Análise: Project Cars 2 está entre os melhores simuladores de corrida do momento

Compartilhe

Depois da grande decepção que foi o primeiro Project Cars que prometeu e não entregou nada além de gráficos bonitos, a Slightly Mad ouviu as críticas e trabalhou duro no segundo título da franquia. O resultado é um simulador de verdade, ainda que imperfeito, com vários bugs que me fizeram esperar o lançamento do patch 2.0 para fazer este review.

Em primeiro lugar, Project Cars 2 traz todos os componentes que apelam ao automobilista virtual. Nele vemos muitos carros, muitas pistas, suporte à VR, clima dinâmico, corridas noturnas e muito mais. Tudo isso o coloca acima de muitos outros títulos que dominam o mundo dos simuladores hardcore, mesmo antes de carregar o jogo. É muita responsabilidade e expectativa para um jogo só. Muito disso em função do hype dos criadores do título, mas também porque todos os amantes de corrida queriam que esse PC2 fosse bom, muito bom!

- PUBLICIDADE -

Apesar de várias falhas, principalmente na versão de lançamento, Project Cars 2 não decepciona. Se você desencanar de alguns carros e categorias e perdoar, constantemente, o comportamento psicopata da Inteligência Artificial  em muitas corridas, vai apreciar o jogo.

Interface e Acessibilidade de Project Cars 2

Muito mais amigável do que a do primeiro! A interface de PC2 é clean e funcional, tornando a navegação agradável e fluida, sem ser simplória. O pessoal do design caprichou aqui e é fácil encontrar o que se procura. Vale destacar a música que não irrita e ainda a voz do “Stig” original (programa Top gear), Ben Collins ao fundo, falando sobre o Ayrton Senna, seu ídolo. Um dos pontos mais positivos do jogo, com certeza.

- PUBLICIDADE -

 

O artigo continua abaixo

 

Física e Force Feedback

Um dos pontos mais criticados no primeiro título foi muito melhorado neste segundo. Os carros, em sua maioria, parecem conectados com a pista e os pneus não dão impressão de se estar dirigindo o carro do Fred Flintstone! Entretanto, essa regra não vale para todos os veículos, sendo que alguns carros parecem terem sido desenvolvidos sem dados reais. É preciso testar cada um e ver aqueles com o qual mais se adapta. Infelizmente, deixei vários carros interessantes de lado e espero, sinceramente, que suas físicas sejam consertadas, nos próximos meses.

O Force feedback está bem melhor, de modo geral. Os ajustes foram simplificados e é possível escolher entre 4 packs de setups padrão e afinar ajustes como força, sensibilidade e outros ao seu gosto. Não consigo jogar com o controle do PS4, mas me parece que o jogo possui ajustes que tornam a vida do jogador casual mais fácil. Sem as ajudas, alguns carros mais fortes ficam simplesmente indirigíveis, pelo menos para mim. Minha dica: compre um volante que caiba no seu bolso, se quiser correr pra valer!

Gráficos e Som

Pegando o embalo da primeira versão, Project Cars 2 traz gráficos impressionantes e, mesmo no PS4, tornam tudo mais imersivo e realista. Além do clima e possibilidade de corridas noturnas, o mundo se mexe ao redor de você. Existem vários acertos e é preciso testá-los para deixar cada corrida mais suave. Lags ocorrem eventualmente, mas nada que tire o brilho da obra de arte visual que é PC2.

Os sons são precisos e envolventes. Uma grande melhoria do primeiro. Barulhos de freios guinchando, estouros de escapes e de zebras comendo os seus pneus são muito bem realizados. Minha única queixa são os sons das colisões mais fortes, onde se ouve vidros quebrando e metal torcendo, mesmo em um carro feito de fibra de carbono e com para-brisas de policarbonato. Muito esquisito!

Clima Dinâmico

Visualmente os efeitos de clima impressionam e a expectativa de poder aquaplanar a qualquer momento, em uma corrida na chuva, deixa tudo mais interessante. Apesar de conseguir tempos muito melhores do que os carros controlados pelo jogo, nas corridas molhadas (e o que pede um ajuste), este é um dos destaques do jogo e onde ele se diferencia da concorrência atual.

