Análise – PSVita – O pequeno notável

Compartilhe

Vita_Slider

A Sony vem focando principalmente no potencial de hardware de seus consoles nos últimos anos. O PS3 tem um hardware robusto e o anúncio do PS4 com ótima especificação veio pra provar isto de uma vez. Isto também acontece com seus portáteis, como com o PSP que trazia gráficos próximos do PS2 e esta preocupação com o hardware já se notava, e também pode se comprovar com o Playstation Vita, o portátil da Sony e sucessor do PSP. Mas será que ele é tão forte assim? Vale realmente a pena comprar um PSVita? O que ele tem de bom ou ruim?

- PUBLICIDADE -

Se você está em dúvida se o portátil da Sony, lançado no dia 17 de dezembro de 2011 no Japão e 22 de fevereiro nos EUA vale ou não a pena para seu bolso e para sua diversão, confira a análise mega detalhada de nosso colaborador, Dori Erv que possui o portátil há algum tempo e traz todas as informações necessárias para sua decisão. E se quiser conversar com o Dori, ele é um cara totalmente social, veja como entrar em contato com ele, e não são poucos os meios.

Twitter: @MoonspellSama | Facebook: Dori Erv | Raptr: MoonspellSama | Steam: Profile

Vamos à análise do aparelho, ao final compartilhe sua opinião conosco!

- PUBLICIDADE -

Especificações técnicas (fonte: Sony)

CPU: ARM Cortex A9 core (4 núcleos)

GPU: SGX543MP4+

Dimensões: 182 x 18,6 x 83.5 (largura x profundidade x altura)

Tela (multitoque capacitiva): Tela OLED de 5 polegadas padrão 16:9, com resolução de 960 x 544 pixels capaz de exibir até 16 milhões de cores

Painel traseiro multitoque capacitivo

Câmeras frontal e traseira, ambas com resolução de 640×480 (VGA)

Alto falantes estéreo embutidos, localizados na frente do aparelho

Microfone embutido

Sensores: reconhecimento de movimentos em seis eixos (giroscópio e acelerômetro de 3 eixos) e bússola eletrônica de 3 eixos

GPS embutido, suporte a serviço de localização por WI-FI

Comunicação sem fios: IEEE 802.11b/g/n (WI-FI), Bluetooth 2.1+EDR(A2DP/AVRCP/HSP)

Peso: 260 gramas

Visualmente o PSVita possui a parte frontal em black piano (podem esperar marcas de dedos) e tem um contorno metálico lembrando muito o PSP, mais especificamente a primeira versão do PSP (fat), que tinha espessura maior e pesado. O Vita possui dimensões maiores e o mesmo peso do PSP fat (260 gramas). Como diferenciais o portátil da Sony possui uma tela OLED multitoque capacitiva de cinco polegadas, um painel multitoque traseiro, duas câmeras (frontal e traseira), reconhecimento de movimentação do console, GPS e Bluetooth. Alguns modelos ainda possuem conexão 3G. Bom, chega de dados e vamos falar do console.

Vita_analogicosAnalógicos

A primeira característica do PSVita que chama a atenção é a existência de dois controles analógicos (o PSP possui apenas um), realmente era algo que fazia falta no PSP e foi implementado no sucessor. O segundo analógico é muito útil aos jogos de console e quem jogava com os controles do Playstation ou Xbox vai se acostumar e tirar vantagem disso. O mais curioso nos controles analógicos do PSVita é a superfície convexa do mesmo, mas isso não chega a atrapalhar a experiência do jogador. Importante avisar aos jogadores hardcore de PS3 que no portátil não existem botões L3 e R3, portanto nada de pressionar os analógicos (eu mesmo, por costume, acabava tentando pressioná-los).

Vita_screenTela

É uma tela de cinco polegadas OLED de qualidade impressionante proporcionando imagens incríveis.  Possui a tecnologia multitoque e vários jogos utilizam esse recurso, inclusive o menu do console, mas também é possível configurar para utilizar os botões na navegação.

Vita_touch_padTouchpad traseiro

O PSVita ainda conta com um touchpad traseiro, outro diferencial que chamou muito a atenção. No início é um pouco complicado para pegar o jeito, mas nada que uma ou duas horas de jogatina não possam resolver. Em alguns jogos, o uso do touchpad traseiro é bem interessante e um exemplo válido acontece em uma das fases do jogo Little Deviants quando você pressiona o touch traseiro, a superfície da fase levanta como se você estivesse levantando um dedo debaixo de um pano. Algumas pessoas questionaram sobre o motivo do PSVita não vir com botões adicionais do tipo L2 e R2, porém acredito que uma das utilidades dessa tecnologia é substituir esses botões.

Vita_botoesBotões e direcionais 

Como era de se esperar de um console da Sony, o Vita possui os quatro botões (Triângulo, Quadrado, X e Círculo), direcional digital e os botões L e R.

