Análise | DiRT 4 joga poeira pro alto em game de Rally mais do que completo

Compartilhe

No ano 2000 tive meu primeiro contato com a franquia Colin McRae Rally com o segundo jogo da série da Codemaster, que após a morte do piloto que emprestava seu nome aos jogos, se tornou a franquia DiRT. Muito reconhecida no mercado, principalmente pela fama de “o melhor Rally nos games“, DiRT seguiu firme até a sua terceira versão, lançada para PS3, Xbox 360 e PC.

Muitos anos mais tarde após um hiato, a franquia retornou com DiRT Rally e foi uma preparação para o quarto jogo que chegou agora em junho ao PS4, Xbox One e PC. A dúvida que pairava na cabeça dos fãs era: A Codemasters acertou novamente?

Jogue com o seu estilo

- PUBLICIDADE -

Logo de cara DiRT 4 mostra ao jogador que ele não precisa ter experiência com jogos de Rally para se divertir por aqui, já que o game proporciona uma escolha entre o modo de jogabilidade “Gamer” e o “Simulador“. Como os próprios nomes indicam, o modo Gamer simplifica as coisas dando o máximo de auxílios precisos para que mesmo quem não manja de frear no momento certo e de puxar o freio de mão numa curva forte, possa manter o carro dentro da pista e se preocupar em fazer o melhor tempo. Já no modo Simulador as coisas ficam mais interessantes e diversas ajudas são desligadas, sendo possível inclusive adicionar dificuldade ao customizar algumas opções de controle, como o nível de frenagem e aceleração que os carros terão em cada pista. Para se ter uma ideia, em minha configuração eu venho ganhando 79% a mais de experiência em cada corrida, pela alta dificuldade que escolhi para me divertir com DiRT 4.

Este modo de evolução da carreira do game é pra lá de interessante, pois além de você adquirir dinheiro para comprar novos carros ou peças, também é possível contratar novos funcionários para sua equipe, como um co-piloto diferente, um engenheiro, mecânico e por aí vai. A cada corrida você vai ficando mais famoso e novos patrocinadores vão surgindo, o que pode lhe render mais e mais dinheiro. Ao final de cada campeonato sua experiência, custo de melhoria e conserto dos carros são computados e o negócio aqui é conseguir lucro pra manter sua equipe e continuar no jogo. Para se conseguir o máximo de experiência e dinheiro, uma boa saída é entender a jogabilidade de DiRT 4, não deixar os carros saírem de traseira nas curvas, não ser penalizado por qualquer motivo e alcançar os objetivos impostos antes de cada corrida, para que seu patrocinador fique feliz e contente em tirar o escorpião do bolso.

- PUBLICIDADE -

A poeira e a lama nunca foram tão realistas

 

Graficamente DiRT 4 não é tão impressionante quanto DiRT 3 foi para a sua época. Muitos efeitos estão fantásticos, como as luzes, a poeira que levanta quando o carro passa fazendo com que absolutamente nada para trás seja possível de se ver, além de tudo que pode ir grudando no carro conforme ele vai se sujando de um nível para outro. É inegável que temos um game bastante realista, mas no geral os gráficos poderiam ser um pouco melhores.

O sistema de colisão é bem completo e afeta no desempenho dos carros. Existem mudanças climáticas como chuva e poças d’água que acarretam perigos ao condutor, além de pistas na neve ou em asfalto molhado que deixa tudo bem deslizante. O ambiente é bem bonito, muitos cenários são bem detalhados e mesmo que visualmente o jogo mostre que poderia ser melhor, tudo é bastante agradável. O som dos carros ajuda muito na imersão, a maneira com a qual os freios funcionam e respondem, de vez em quando algo no carro pode mostrar um comportamento diferente e o copiloto meio que conversa com você perguntando “os freios estão bons pra você?”, “esse barulho vem da sua embreagem”. Isso sem falar da ótima trilha sonora que consegue ser tão variada que na última vez que joguei ainda estava me surpreendendo por não ter ouvido algumas músicas e elas terem aparecido pela primeira vez para mim após diversas horas de jogo. A atenção aos detalhes é algo realmente impressionante.

Modos de jogo e categorias

Onde qualquer fã de Rally ou de DiRT irá se divertir por muitas horas é no modo carreira de DiRT 4, que é muito completo e precisa de muita dedicação. Temos o velho formato em que cada piloto sai, um por vez, para completar o percurso e aquele que termina com o melhor tempo vence, mas existem outros modos com corridas especiais que chamam muito a atenção e nos colocam em percursos extremamente diferentes e com muita diversão, em circuitos com corridas contra outros carros e até mesmo com uma categoria clássica de Rally, com carros icônicos dos velhos tempos que, assim como são bonitos e nostálgicos, são também máquinas difíceis de serem domadas.

Você só consegue avançar no modo carreira se for vencendo as competições e isso não é nada fácil, a não ser que você já tenha alguma experiência com este gênero de jogo. O conteúdo offline de DiRT 4 é bastante recompensador e vai exigir muitas horas de dedicação para ser batido, além de trazer diversos troféus e conquistas para quem gosta de correr atrás deste extra que os consoles oferecem hoje em dia.

O desafio nunca para

Agora se você já terminou tudo que dava pra fazer no modo offline e gosta de desafio, DiRT 4 se espelha nos atuais jogos online para trazer modos extras, com desafios diários, semanais e mensais, onde devemos correr contra diversos jogadores pelo mundo. É possível também participar de competições contra até 8 jogadores em que você pode subir de ranking ao adquirir pontos, e o mais bacana é que em todos os casos o game escolhe a categoria e os tipos de carros que poderão participar dos torneios, deixando tudo muito dinâmico e desafiador. Não vai adiantar ter um ótimo carro em uma categoria se ele não puder ser utilizado nos desafios. Sempre será uma surpresa.

Assim o jogo garante muitas horas de diversão praticamente infinitas para quem resolver se manter dentro dele mesmo após acabar a carreira e se ver tentado a desafiar os demais jogadores pelo mundo.

Conclusão

DiRT 4 coloca novamente a franquia da Codemasters em um patamar que até agora nenhum outro jogo de Rally conseguiu chegar, com ótima física, muito conteúdo, modo online divertido e bastante diversão. Quem estava sentindo falta da franquia agora tem em mãos um ótimo jogo que poderá facilmente mantê-lo ocupado por muito tempo.


https://www.youtube.com/watch?v=TfeRa7WtH0I

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”