Análise: Castlevania Lords of Shadow: Mirrors of Fate HD

Compartilhe

analise-mirrors-of-fate-HD-ps3-xbox-360

Quando fazer o bem não dá mais sentido à sua existência, entregar-se à vingança, destruição e ao poder é o que resta para uma alma perdida. Sem muitos spoilers sobre Castlevania Lords of Shadow, para você entender do que se trata Castlevania Mirrors Of Fate HD, é necessário falar de Gabriel.

- PUBLICIDADE -

Após os acontecimentos de Lords of Shadow, e pra quem viu a cena pós-crédito sabe muito bem do que estou falando, o neto de Gabriel, Simon Belmont, recebe a missão de enfrentar o senhor das trevas, Drácula. Quem jogou o primeiro jogo sabe que este Drácula é muito diferente dos demais de toda a série Castlevania. Nós vimos como o perfil e caráter deste Drácula mudaram, e principalmente seus ideais. Então, começamos o jogo com Simon, e posteriormente é possível jogar com o filho de Gabriel, Trevor, que por sua vez é um personagem muito conhecido dos fãs de Castlevania, Alucard. Como essa novela mexicana começa a fazer sentido você verá apenas jogando, mas adianto que é o maior chamativo do jogo, junto com sua história que com certeza terá uma importância tremenda em Lords of Shadow 2.

Os personagens que dão nós em nossas cabeças, por causa do parentesco de cada um.
Os personagens que dão nós em nossas cabeças, por causa do parentesco de cada um.

Mirrors of Fate HD é o segundo jogo da trilogia Lords of Shadow, que se iniciou com o primeiro jogo e será concluído em Lords of Shadow 2. Portanto, a sequência de lançamento é também a sequência cronológica da obra. Mirrors of Fate é um jogo originalmente lançado para o Nintendo 3DS, mas desde que surgiu para o portátil da Nintendo, a Konami sempre disse que havia construído todo o jogo em HD, o que sempre deu margem para um lançamento em alguma plataforma mais poderosa, futuramente. E essa hora chegou com Castlevania Mirrors of Fate HD, que é o mesmo jogo do 3DS, porém com gráficos melhorados e jogabilidade adaptada para os controles convencionais do PS3 e Xbox 360.

E graficamente falando o jogo não decepciona. Apesar de mais simples que a maior parte dos games que estamos acostumados a ver no PS3 e Xbox 360, por muitas vezes o jogo demonstra boas texturas e um belo visual, com masmorras escuras e inimigos que, apesar de repetirem-se em alguns momentos, são bem diversificados. O gráfico acaba deixando a desejar apenas quando a câmera se aproxima dos personagens, onde é possível ver que não há realmente muitos detalhes, deixando o jogo nestes momentos parecido com um game de Playstation 2 em HD. Porém mesmo que o jogo tenha sido construído em alta definição, não poderia ser muito pesado, caso contrário não poderia ser lançado no 3DS.

- PUBLICIDADE -
"Cheguei à cavalo mermão!"
“Cheguei à cavalo mermão!”

O som é bem legal, com boas músicas e efeitos nas batalhas. Muitas músicas são novas versões das que ouvimos em Lords of Shadow e outras são originais para o jogo. A conversão sonora do 3DS para o novo formato do jogo se deu muito bem, com apenas algumas falhas, que não chegam a atrapalhar, mas se você jogar de fone irá perceber que em determinados momentos o som sai da direita e vai totalmente pra esquerda, e vice versa, não tendo um balanço, um som central. É um pequeno detalhe, que não atrapalha a experiência.

Porém mesmo com a parte técnica em dia, a jogabilidade era uma incógnita, já que o jogo é original do 3DS, onde é possível usar o touch screen, então ficava a dúvida se os consoles iriam sofrer com este quesito, e felizmente isso não acontece. A jogabilidade é muito parecida com os Castlevanias clássicos (quando você está jogando com Alucard há uma impressão de estar em Simponhy of the Night). No entanto, há muitos elementos retirados de Lords of Shadow, principalmente alguns poderes (luz ou darkness) e nas batalhas, que praticamente leva o mesmo conceito: bata até que o inimigo revide, quando isso acontecer esquive, e volte a dar chicotadas no malandro. Apesar de ser uma jogabilidade já meio antiga e manjada, sempre encaixa magnificamente em Castlevania. Temos poucos combos, mas são o suficiente para deixar os inimigos no chão.

"Eu sou Gabriel! Sou Drácula! Sou um Belmont! Sou todo mundo! HAHAHAHA" ¬¬'
“Eu sou Gabriel! Sou Drácula! Sou um Belmont! Sou todo mundo! HAHAHAHA” ¬¬’

Os portais, que ajudam a quebrar aquele galho quando você precisa abrir uma porta que antes não era possível mas ficou a quilômetros de distância do seu objetivo atual, estão presentes. As batalhas contra os chefes são sempre gratificantes, e se jogadas no nível mais alto aumentam ainda mais a diversão.

Os mapas que sempre são pontos altos na jogabilidade de um título da série Castlevania, aqui seguem um estilo que mistura os antigos e clássicos com Lords of Shadow. No visual, ele é dividido em diversas partes, e cada parte tem objetivos específicos. Quando você encontra segredos ou simplesmente anda no mapa em locais novos, sua porcentagem no jogo aumenta. É possível terminar com menos de 100%, porém existe um final secreto para quem alcança essa marca. Apesar que depois de terminado não deixe tanta vontade de continuar jogando, essa ideia de buscar os 100% é comum nos jogos da série, e aqui a diversão continua mesmo depois do término do jogo, aumentando o fator replay.

"Cuidado aê pessoal, o flash dessa câmera é bem forte! Lá vai!"
“Cuidado aê pessoal, o flash dessa câmera é bem forte! Lá vai!”

Castlevania Lords of Shadow: Mirrors of Fate HD cumpre o que promete. A Konami entrega um jogo robusto, com uma ótima conversão do portátil para os consoles de mesa, com uma história intrigante e que prende os fãs mais saudosistas da série, além de fisgar quem nunca ouviu falar da família Belmont e sua treta com Drácula. Com isso, temos um jogo de 3DS aos moldes de Lords of Shadow e que agora pode ser jogado na tela maior, mantendo todas as características da série. É um título praticamente obrigatório para quem gostou do primeiro Lords of Shadow e pra quem pretende jogar a conclusão da saga, em Lords of Shadow 2. A propósito, quem arrisca o final da saga? Gabriel já está totalmente diferente em Mirrors of Fate, imagine em Lords of Shadow 2!

Confira o trailer do jogo:

http://youtu.be/rufIOhukxew

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”