Análise: F1 2017 é uma sólida evolução e um dos melhores da atualidade

Compartilhe

Uma sólida evolução do jogo do ano passado, F1 2017 traz a melhor experiência de modo careira de todos simuladores de corridas, da atualidade.

A temporada de 2017 trouxe o maior número de mudanças nas regras da Fórmula 1, desde a introdução dos motores híbridos turbos, em 2014. Os pneus mais largos e a aerodinâmica mais agressiva deixaram os carros 3 a 5 segundos mais rápidos, mais difíceis de dirigir e trouxeram de volta a competitividade entre as equipes.

- PUBLICIDADE -

A Codemasters trabalhou rápido e de forma competente para reproduzir todas essas mudanças e ainda nos entregar uma evolução de seu excelente jogo de 2016, com melhorias em todos os aspectos do jogo e um modo carreira que realmente nos envolve e nos faz sentir todos os desafios de ser um piloto de ponta. E não estamos falando só de pisar fundo no acelerador.

É importante frisar que F1 2017 não é um simulador hardcore, mas isso não faz dele um “arcade sim”. O título entrega todo o realismo necessário para que seja desafiador, mas sem sobrecarregar o jogador com tarefas chatas e setups muito complexos. Temos aqui um título equilibrado que deve agradar a todos os níveis de pilotos e preencher os próximos 12 meses da sua vida com muita ação nas pistas.

Interface e Acessibilidade

- PUBLICIDADE -

A interface gráfica está bem mais apurada e fácil de usar, com os menus mais simples e acessíveis tanto na home quanto quando se está correndo, podendo fazer ajustes na câmera, preferências e até trocar o carro ou a pista. Essa mudança bem-vinda permite ajustar o jogo, dependo de pista, sem a necessidade de sair da corrida em que está. Seria interessante ter o espelho virtual como opção, mas parece que a Codemasters não se lembrou disso.

Os menus de ajustes do carro estão mais simples e isso é bom, pois F1 2017, principalmente nos consoles, não é voltado ao público mais hardcore de simuladores. Os ajustes tem poucas opções mas fazem efeito e é preciso testar cada um deles para se chegar ao equilíbrio ideal nas corridas.


O artigo continua abaixo


A Codemasters se esmerou na parte gráfica, continuando a evolução do jogo do ano passado. Além das pistas e carros, fielmente reproduzidos aqui, a iluminação e os efeitos de partículas dão uma sensação de imersão e velocidade incríveis. No PS4, os gráficos não são tão definidos quanto na versão do PC, mas não comprometem a experiência.

As pistas foram muito bem recriadas (mesmo sem “laser scan”) e atenção aos detalhes ao como espectadores que se movem, pássaros, aviões e helicópteros dão um toque especial quando estamos correndo. Várias vezes dirigi bem devagar só para apreciar a paisagem, como assistir ao pô do sol em Yas Marina. Uma adição bacana são as versões curtas de pistas como Suzuka, excelentes para corridas sem compromisso ou para treinar trechos específicos das versões de GP.

A física é muito boa, mas alguns carros tendem a escapar de traseira se você acelerar demais nas saídas de curvas. As mudanças nas larguras dos pneus podem ser sentidas na velocidade atingidas nas curvas e é preciso reajustar a forma de dirigir da versão passada.

O modelo de danos ao carro, mesmo em colisões menores é bem feito e afetam o seu desempenho. Nas colisões mais violentas é normal ver as rodas se soltarem e ficarem penduradas somente pelo cabo de segurança. É claro que os danos podem ser ajustados, mas recomendo mesmo correr com essa sensação de vulnerabilidade, o tempo todo. Alguns toques como os detritos na pista que ficam ao longo de toda a prova e as animações de trocas de bicos, ao pararmos nos boxes mostram a qualidade do trabalho da Codemasters, este ano.

O force feedback (usando o volante) é uma evolução e faz com que você sinta que está dirigindo um carro de verdade. Apesar dos efeitos de ondulações e imperfeições da pista não estarem 100%, não comprometem a experiência do jogador. De um modo geral, o force feedback é um elemento muito bem equilibrado que deve agradar à maioria dos pilotos. Vale lembrar que, apesar da maioria dos jogadores ainda não ter um setup para Realidade Virtual, todos os jogos sérios de corrida oferecem esse suporte, atualmente. Não é o caso do F1 2017. Então, se você comprou aquele PS VR só para “estar” dentro de um F1, vai ter que esperar mais um ano!

Modo Carreira: o melhor de todos!

O modo carreira desta versão é simplesmente o melhor do gênero. Simples assim! Em geral, eu não sou muito de jogar neste modo, mas para fazer este review, resolvi experimentar e agora só jogo nele. Fui conquistado pela forma como o jogo captura toda a experiência do dia a dia de um piloto. Do gerenciamento da carreira em si, da rivalidade com outros pilotos, até a participação de testes solicitados pela equipe de engenheiros e a administração de seus recursos como motores, pneus e outros componentes, existem vários jogos dentro deste modo e uma infinidade de possibilidades.

A administração do desenvolvimento do carro é feita através de créditos que você ganha nos treinos de R&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e utilizando a Árvore, uma interface gráfica incrível e muito intuitiva, para escolher em quais áreas e componentes do carro quer investir. Cada decisão leva a um caminho diferente nos avanços do carro e nem sempre sai como o esperado. É preciso tempo e dedicação para realmente tirar o melhor desta funcionalidade.

Além das corridas desta temporada, F1 2017 traz também carros clássicos como as McLarens do Senna, as Williams de Mansell e as Ferraris de Schumacher, entre outros. Além de ser uma viagem no tempo e pela evolução da categoria, o jogo traz também eventos clássicos, entre cada etapa, trazendo mais diversão ao título.
Finalmente, o modo carreira fará de você um piloto melhor e não apenas mais rápido!


O artigo continua abaixo


A implementação de clima dinâmico e com visuais mais realistas tornam a experiência de dirigir na chuva ou em uma pista que está secando ainda mais emocionante. É preciso estar atento, escolher bem o setup de seu carro e estar preparados para mudanças, ao longo de cada prova. Nesta versão, o clima é mais um duro adversário com quem devemos batalhar ao longo de toda a temporada.

Os oponentes ficaram mais inteligentes e agressivos, tornando a sua vida bem difícil, a cada curva. Poucas vezes suei tanto, pois a AI se aproveita de cada vacilo para tomar a sua posição. Falando em ultrapassagens, os oponentes estão mais difíceis e fazem com que tomemos mais cuidado, correndo o risco de uma colisão.
Ao mesmo tempo, durante os treinos de classificação, a IA respeita quando você está em uma volta rápida e sai da frente para não atrapalhar seu tempo, assim como na vida real. Uma evolução muito bem-vinda.

Aspirador de pó

Os sons são bons, mas convenhamos: esses novos motores turbos não ajudam muito. Essa falta de acidez fica ainda mais evidente depois de pilotarmos os carros clássicos com gritos ensurdecedores. É preciso também acessar o menu e ajustar os volumes dos sons dos adversários, pneus e da pista para que a experiência seja mais agradável.
Veredito: Ainda o melhor!

F1 2017 não é a revolução que foi o jogo do ano passado, mas o título mostra sim um sinal de maturidade da Codemasters, que continua a evoluir e a entregar aos fãs da Fórmula 1 a melhor representação desta categoria, em qualquer plataforma. Mais do que uma recomendação, esta compra é obrigatória não só para aficionados, mas também para todos os que apreciam um jogo bem desenvolvido!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”