Análise | Injustice 2 – Com muito conteúdo, jogo consegue ser melhor do que prometia

Compartilhe

Durante quase um ano, a WB Games e a NetherRealm nos presentearam com uma chuva de trailers demonstrando como poderia ser épico o novo encontro dos super-heróis e vilões da DC em seu próprio jogo de luta. Se em 2013 Injustice era a certeza de que a NetherRealm poderia realizar um grande trabalho fora da franquia Mortal Kombat, ainda foi a responsável trazer a vida uma das melhores histórias da DC, que posteriormente se tornou uma incrível história em quadrinhos. Durante os quatro anos que se seguiram, o universo de Injustice foi ficando mais rico, mesmo sem um novo jogo. 2017 marca então a chegada da sequência do belíssimo título de 2013, com muitas melhorias e conteúdo pra dar e vender.

Dando novos rumos à história

 

- PUBLICIDADE -

Apesar de ter se tornado quadrinho, Injustice 2 possui seu próprio rumo dos fatos, o que garante que mesmo quem foi acompanhando a história impressa possa ter surpresas com o game. Talvez até por possuir agora em seu sangue o gene dos multiversos da DC, Injustice 2 faça um ótimo uso deste artifício criando seu próprio universo para o game. Então, temos uma genuína sequência da história do primeiro jogo. Superman está contido após perder o controle e se tornar uma ameaça para a Terra ao perder sua amada Lois Lane. Porém, um mal muito maior do que ele invade a Terra e Batman passa a ficar entre a cruz e a espada, afinal ele tem um ex-parceiro altamente poderoso que poderia ajudá-lo nessa tarefa.

Por consequência de como a história de Injustice 2 se desenrola, temos Batman mais ou menos como o personagem principal, afinal ele conseguiu conter o ser mais forte que a Terra já viu. O bacana é que a gente consegue sentir as incertezas e dores deste Bruce Wayne e a profundidade que existe neste personagem. Diversas surpresas surgem na história que consegue ser facilmente a melhor que a NetherRealm já fez, seja em estrutura ou acontecimentos, empolgando demais quem é fã dos personagens da DC. Agora podemos inclusive escolher qual caminho seguir, o que muda o personagem que você vai controlar em algumas cenas, mas principalmente na parte final poderá definir qual será a conclusão da história, o que me deixa muito curioso pelo que virá a seguir em Injustice 3, uma vez que cada um dos finais tenham rumos extremamente diferente e tão impactantes.

- PUBLICIDADE -

Sistema de luta sem muitas mudanças

Diferente dos demais jogos de luta onde as batalhas são divididas por round, aqui novamente cada personagem possui duas barras sobrepostas que compõem a sua vida total e você tem que se virar com elas. Numa pegada de jogo que tende a ser fácil pra quem não tem experiência com games de luta e, ao mesmo tempo, possui mecânicas desafiadoras para quem quer chegar mais longe e tirar mais dano do adversário, Injustice mantém o mesmo formato de jogo que a NetherRealm vem utilizando desde Mortal Kombat Vs DC e que refinou muito bem com Mortal Kombat 9. Não temos especiais difíceis de se lembrar ou de se executar, basta apertar dois botões ao mesmo tempo com todas as barras cheias que seu personagem vai desferir um golpe avassalador, e agora fazendo uso do poder da nova geração, extremamente bem construído e graficamente impecáveis. Além disso as transições de arena continuam muito bonitas de se ver e aterrorizantes de se tomar, já que tiram uma quantidade significativa de dano.

Podemos dizer que tudo em Injustice 2 é extremamente parecido com Injustice, mas com uma pitada muito bem vinda de refinamento. Os combos são mais gostosos de se executar, alguns personagens perderam golpes importantes, mas que os deixavam apelões demais, enquanto que outros ganharam poderes que podem ser até questionáveis quanto ao balanceamento. Já falamos aqui no Combo Infinito por muitas vezes sobre Deadshot e seu jeito maroto de ganhar as batalhas, mostrando que talvez o único problema de Injustice esteja realmente na forma que o jogo trata dos projéteis e magias, que diferente de Street Fighter em que as magias se colidem, aqui o mais veloz acaba tendo muita vantagem. Porém, mesmo com esse problema que ainda é um mistério se a NetherRealm vai tentar arrumar, temos um dos melhores jogos de luta já feito em termos de mecânicas, com muita diversidade de personagens e que exige bastante técnica para ser totalmente dominado.

Muito conteúdo singleplayer

Hoje em dia temos dois formatos de lançamentos para jogos de luta, sendo o formato completo com personagens via DLC de forma limitada o que a NetherRealm adotou e o formato por temporada que a Microsoft adotou com Killer Instinct, que deu muito certo e que foi adotado também por Street Fighter V. Porém, com Injustice 2 o trabalho da NetherRealm foi tão bem feito que o pacote inicial do jogo é extremamente bem servido com muita coisa pra se fazer mesmo que você não goste muito de jogar online. Temos o modo história, mais robusto do que nunca e que vai lhe tomar muitas horas de jogatina na primeira vez que fechar, além dos caminhos alternativos. O modo Multiverso traz uma espécie de modo Torre de Mortal Kombat com muitos eventos diários que vão prender a atenção até do jogador mais casual, por ser divertido e desafiador. Como trata-se de um universo expandido, veremos muitos personagens com roupas e armaduras diferentes neste modo, mostrando até onde podemos chegar se nos dedicarmos a encontrar novas “gears” para cada um dos lutadores.

