Análise: F1 2016 emplaca um jogo vencedor para essa temporada

Compartilhe

“Quase impecável, como os carros da Mercedes.”

Na Fórmula 1, a diferença entre a pole position e o fim da fila é de pouco mais que um segundo. Sempre achei que a Codemasters fez um bom trabalho em recriar, ano após ano, as temporadas e mudanças do circo do tio Bernnie, apesar de achar que o jogo sempre pecou por deixar mais brandas a física, IA e force feedback para agradar a galera dos consoles.

- PUBLICIDADE -

A versão passada do jogo oficial da F1, a primeira para a nova geração dos consoles, deixou a desejar, tanto pelos gráficos com resolução meia boca, quanto pelo modo carreira que não agradou ninguém. Não é que o jogo era ruim, mas quando ser trata da principal categoria do automobilismo, nenhum detalhe se faz despercebido. Mas se até a poderosa Ferrari tem sofrido para produzir um carro competitivo nos últimos anos, aguardamos pacientemente pela nova e melhorada versão, em 2016.

Sinta o jogo

f1-2016-jogo

A Formula 1 não é algo que se sente em corridas avulsas e voltas rápidas. Existe uma dinâmica que começa nos testes de pré-temporada, se intensifica nos desenvolvimentos e pacotes de melhorias dos carros a cada corrida e um engajamento do piloto com a sua equipe. E é neste sentido que F1 2016 melhorou em quase todos os aspectos, como se a Codemasters tivesse lido todos os fóruns e queixas dos seus fãs, no ano passado.

- PUBLICIDADE -

O modo carreira permite que você crie e customize o seu piloto e apresenta diversos desafios dentro de cada etapa, que auxiliam e melhoram o desempenho do carro, como na vida real. Os treinos livres não são mais apenas para nos acostumarmos com o layout da pista e cravarmos os nossos melhores tempos. Diferentes e divertidos exercícios como ambientação do traçado, onde você precisa acertar a tangente e cada curva e até o gerenciamento correto dos pneus, ajudam na sensação de imersão e são, de fato, muito divertidos, como mini-jogos dentro do jogo, mas que fazem todo o sentido e melhoram a sua performance e a do seu carro.

Qual seu estilo?

f1-2016-game

Além do modo carreira, existem uma variedade de outros modos como Time Trial corridas e um campeonato online para até 22 jogadores. Existe um tipo de jogo para cada tipo de jogador, no F1 2016. Escolha a sua, dependendo do seu tempo, habilidade e dedicação ao jogo. Minha dica é: quanto mais você se dedicar ao jogo, mais satisfatório ele será.

As corridas no F1 2016 são uma experiência a parte. Eu me considero um piloto virtual experiente, mas gasto a maior parte do meu tempo em carros de GT, pois gosto de pilotar sem ajudas e essa configuração nos F1 são, na maioria das vezes, frustrantes para quem não tem reflexos de Jedi e a concentração de um monge budista. Tudo aqui é mais rápido e intenso. As curvas e adversários chegam na velocidade de uma bala, demandando total atenção. Os carros atuais são quase como aviões, cheios de controles, configurações onboard e ainda tem aquele engenheiro chato querendo “ajudar” com dicas super relevantes no meio de uma ultrapassagem, e o safety car que te faz perder ou ganhar a aquela vantagem, tornando tudo mais imprevisível. Toda essa riqueza de detalhes e variáveis são minuciosamente representadas no jogo e me serviram como lições de humildade, nas últimas semanas.

As largadas e entradas de pit com redução de velocidade manuais são desafiadoras e combinadas com os danos no modo de simulação, onde as batidas danificam pesadamente os carros, fazendo com que as asas se partam, pneus furem e até que as rodas fiquem literalmente penduradas por um fio, tornam tudo mais realista para quem quiser testar a sua paciência.

Não quero intimidar os pilotos casuais. Os caras da Codemasters pensaram neles e em mim também. Você pode escolher qualquer time, a qualquer momento, dando acesso aos carros mais competitivos e permitindo os primeiros sabores de vitória. Um conjunto de ajudas e configurações estão ali à disposição de pilotos de todos os níveis de habilidade, a qualquer momento, mesmo no meio dos campeonatos, tornando F1 2016 um jogo acessível a todos e com dificuldades que podem ser progressivas.

A interface do jogo é boa, sem grandes destaques e que cumpre o que deve fazer. Os menus são de fácil acesso e as configurações de fácil entendimento. O fato de ter tão pouco a falar da interface é muito bom, pois o foco acaba sendo mesmo no jogo e na experiência sem igual de dirigir um carro de F1.

Quesitos técnicos não decepcionam

f1-2016-fisica

Destaque para os gráficos de F1 2016 no PS4 mais que competentes e rodam constantemente em 60 FPS, mesmo com o grid cheio, na chuva e com todos os efeitos gloriosos de raios de sol, poeira e animações de beira de pista. A Codemasters parece que deu um contraste mais apurado aos contornos das formas, em seus objetos, o que dá a sensação meio artificial quando estamos em baixas velocidades, mas que ajudam na direção e reconhecimento em altas velocidades, o que ocorre na maior parte do tempo.

Os circuitos, das estreitas ruas de Mônaco às luzes intensas do circuito noturno de Singapura, são absolutamente incríveis. Eu penei nos novos circuitos, como o de Baku e vou precisar de muito mais horas para decorar todos os traçados. As apresentações de cada pista que ocorre antes das corridas é um espetáculo à parte e o sistema de tempo dinâmico tornam toda a experiência ainda mais real.

Um dos destaques é a física e o force feedback. O jogo finalmente recria nos consoles a dureza e sensações que antes só eram vistas no PC. O jogo pode ser apreciado com o controle do console, apesar de ser uma tarefa sobre humana para mim. Os amantes de corridas sabem que a única maneira real de se jogar um simulador como F1 2016 é com um bom volante em mãos.

No meu volante Thrustmaster T500 RS, sinto cada zebra e chego a ter incômodo nos braços ao final de cada corrida. É claro que tudo isso pode ser ajustado, mas prefiro esta sensação bruta de força à experiência anestesiada das versões passadas. Como amante dos simuladores hardcore, fico feliz que os consoles estão entrando de vez neste novo mundo.

Os sons são incríveis e vale colocar os fones de ouvido para ter a sensação dos turbos a mil, dos pneus se desgastando no asfalto e do vento nos seus ouvidos, a mais de 320 km/h. Toda essa acústica contribuiu para a imersão do jogo.

Veredito: Pole Position!

f1-2016-pole

A Codemasters parece que acordou e saiu do comodismo com o F1 2016 que é a melhor e mais fiel representação de toda a experiência e velocidade da Formula 1 atual. O jogo, livre dos defeitos técnicos das versões passadas, traz o que há de melhor em simuladores de corrida, tanto para os “aliens” com reflexos de ninja, quanto para os novatos que querem somente se divertir de vez em quando. Uma compra certa e mais que recomendada!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”