Os direcionais e botões estão menores comparados ao PSP e isso pode ser complicado, mas, no meu caso, não tive problemas em me acostumar. Outro ponto a ser observado é a proximidade dos direcionais analógicos com os botões e direcional digital.

O Vita ainda possui um botão PS cuja utilidade é sair de um jogo e ir para a sua LiveArea. O botão também emite luz nas cores azul e laranja, servindo de aviso quando há notificações, por exemplo: amigos que aparecem online ou enviam mensagens, ou  avisar a conclusão de downloads.

Ainda na parte frontal do aparelho há os botões SELECT e START, e na parte superior os botões power e volume.

Alto-falantes 

O PSVita possui dois alto-falantes estéreos posicionados na parte frontal do aparelho. Tem um som de boa qualidade, mas em minha opinião poderia ser mais alto. Felizmente um fone de ouvido pode ser usado, inclusive fones Bluetooth.

Vita_SkypeCâmeras

O console possui duas câmeras, uma frontal e outra traseira ambas com a resolução VGA (640×480), ou seja, não é o melhor aparelho para tirar fotos, mas o foco está no recurso de Realidade Aumentada que é utilizada em alguns jogos e para o uso do Skype utilizando vídeo conferência. Mesmo com a qualidade baixa, é totalmente satisfatório uso para o sistema da Microsoft, mesmo que isso possa soar estranho, Sony e Microsoft num mesmo aparelho.

Vita_manuseiManuseio

O PSVita tem uma boa ergonomia, mas em alguns jogos, deve-se tomar cuidado para não tocar no touchpad traseiro mesmo tendo alguns pontos na parte traseira onde pode ser melhor segurado sem atrapalhar a jogatina. Eu levei certo tempo para me acostumar ao touchpad traseiro e em algumas situações tive que fazer malabarismo pra jogar. Um exemplo para ilustrar é o jogo Assassin´s Creed Liberation onde você deve abrir uma carta, e para isso precisa passar o dedo na tela e no touch traseiro ao mesmo tempo, como se estivesse rasgando o envelope.

O peso do primeiro PSP equivale ao Vita, ou seja, quem ficava com os braços doendo ao jogar com o antigo portátil em determinadas posições, pode esperar uma experiência parecida com o PSVita.

Vita_card_gamesJogos e memória 

O PSVita utiliza um cartão de memória próprio do tamanho aproximado de um cartão micros, ou seja, você não poderá colocar seu Memory Stick nele. Outro ponto relevante é que cada cartão de memória só pode ser associado a uma conta PSN, isto é, se você tem contas em várias PSN’s pelo mundo afora, terá duas escolhas: ou comprar um cartão para cada conta, ou escolher uma delas e utilizar no seu cartão. E como se não bastasse isso, para usar uma conta diferente você deve resetar seu aparelho para as configurações de fábrica.

Os jogos para o console podem ser obtidos de duas maneiras: através da PSN, por download, ou comprando o jogo em mídia física. Essa mídia é um cartão de memória um pouco menor do que um cartão SD, que deve ser inserido em um slot na parte superior do aparelho.  Eu particularmente achei uma ótima ideia, pois sem partes mecânicas o console irá consumir menos energia (lembrando o PSP e seu leitor de UMD).

Entradas e saídas

O PSVita possui duas entradas na parte superior (entrada para os cartões de jogos, e uma outra entrada que a Sony alega que será para encaixar acessórios), na parte inferior temos a entrada do cabo USB de alimentação (encaixe próprio, nada daqueles cabos mini-usb) e a saída para fone de ouvido/headset. Ainda nos aparelhos que possuem a função de 3G, há uma entrada para cartão SIM.

Vita_ARCardAR Cards

O PSVita também dá suporte à Realidade Aumentada e vários jogos aproveitam essa possibilidade para criar uma experiência de jogo mais interativa com o ambiente. Os AR Cards vem somente em algumas versões do console, mas isso não é problema porque é possível achar os cartões facilmente na internet, basta imprimir e usar.

Alguns jogos criam experiências interessantes com os AR Cards, como é o caso do jogo gratuito Table Soccer, onde você e seus amigos disputam uma partida de futebol de mesa em um estádio criado em cima da mesinha de sua sala de estar. É possível encontrar na PS Store alguns jogos gratuitos utilizam essa tecnologia.

Vita_menusMenu

Todos, incluindo a mim, esperávamos que o menu do PSVita fosse o famoso XMB (XrossMediaBar) presente no PSP e Playstation 3, mas a Sony surpreendeu. Logo que ligamos o aparelho somos apresentados a uma tela com várias bolinhas, ou se preferir, balõezinhos. Cada bolinha representa um aplicativo ou jogo do PSVita e para acessar o item desejado basta tocar em uma delas e conferir a LiveArea (local onde você obtém várias informações sobre o aplicativo em questão, como manual de instruções, atualizações de software, links para o site do jogo, etc). No centro de cada LiveArea há o botão iniciar que carrega o software.