Por falar nas Gears, Injustice 2 traz um sistema de evolução que pode ser utilizado em partidas casuais ou versus, onde ao equipar os personagens com novas roupas ou equipamentos, poderá ganhar mais força, vida, velocidade, defesa e outros atributos que farão muita diferença na hora do combate. Esse sistema funciona através de caixas que você ganha sempre que executa algo no jogo, no mesmo estilo de Overwatch por exemplo. Temos caixas de bronze, prata, ouro, diamante e todas trazem algo útil para os heróis e vilões, com diferentes níveis de importância, desde comuns, raras, especiais que podem inclusive adicionar golpes para eles. A NetherRealm foi muito feliz em criar essa funcionalidade no jogo e pode se tornar algo padrão para os próximos games da franquia, o que será muito bem vindo.

Netcode fino e funcional

Se há algo que irrita profundamente em um jogo de luta é um modo multiplayer capenga e é revigorante ver o trabalho que a NetherRealm fez com Injustice 2, apesar de ainda sentir que poderia haver melhorias de alguma forma. Mas para entender isso, temos que passar por diversas características dos modos online do novo Injustice. Aqui temos o modo de partidas oficiais, que contam no ranking mundial de Injustice 2, onde qualquer alteração que você tenha feito em seu personagem através dos equipamentos que encontrou nas caixas especiais não passará de uma mera skin visual, mantendo o poder e o balanceamento dos guerreiros no formato mais padrão possível, para não haver injustiça quando alguém começar a jogar e dar de frente com algum lutador de nível 50. No entanto, nas partidas casuais fica a critério dos jogadores ativar ou não os efeitos das gears, o que pode fazer com que um lutador fique bem mais poderoso que o outro e aquele combo que você fazia com 50% de dano passa a tirar 30%. Então vale a pena usar esta função com cautela, mas é legal demais ver que a produtora teve o cuidado de formar um sistema onde os dois jogadores devem estar de acordo para utilizar em uma batalha.

O terceiro modo online é o Rei do Pedaço, que nada mais é que o “perdeu, sai fora” de quando a gente joga um game com uma galera em casa alternando o controle de quem perde e mantendo na jogatina quem ganha. O jogo cria um placar mostrando quem venceu mais, o que se torna ideal para chamar os amigos e criar um destes saguões de batalha para ver quem se tornará o imbatível. Aqui a mesma regra das gears das partidas casuais também se aplica. E para finalizar temos as guildas, que é a formação de um grupo unido de jogadores que poderão jogar em conjunto buscando recompensas semanais e farmando cada vez mais a guilda, que poderá gerar caixas especiais com mais equipamentos. Os desafios colaborativos são os mais interessantes e entrar em uma grupo com bons jogadores fará total diferença.

O desempenho do modo online é muito satisfatório e o jogo lhe mostra antes das lutas começarem qual é a qualidade da conexão entre você e o adversário, deixando você escolher se quer ou não começar uma luta com uma conexão média ou low, por exemplo. Caso a conexão seja totalmente limpa e livre de problemas, o próprio jogo decide por você e vai direto para a luta. O único problema que enfrentei aqui e será uma constante enquanto eu jogar Injustice 2 ou até a produtora reconhecer o problema, é que como tenho uma conta americana em meu videogame, jogando no Brasil (no PS4), a maior parte das vezes o jogo me traz um adversário da América do Norte, o que rende um ping altíssimo e lutas que caem de repente. O sistema deveria reconhecer a região da minha internet e não da minha conta, o que me faria enfrentar jogadores da América do Sul com maior qualidade de conexão pela proximidade. Mesmo assim eu me acostumei com isso e ignoro lutas que aparecem com ping muito alto, mas após negar mais de 5 ou 6 lutas o jogo simplesmente não encontra mais adversário, sendo necessário reiniciar o jogo para que então, ele retome a conexão. Novamente, imagino que vão arrumar isso com algum patch, mas de cara às vezes irrita um pouco, embora seja raro de acontecer.

O Jogo de Luta da DC que tanto nos prometeram

A NetherRealm, DC e WB Games disseram por muitos meses que cada batalha nos definiria e não poderiam estar mais corretos. Há cada batalha aprendemos mais sobre Injustice 2 e suas diversas formas de se jogar, além de seu universo através do modo história, seu multiverso através das torres de desafio e de cada um dos combatentes escolhidos para esta sequência. Com um modo online robusto e com muitas opções, temos um pacote completo que faz jus a tudo que foi prometido e que consegue ir além do que eu esperava. Como grande fã de games de luta, de personagens da DC e de videogame, não poderia estar mais feliz com o resultado.


Compartilhe

Uma resposta

  1. Jogo foda!

    Fiquei de não comprar até sair a versão XL, mas ganhei de presente da minha esposa e faz 1 semana que o disco não sai do meu PS4 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”