Análise: Raibow Six Siege leva franquia às suas raízes em um FPS cheio de estratégia

Compartilhe

[tps_header]

rainbow-six-siege-01

- PUBLICIDADE -

Rainbow Six sempre foi uma franquia que me afastou por sua forma diferente de se jogar, onde você não é nenhum exército de um homem só e muito menos consegue sobreviver sozinho. Seja como um policial ou como um bandido, as particularidades da série criada pelo escritor Tom Clancyque Deus o tenha -, sempre foram o grande diferencial que seus jogos tinham a oferecer. Mas depois que joguei Swat 4 no computador, entendi como funcionava esse tipo de jogo e mudei de ideia completamente.

Rainbow Six nasceu em 1998 e agora temos a chance de ver a série entrando na nova geração, após ter dois jogos lançados na geração anterior, com Rainbow Six Vegas 1 e 2. Diferente dos dois últimos jogos, Siege não traz nenhuma campanha e tem como foco principal a jogatina online. Para alguns, a falta dae um modo single player pode ser ruim, para outros é o retorno da antiga jogabilidade e leva a série de volta aos tempos de ouro.

DEPOIS DO CANCELADO PATRIOT, TEMOS UM NOVO EPISÓDIO

- PUBLICIDADE -

Siege nasceu do cancelamento de um Rainbow Six que prometia muito, como você pode ver no trailer acima. Raibow Six Patriot parecia seguir a linha da série Vegas, com foco na narrativa e gráficos impressionantes. Mas depois de ficar bastante tempo sumido da mídia, foi cancelado. Quando R6 Siege foi anunciado, muita gente associava o novo game ao projeto cancelado, mas aos poucos até na parte gráfica foi possível ver o quanto os dois jogos se distanciam um do outro.

Não que Rainbow Six Siege tenha um gráfico ruim, está bem longe disso, mas poderia ser melhor se levarmos em conta que os cenários são limitados a algumas construções, prédios tomados por bandidos com reféns ou alguma bomba. Porém, a limitação do cenário é completamente esquecida depois que você percebe a quantidade de possibilidades que você encontra dentro de um local fechado, podendo estourar paredes, janelas, portas. Nada tem condições de ficar de pé diante de um ataque bem feito, e isso lhe faz entrar no esquema do jogo, que não tem correria, cenários amplos e cheios de caminhos.

AQUI O NEGÓCIO É JOGAR COM CUIDADO

rainbow-six-siege-03

Diante do cenário fechado, você precisa criar suas estratégias para atacar ou defender, já que se morrer, não tem respawn, você só volta na próxima partida, como era em Counter Strike. Como o jogo tem foco total no online, quando você entra numa partida o jogo lhe deixa escolher que tipo de agente quer usar, sendo que no começo somente um está habilitado, mas com o tempo você pode conquistar outros e cada um vem com uma cena de animação muito legal de introdução. Cada um dos agentes possui habilidades próprias, como maior blindagem, maior velocidade e tipos de materiais diferentes, como barreiras mais difíceis de serem eliminadas. No começo, você ainda não pode jogar partidas ranqueadas até que alcance o nível 20 e para se chegar nesse nível é preciso muito treino e muitas horas de jogo, para então, realmente entrar no mundo de Rainbow Six Siege.

Depois, o jogo lhe determina se você vai atacar ou defender. No ataque, é necessário encontrar onde está o refém, ou a bomba, ou o objetivo da missão. Para isso você pode usar um equipamento como um Droid, porém ele vai pelo chão e tem uma câmera. Ao encontrar os inimigos e o objetivo, o time precisa agir juntos para atacar, proteger o objetivo e sair de lá inteiros. O jogo termina quando o objetivo é cumprido ou quando os inimigos são mortos.

rainbow-six-siege-novidades

Na defesa, você precisa obstruir a passagem dos inimigos e proteger o “pacote”, de todas as formas. O jogo acaba do mesmo jeito, quando todos os inimigos são mortos ou se destruírem o pacote – matarem o refém ou explodirem a bomba. Atacar ou defender possuem suas próprias estratégias, seus próprios tipos de agentes e a jogabilidade muda bastante de um time para o outro. Geralmente quem defende já começa o jogo acuado em uma sala, sem muita liberdade. Se sair do ambiente fechado por exemplo os inimigos acabam sabendo da sua localização.

