Análise: Gran Turismo 6

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Sempre fui fã de carteirinha da série da Poliphony Digital, exclusiva para o Playstation, pois nada no console oferece a realidade, a sensação de velocidade e a quantidade de diferentes carros ao dispor. O melhor de tudo sempre foi poder acessar o jogo e começar a correr de forma rápida, entrar na “Matrix” e esquecer os problemas do dia em algumas curvas virtuais. Sem complicações, sem treinos longos, sem setups complicados e sem danos causados por barbeiragens eventuais. Mais do que tudo, há 15 anos a série Gran Turismo simula o prazer e a sensação da diversão de dirigir, sem a complicação dos simuladores mais hardcore do PC.

Em primeiro lugar,  Gran Turismo 6 é um jogo feito por apaixonados, liderados por um gênio fanático e obcecado chamado Kazunori “Kaz” Yamauchi, idealizador, piloto profissional e o profeta dessa verdadeira Bíblia do automóvel que é a série Gran Turismo. Acho que isso é o que faz com que esse game nos transporte para dentro dos carros, criando uma sensação como nenhum outro jogo. É como ficar hipnotizado por horas, olhando para a tela e deixando para trás o mundo real.

Melhor imersão da série!
Melhor imersão da série!

Assim, quando recebi a cópia do GT6 dos meus amigos do Combo Infinito, instalei a mesma e pluguei meu volante para dar umas voltas rápidas e tirar minhas primeiras impressões. E lá se foram três meses sem conseguir escrever este review. Não que o jogo não seja bom. Ele é a melhor e mais completa versão até aqui. Mesmo com vícios e algumas falhas de refinamento, o Gran Turismo 6 está mais bonito, mais imersivo e muito mais acessível que as versões anteriores. Tudo o que sempre gostei na série está presente.

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O problema é que no meio do caminho baixei e instalei no meu PC a versão Early Acces do Simulador Assetto Corsa da Italiana Kunos, O simulador da nova geração que, em minha modesta opinião, é o novo parâmetro para pilotos virtuais. Mas vamos falar do AC em outra ocasião – até porque a comparação não seria justa – e focar agora no GT6.

“Gran Turismo 6 (ainda) ainda é a sua melhor opção para dirigir no Playstation, mas não se você quiser correr virtualmente de verdade (hein?).”

Carros, carros, carros.

É claro que a quantidade e qualidade dos carros no jogo são os atrativos principais. E neste quesito Gran Turismo 6 está melhor que seu antecessor. Sim, ainda estão lá os carros sem grandes detalhes e com aqueles cockpits pretos sem nada dentro, mas sinceramente os carros detalhados são tantos e tão maravilhosamente bem construídos, que você não vai querer dirigir os outros. É como a minha TV por assinatura. Tenho mais de 100 canais, mas me concentro apenas naqueles HD, com imagens cristalinas e som digital.

A parceria que os produtores fizeram com as montadoras garante que você terá acesso, em primeira mão, aos modelos conceito e protótipos antes que estes cheguem às lojas. Uma sacada fantástica, como a parceria com o Instituto Ayrton Senna, que traz um conteúdo especial do nosso eterno campeão.

 Carreira lenta e menos dinheiro

Gran Turismo 6 começa como todos os outros antecessores. Você tem poucos créditos e tem que começar com um

Esse Lamborghini parece bem caro.
Esse Lamborghini parece bem caro.

Honda Fit ou outro modelo tão sexy quanto a calcinha da sua avó. Não demora muito pra você ganhar algumas corridas, melhorar a sua carroça e poder trocar de carro, mas o processo não é rápido como no Forza. Ainda assim, a sensação de evolução não é tão torturante e já faz parte do DNA da série, como as licenças para acessar as categorias mais avançadas no modo single player.

Uma das novidades são as micro-transações, onde você pode comprar créditos para adquirir aquela Ferrari de corrida rara por 20 milhões. A Poliphony Digital descobriu a mesma mina de ouro das outras produtoras e até aí, tudo bem. O problema é que uma das fontes de créditos rápidos, os eventos sazonais, secou. Ganhar centenas de milhares em uma só corrida não é mais uma opção e ainda não tive coragem de gastar meu suado dinheirinho na loja, a não ser para comprar o macacão e capacete do Senna.

Interface e Acessibilidade

A nova interface do GT6 é mais clean, mais prática e mais rápida do que a do GT5. Acessar o jogo e começar a correr agora é feito em alguns segundos. Outra boa novidade é o carregamento das corridas que melhorou muito e agora não te dão sono. Acho que foi o melhor investimento feito pelos produtores e os jogadores agradecem.

Galeria de imagens

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