As corridas na neve são menos reais do que as na chuva, um truque do jogo, que não deve agradar aos corredores mais sérios. Parecia que estava correndo sobre a água em uma lancha e não em um carro com tração nas quatro rodas e pneus de neve.
A funcionalidade de se poder escolher clima randômico em uma corrida é prejudicada pela quase certa presença de chuva ou neve, mesmo em corridas no deserto, o que é até interessante, mas irreal.

Acredito que é questão de ajuste e que os desenvolvedores irão acertar isso, nos próximos patches.

 

O artigo continua abaixo

 

Inteligência Artificial

Talvez o ponto mais fraco de PC2 é a competição controlada pelo jogo. Quase que perda total! Mesmo com as melhorias do segundo patch, os carros da IA atropelam na primeira curva, não respeitam os limites da física, são lentos demais na chuva e tudo isso é muito grave para um simulador sério. No molhado eu era, mesmo sem fazer esforço, uns 30 a 40 segundo mais rápido por corrida do que os outros carros, com um ajuste de 110% na dificuldade e 60% de agressividade. Outras vezes, no seco, os competidores são impossivelmente superiores, emplacando poles com tempos ridículos. Tudo isso para voltarem ao normal, durante as corridas. Essa inconsistência constante me irritou muitas vezes e tirou o brilho do jogo.

Carros

Em Project Cars 2 vemos uma seleção impressionante, com todas as marcas importantes e carros muito bem construídos para o mundo virtual. Tem um pouco de tudo para todos os gostos e estilos. Não é necessário licenças, nem comprar nenhum veículo. Basta escolher o que mais lhe agrada e correr, na pista de sua preferência. Carros de turismo e GT como Porsches, Ferraris e Lambos são os mais bem desenvolvidos, talvez pela parceria e experiência dessas marcas em emprestar suas telemetrias com os desenvolvedores de Sims.

Achei que os carros e corridas de rally deixam a desejar, não passando a sensação correta de se dirigir um monstro de torque em uma pista de terra. As categorias que menos joguei são as que vem dos EUA, como Indy e Nascar, mas estão bem representados. A atenção para os detalhes internos e externos é impressionante e percebe-se que o time da Slightly Mad gastou um tempo enorme em representar cada carro da melhor forma possível no jogo.

Pistas

Apesar de muitas pistas de rally, como dito antes, um dos piores modos de corrida do jogo, a seleção de pistas reais impressiona e está muito melhor do que no primeiro. Algumas estão perfeitas e outras nem tanto, sendo bem diferentes de pistas escaneadas a laser de outros jogos. No geral o pessoal fez um bom trabalho. Se combinarmos todas as pistas com todos os tipos de clima e horas do dia, temos aqui a mais impressionante variedade entre todos os títulos atuais!

Modo Carreira

O modo carreira é, para mim, o melhor ponto deste título. Não chega a ser tão imersivo quanto o de F1 2017, onde a produção nos transporta ao mundo dos pilotos de verdade, mas tem uma boa variedade para manter o nosso interesse ao longo de várias temporadas. Gostaria de poder resetar uma temporada depois de iniciada. Fiz uma má escolha, saindo das corridas de GT para as de monopostos e me vi preso em uma categoria que tive que cumprir até o final. Dureza!

Se PC2 não é um Sim que me agrada para fazer hotlaps e praticar, com Assetto Corsa, seu modo carreira é bem melhor do que seu rival e é onde tenho concentrado a maior parte do meu tempo com o título.

 

O artigo continua abaixo

 

Veredito Project Cars 2 – Um simulador de verdade!

Project Cars 2 resgatou a minha esperança e de toda a comunidade de automobilismo virtual no time da Slightly Mad. Sem dúvida colocou a franquia entre os 5 melhores simuladores de corrida da atualidade. Como no mundo virtual as discussões do que é realista ou não são quase sempre subjetivas, recomendo o título a todos que queiram correr com carros incríveis e em condições variadas como chuva, neve ou a noite.

Vou ficar devendo o review do online, desta vez. Tentei algumas vezes, mas , por algum motivo não fui “bootado” dos servidores em que entrei, quase todas as vezes e tive problemas sérios para encontrar bons adversários. Entretanto, isso pode ser um problema do meu firewall, já que meu volante se encontra aqui no escritório e não em casa. PC2 tem um pouco de tudo para agradar pilotos de todos os níveis e merece a sua atenção e Reais. Boa corrida!

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”