As rodadas são melhores de 5, então é necessário vencer 3 partidas, seja atacando ou defendendo para que você saia vitorioso. Além disso, tudo que você faz no jogo, como criar ou destruir barreiras ou kills vão determinando a sua pontuação na partida e o quanto você ganha de pontos de experiência, além do “dinheirinho” do game, que lhe possibilita comprar novos agentes e melhorar seus equipamentos.

OUÇA OS PASSOS DE SEUS INIMIGOS

rainbow-six-siege-02

O grande destaque de Raibow Six Siege é a jogabilidade do game. É um FPS, mas está mais para um jogo de estratégia, pois não adianta você entrar com o pé na porta que as coisas não vão dar certo pra você. O negócio é andar sorrateiramente, de preferência agachado para que o inimigo não lhe veja por trás de móveis e você possa pegá-los de surpresa. Conforme você avança, até o barulho de você mexendo o braço ou o corpo pode ser ouvido pelos inimigos, então é de suma importância que você jogue com um fone bom, pra ouvi-los também. Um bom headset também te ajuda a jogar como um time de verdade, combinando as jogadas e investidas. Infelizmente encontrei poucas pessoas que fizeram uso do artifício e minhas jogadas acabaram sendo realizadas por times mudos, que acabam trabalhando juntos de forma desordenada.

Olhar os cantos, mirar usando a mira das armas mesmo, vendo mais de perto e usando granadas flash é a melhor maneira de se jogar Rainbow Six Siege. Muitos inimigos acabam tentando jogar esse game como se fosse um Call of Duty e se você fizer o mesmo, estará fadado ao fracasso.

MAS SÓ É ONLINE MESMO?

rainbow-six-siege-05

Sim e não. Raibow Six Siege tem três modos de jogo – por enquanto, talvez cheguem mais via DLC. Um deles você completa 10 objetivos em cenários estipulados pelo jogo, tudo contra a máquina. O segundo modo é o Multiplayer, como conhecemos, mas da forma de se jogar Rainbow Six, com cuidado, estratégia e tal. O terceiro você enfrenta o computador junto com amigos, em missões com objetivos diversos. Todos os modos dão experiência e pontos ao jogador e talvez por isso, mesmo que não precisando necessariamente ter a internet pra jogar os outros dois modos, fora o multiplayer, é que a Ubisoft tenha decidido que Rainbow Six Siege é um jogo que precisa de internet o tempo todo.

Muita gente reclamou disso pela internet – xingando muito no twitter, mas também vejo como uma forma da Ubisoft se defender da pirataria, pois assim nem quem baixa no PC consegue experimentar o novo jogo. Acho justo, desde que o preço do game também seja justo.

MAIS UM GRANDE JOGO PARA 2015

Apesar dos cenários e objetivos se repetirem bastante e não termos uma campanha após dois jogos sensacionais com a série Vegas, Rainbow Six Siege consegue captar a atenção dos jogadores com seu estilo diferente dos jogos de tiro atuais, com partidas mais rápidas, jogabilidade mais cadenciada e estratégica, cooperação entre times e muito mais. Poderia ter mais conteúdo, mais objetivos e cenários maiores, mas mesmo assim a falta destes itens não tiram o brilho de mais um trabalho muito bom da Ubisoft este ano.

Se você gosta de jogos de tiro, mas está cansado da mesmice que temos por aí, ou é fã da série Rainbow Six e não via a hora de algo novo, Rainbow Six Siege é mais um dos jogos que recomendamos a vocês!


Galeria de imagens: Rainbow Six Siege

[/tps_header]

rainbow-six-siege-06

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”