Análise – Dark Souls 2: Scholar of the First Sin – Morrendo em full HD

Compartilhe

[tps_header]

dark-souls-2-scholar-of-the-first-sin

- PUBLICIDADE -

Dark Souls 2 – Scholar of the First Sin é uma versão remasterizada de Dark Souls 2 para consoles atuais e da sétima geração. No XBox One e PS4, o jogo agora roda a 60 FPS e 1080p, o que o deixa infinitamente mais bonito do que a versão original, lançada em 2014. Além disso, o pacote também inclui os 3 DLCs lançados anteriormente: Crown of the Sunken King, Crown of the Old Iron King e Crown of the Ivory King.

Para deixar esta resenha mais abrangente, vou direcioná-la para três públicos-alvo diferentes: quem nunca jogou nenhum jogo da franquia Souls, para aqueles ainda não jogaram Dark Souls 2 e para os que já se aventuraram em Drangleic e querem saber se vale a pena investir em Scholar of the First Sin.

Aprendendo a morrer

- PUBLICIDADE -

Se você nunca jogou nenhum título da franquia Souls, este é um jogo de ação com fortes elementos de RPG. Você tem liberdade para criar o seu personagem como quiser, modificando aspectos visuais e também seus atributos e classe. Suas escolhas fazem uma diferença danada na experiência de jogo.

Falar que o jogo tem um mundo aberto é uma bela jogada de marketing. De fato, você até tem certa liberdade para escolher o caminho depois de algumas horas de jogo e, com algum esforço extra, dá pra se aventurar em lugares muito difíceis logo no começo da sua aventura. Mas o próprio design do mundo o direciona a escolher o caminho menos difícil, pelo menos nos momentos iniciais.

A história é propositalmente obscura, contada através de rápidos diálogos com os NPCs e em enigmáticas descrições dos itens. Pode parecer estranho, mas talvez esse seja o grande charme desta franquia. Em nenhum momento o jogo te pega pela mão e diz o que fazer. Você precisa realmente mergulhar de cabeça pra tentar descobrir o que está acontecendo e pra que serve aquele diacho verde no seu inventário.

Quanto mais você explora o mundo fantástico de Drangleic, mais você é recompensado, já que o level design de Dark Souls 2 é deslumbrante. Cada cantinho desse mundo pode esconder um caminho para uma área totalmente nova, um atalho, um desejado bonfire (checkpoint do jogo), um chefe extremamente poderoso ou itens que vão deixar sua aventura um pouco menos difícil.

Cuidado! Qualquer inimigo é mortal nesse jogo.
Cuidado! Qualquer inimigo é mortal nesse jogo. Sim, até esses bichos aí.

Perceba que a escolha das palavras é importante neste caso. “Menos difícil” é bem diferente de “mais fácil”, já que não há nada de fácil na experiência desta franquia. Os inimigos são mortais e com 2 ou 3 golpes qualquer zumbi abestalhado pode acabar com sua vida. Para compensar tamanho perigo, você é constantemente recompensado com Souls (o recurso monetário do jogo) sempre que consegue avançar. Você pode usar Souls para subir de nível e melhorar seu equipamento.

Quando você morre, todas as suas Souls ficam no lugar onde está seu corpo. Você tem somente uma chance de recuperar as benditas, mas se morrer antes de recuperá-las, vai perdê-las para sempre. É um sistema um pouco cruel, mas deixa a vitória mais saborosa para os que são persistentes. Dark Souls não quer enganar ninguém: ele realmente exige paciência, tempo e sangue-frio. Porém, no momento em que você entende a mecânica do jogo, ele se torna uma experiência rara (talvez única) e extremamente empolgante.

A dificuldade também pode ser aliviada com a ajuda de seus amigos. O multiplayer de Dark Souls 2 nem precisa de menus, já que você pode usar itens para chamar seus amigos ou invadir o mundo deles em duelos emocionantes. Se PvP ou Co-Op não forem seu forte, até mesmo as mensagens deixadas por outros jogadores on-line vão te ajudar a descobrir se dentro daquele baú tem um anel legal ou se é um monstro disfarçado.

FRPG2_2014_03_04_164612
Quem explora o mundo de Dark Souls 2 pode se dar muito bem. Só não reclame se encontrar um chefe brutalmente difícil.

Para completar o clima de tensão constante que permeia o jogo, a música em Dark Souls é minimalista e só aparece em momentos importantes, como uma luta contra os chefes. Na maior parte do tempo, os efeitos sonoros de gritos de monstros são tudo que você vai ouvir e isso deixa a experiência ainda mais imersiva e especial.

Para os que já morreram bastante

Se você já jogou os outros jogos da franquia, vai se sentir em casa com Dark Souls 2. O jogo é um pouco mais acessível que Dark Souls 1 (que também é mais acessível que Demon’s Souls). Os bonfires parecem estar mais próximos e alguns inimigos iniciais não são tão cruéis, mas talvez seja a impressão de quem já passou dezenas de horas jogando a franquia. Todos os aspectos positivos dos jogos anteriores foram mantidos e a experiência é tão rica quanto a de Demon’s Souls ou Dark Souls 1.

Aqueles que já jogaram Dark Souls 2 não vão encontrar nada muito diferente. Alguns inimigos foram reposicionados e de vez em quando surgem mais inimigos do que o normal para te atacar simultaneamente. Mas isso não muda radicalmente a experiência, principalmente para quem já conhece o layout das fases.

Para este público, o maior atrativo é o conteúdo novo dos DLCs. É muito importante ressaltar que a qualidade desse conteúdo é fenomenal, talvez um dos melhores estágios já feitos para a franquia. Destaque especial para o Crown of the Ivory King e seu ambiente gelado que lembra Game of Thrones.

O conteúdo dos DLCs só pode ser acessado depois de avançar bastante na aventura, por isso talvez seja mais vantajoso comprá-los separadamente se você quiser aproveitar o seu perfil já existente. Infelizmente, não existe uma maneira de importar seu personagem para Scholar of the First Sin. Lembre-se também que a dificuldade dos DLCs é altíssima, por isso é importante chegar preparado e equipado. Vale lembrar que a recompensa por completar os DLCs é fantástica, talvez uma das mais cobiçadas por todos que jogam a franquia.

Morrendo novamente

Iniciante ou veterano, todos serão recompensados pela fantástica experiência de Dark Souls 2 – Scholar of the First Sin. O jogo é bonito, empolgante, misterioso, divertido e desafiador. A versão para os consoles atuais é realmente a melhor, graças ao conteúdo extra e gráficos melhorados. Se você é persistente e gosta de se arriscar, ligue seu console favorito e prepare-se para uma jornada inesquecível.

GALERIA DE IMAGENS

[/tps_header]

dark-souls-2-00

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”