É possível abrir até seis LiveAreas ao mesmo tempo e alternar entre elas arrastando-as para os lados com o dedo e ainda possui, no canto superior direito, uma “orelha de página” podendo fechar o sistema simulando um livro.

Um aspecto que chama a atenção no menu do portátil é a velocidade de resposta que é muito boa e até agora não travou o sistema nenhuma vez.

Multimídia

O PSVita suporta diversos formatos de imagens, sons e vídeos. O funcionamento dos vídeos é ótimo reproduzindo filmes em HD sem esforço. O console aceita músicas em formato wave e MP3, vídeos em MP4 e imagens em JPEG, TIFF, BMP, GIF e PNG.

Conectividade

O PSVita possui conexão Wi-fi e também, através do aplicativo Gerenciador de Conteúdo, existe a possibilidade também de acessar pelo PC ou PS3 para realizar backup do aparelho ou transferência de arquivos.

O console também possui Bluetooth podendo utilizar acessórios que suportam essa tecnologia.

O mesmo cabo USB que é utilizado para carregar o Vita também pode ser usado para transferência de dados entre o console e o PC ou PS3. Para a transferência de dados é necessário instalar um aplicativo no PC, o próprio PSVita sugere a instalação no ato da conexão e toda a transferência de dados ocorre através do aplicativo.

Bateria

A bateria do portátil dura entre três e cinco horas para jogos, cinco horas de vídeo e nove horas de música. Teoricamente não é muito, mas justificável para um console com alto poder de processamento.

Vita_Remote_PlayRemote Play

Uma das funcionalidades que mais me chamou a atenção, e a única que me decepcionou até então, foi o Remote Play. Essa função permite, teoricamente, que você acesse seu Playstation3 através do PSVita via wi-fi, e até possa jogar os jogos do PS3 no portátil, mas na realidade não é o que acontece. São poucos jogos que oferecem essa funcionalidade, mas a Sony declarou que o Remote Play irá funcionar no PS4, só não se sabe ainda se funcionará com todos os jogos.

Vita_unchartedGráficos e desempenho dos jogos

Os gráficos do PSVita são incríveis para um portátil. Se você teve um PSP por muito tempo, ao pegar um Vita irá notar o grande salto em termos de gráficos. Os jogos estão bem nítidos, bonitos e com cores bem vivas. Os jogos fluem muito bem na maior parte do tempo, uma vez ou outra se percebe uma queda de FPS (frames por segundo), mas nada que atrapalhe a diversão do jogador.

Biblioteca de jogos

O PSVita teve um começo complicado por conta da falta de jogos atrativos para o console fazendo com que o aparelho não fizesse o sucesso esperado pela Sony. Atualmente a biblioteca de jogos aumentou consideravelmente, mas mesmo assim ainda faltam títulos “de peso” para o console. O aparelho conta com alguns títulos de séries aclamadas, como Uncharted: Golden Abyss, Assassin´s Creed Liberation, entre outros. Esperamos que no futuro essa biblioteca cresça com mais jogos de grande visibilidade.

Alguns jogos podem ter uma interação maior entre PSVita e Playstation3, como por exemplo, jogar em um PS3 e continuar do mesmo ponto no portátil. Jogos que são lançados para os dois aparelhos podem ser adquiridos apenas uma vez em um console que no outro você obtém o software gratuitamente ou com desconto. Também é possível jogar os games originalmente feitos para o PSP, mas é necessário comprá-los na Playstation Store. Caso você tenha algum jogo comprado via PS Store para seu PSP poderá baixá-lo para o Vita sem custo.

O PSVita não tem bloqueio de região, ou seja, ele rodará qualquer jogo de qualquer parte do mundo.

Playstation Store

A Playstation Store no Vita é bem organizada porque possui os títulos para o console separados por categorias como: PS Vita Games / Free to Play (jogos gratuitos) , Cross-Play Games, etc, facilitando bastante a busca por determinado jogo.

Preço

O maior problema do PS Vita é seu preço alto demais para um portátil. A Sony promoveu uma queda nos preços do console no Japão para aumentar as vendas, mas por enquanto essa redução não é válida para o restante do mundo. Também deve ser mencionado o preço dos cartões de memória que possuem valores maiores do que suas versões populares (enquanto um cartão micro-SD está em média 50 reais um cartão de memória para o Vita custa por volta de 150 reais) e o PSVita não vêm com cartão de memória, exceto em algumas versões promocionais.

Conclusão: apesar do preço salgado e da biblioteca de jogos mediana, o PSVita é um ótimo console, muito poderoso para seu formato compacto com gráficos surpreendentes para um console portátil. Somam-se a isso sua tela OLED multitoque, dois direcionais analógicos, touch pad traseiro e conectividade Bluetooth + Wi-fi.

 

 

Compartilhe

15 respostas

  1. Pingback: persian-pele
  2. estou pensando em comprar um vita ou um vita tv, qual tamanho do cartão psvita você indica para mim que só irei jogar de 5 a 10?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”