a atenção por arte da DICE em seu tradicional modo campanha deu a esta modalidade um fôlego a mais dentro da franquia. E sem dúvida, será algo que veremos bastante ao longo dos vindouros títulos da série.

Trazendo a guerra para mais perto de você

Battlefield V conseguiu trazer a guerra para mais perto de nós jogadores. Digo isso, pois em meus primeiros minutos com o jogo todos seus aspectos técnicos provaram isso. Primeiramente começamos pelo design de som – este por sua vez é um os grandes aspectos da franquia Battlefield. Uma das novidades de BF V está nas opções de saída de áudio que o game te oferece. Além das tradicionais saídas para sua TV e fones de ouvido, Battlefield V dá ao jogador a opção de áudio 3D e Gravações de guerra.

Battlefield

Primeiramente, o áudio 3D garante ao jogador uma maior sensibilidade de sons dentro do jogo. Seja de sons gerados em cima, nos lados ou embaixo – uma ótima escolha para quem vai jogar o modo multiplayer. Já a opção “Gravações de guerra” vai te proporcionar uma experiência auditiva fiel aos campos de batalha. Este tipo de áudio te coloca, de fato, dentro da guerra com efeitos sonoros fieis aos de uma guerra. Além disso, temos uma localização de dublagem com vozes totalmente originais, o que deixa experiencia ainda mais imersiva.

Sobretudo, além do fator sonoro, temos o aspecto visual – este que por sua vez está exuberante. Minha análise de BF V foi feita jogando em um PS4 Pro – e meus amigos, tá lindo de mais. O Ariel vem jogando e fazendo lives na versão PC do jogo. Embora não tenhamos ainda a tão falada GeForce RTX com os efeitos de Ray Tracing, a GeForce GTX 1080 Ti segura muito bem a bronca. Mesmo que Battlefield V pareça um jogo pesado demais, mesmo para um computador tão forte quanto o que temos (veja no final da matéria nossa configuração).

Contudo,tanto no aspecto visual quanto na modelagem dos personagens, tudo está muito bem feito. No entanto, o game sofre com uns delays de renderização, mas isso só acontece no multiplayer.

Enfim, Battlefield V trouxe uma melhoria técnica significativa se comparada com seu título anterior. Com uma experiência ainda mais imersiva com belos gráficos e uma fidelidade sonora, conseguiu, de fato, trazer a guerra para mais perto do jogador.

Um multiplayer ainda mais denso destrutivo

A pergunta que não quer calar. O que mudou do multiplayer de BF1 para BF V? Battlefield V dá continuidade ao que foi estabelecido em BF 1. No entanto, este novo título traz um multiplayer mais denso, destrutivo com algumas novidades que só agregam ao modo. Se você jogou Battlefield 1 por bastante tempo você inicialmente vai estranhar com a nova cadência que o modo adotou. Tudo é mais frenético, destrutivo – eu particularmente jogo de batedor, e se manter escondido já não é uma ótima opção. Se você passar muito tempo escondido ou você não matará ninguém, ou você será alvejado. Agora, o jogo te impulsiona a se movimentar constantemente pelo mapa.

Battlefield V

Além desta dinâmica em BF V, o modo resolveu trazer funcionalidades dentro do campo competitivo. Nós temos: o sistema de criação – onde podemos criar fortificações e reservas de munição – e também temos os reforços. Estes reforços lembram bastante os Scorestreaks do multiplayer da franquia Call of Duty. Estes auxiliadores serão desbloqueados conforme você adquire pontos de esquadrão durante a partida. Assim, para cada tipo de Reforço disponível para a solicitação, uma pontuação será necessária. Mas calma, os pontos descontados através dos pedidos de ajuda não descontam da tua pontuação da partida.

A customização também ganhou seu espaço em Battlefield V. Desta vez, este aspecto está mais do que expansivo. A customização das armas evoluiu muito em relação ao BF1. Agora você pode customizar as arma com a mira mais adequada e estilos diferentes. Além de aprimoramentos que servem de vantagens para sua arma.

Enfim, toda esta nova dinâmica implementada dentro deste cenário competitivo de BF V só somou para uma imersão mais profunda dentro do modo multiplayer.

Reviver ou deixar morrer?

Esta é uma das novas mecânicas de BF V. Particularmente, eu até entendo a razão pela a qual a DICE decidiu usar isso no modo multiplayer. No entanto, esta funcionalidade não caiu muito bem. Primeiramente, quando morremos por um inimigo não morremos de fato, uma animação aparece onde nosso soldado clama por ajuda. Então, temos a opção de pedir ajuda ou se render para acelerar sua morte e irmos para a tela de respawn.

Battlefield V

Até ai tudo bem, mas a grande dor de cabeça desta funcionalidade é na hora que você é abatido. Ao clamar por ajuda esperando alguém te reviver, o esforço é em vão. – Não estou exagerando, uma locomotiva de jogadores passam perto de você e ninguém te ajuda. Assim, esta função além de desnecessária, tira todo o ritmo da partida. Ao invés de você ir direto para a tela de respawn e continuar sua jogatina. Por outro lado, se você decidir montar um esquadrão só com seus amigos, aí sim pode dar certo. Porém você deve estar sempre perto deles para dar tempo de te socorrerem.

Afinal, vale a pena?

Já ouviu aquele ditado: “em time que se ganha não se mexe”. Foi isso que a EA fez. Enquanto as empresas mudavam suas posturas, a EA juntamente com a DICE  decidiram manter a fórmula que fez da franquia Battlefield uma referência nos FPS. Battlefield V traz um pacote completo tanto para quem curte um single-player, quanto para quem gosta do multiplayer.

Sobretudo, a decisão de tirar o season pass e pacote Premium do portfólio do título faz deste game ainda mais completo e acessível. Mas calma, ainda não acabou. Há mais conteúdos para serem adicionados ao jogo no fim deste ano e em 2019. Assim, esta nova experiência trazida por BF V é mais do que duradoura

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”