Análise: Sébastien Loeb Rally EVO – O jogo que derrapa e acaba saindo da pista

Compartilhe

[tps_header]

sebastien-loeb-rally-evo-analise-00

- PUBLICIDADE -

Carros, velocidade e muita adrenalina em terrenos não muito convidativos são o que o jogador quer num jogo de rally. Desafio é a lei. Pegar o controle (ou seu volante favorito) e sair pilotando como se estivesse em um rally de verdade é garantia de diversão. O estúdio Milestone, tradicional produtor de jogos de corrida (entre eles o Moto GP 13 e a série WRC) traz uma nova franquia sob o nome do consagrado piloto de rally Sébastien Loeb. Com um grande conteúdo e muitas categorias de competição, Sébastien Loeb Rally EVO traz um jogo razoável e que peca em alguns quesitos.

Os problemas começam cedo pois logo de cara, após aceitar o tutorial, houve uma situação no mínimo embaraçosa: não conseguia sair com o carro do lugar, nada de aceleração, nada de ré, nada de conseguir dar um simples ESC para voltar ao menu principal e rever os comandos. Só no ALT+F4 pra conseguir sair do jogo. Após retornar foi necessário pular o tutorial e resetar as teclas mapeadas para só então conseguir fazer o tutorial (ou ir para uma corrida). Um problema técnico tão bobo que é estranho não ter sido arrumado de antemão. Após resolver esse simples problema (mas nem por isso menos chato) podemos começar a jogar.

Uma boa dose de customização

sebastien-loeb-rally-evo-analise-03

- PUBLICIDADE -

Ao entrarmos pela primeira vez no jogo somos levados a criar nossa equipe, escolhendo um logotipo, macacão e capacete (algumas cores apenas, sem possibilidade de personalização) e o nome da equipe (tem até opções de fontes). Uma adição interessante foi a sede da equipe, um local onde podemos efetuar treinos com os carros antes de ir para uma prova. As pistas de teste permitem que possamos melhorar significativamente nossas habilidades antes de entrar nas corridas ou num campeonato, por exemplo.

Outra excelente adição são as instruções detalhadas do sistema de navegação que ajudam quem está começando nos jogos de rally. Desta forma quando estamos correndo sabemos facilmente o que significa a instrução dada pelo copiloto (que também fala português) e os significados das setas que aparecem na tela.

Ou controle, ou volante

sebastien-loeb-rally-evo-analise-01

Um fato estranho relativo aos controles: se você escolher usar um joystick não poderá usar o volante ou teclado. Em suma, você pode usar somente um tipo de dispositivo de entrada por vez. Um fato no mínimo estranho para um jogo atual. O controle do carro é bom e você não enfrentará muitos problemas de resposta.

Em Sébastien Loeb Rally EVO há uma infinidade de ajustes que podem ser feitos no carro para uma melhor performance na corrida. Ajustes de suspensão, freio, transmissão e etc. Antes da corrida podemos ver o carro num elevador e quase nos sentimos dentro daquele evento, tunando o carro para o melhor proveito possível. A ambientação deixa o jogador muito dentro do jogo e traz para bem perto o mundo das corridas de rally.

E cuidado, bater frequentemente poderá fazer seu carro ficar num estado difícil de pilotar. A cada batida ele vai sofrendo danos e é possível até estourar pneus. Pode-se regular o nível de dano que o carro pode sofrer, indo de quase nenhum ao máximo dano.

Quesitos técnicos

sebastien-loeb-rally-evo-analise-02

Visualmente o jogo não chama muito a atenção, mas também não chega a desagradar demais. A modelagem dos carros está excelente e fielmente representando os carros reais. No PC não espere muitas opções para configurar os gráficos, elas são poucas. Com a visão de dentro do cockpit faltou um indicador muito básico: a marcha atual que você está. Isso fica muito complicado quando usamos o teclado ou um joystick e não sabemos em qual marcha estamos pois não temos nem sequer como ver a posição do câmbio em vários carros. De fora do carro não há esse problema pois no HUD temos a velocidade, RPM e a marcha atual.

Mas, e o som? Bem, parece que faltou um pouco de cuidado com a parte sonora durante as corridas. Mudando a câmera para dentro do carro não temos muita imersão sonora, quase não percebemos sons básicos como cascalho batendo na lataria do carro ou rangidos da carroceria com o carro sendo balançado pra lá e pra cá. Até o som do motor dá uma apagada, tudo fica muito mais silencioso de dentro do carro. Com a câmera do lado de fora os sons já ficam um pouco melhores, mas mesmo assim ainda falta um certo realismo nos detalhes sonoros.

O jogo já vem com uma ótima dublagem em português, além dos menus e textos todos traduzidos para nosso idioma. Sempre ao acessar algo novo ou iniciar uma competição há um vídeo introdutório que faz com que haja uma excelente ambientação do jogador.

Conteúdo é o que não falta

sebastien-loeb-rally-evo-analise-04

No quesito conteúdo Sébastien Loeb Rally EVO brilha bastante. Há uma tonelada de coisas diferentes dentro do jogo. Temos um modo chamado Experience, no qual podemos acompanhar a carreira do piloto Sébastien Loeb trilhando as mesmas corridas com os mesmos carros, além de vídeos com o próprio piloto contando sua trajetória. São 15 modos de jogo contando com o modo Experience já citado.

Logo no lançamento já contamos com uma grande quantidade de veículos (16 marcas e 58 modelos) e pistas (8 pistas de rally, 64 estágios especiais e 5 circuitos de rallycross, totalizando 300 KM de estradas reais) nos mais variados locais, desde lama ao asfalto. Durante as telas de loading o jogo nos apresenta uma breve história dos veículos enquanto aguardamos o carregamento. Um belo aproveitamento do tempo do jogador pra mostrar conteúdo relevante. Também podemos jogar online contra outros jogadores, embora não tenha encontrado muitos online.

Além de alguns problemas citados temos a física do jogo que não está das melhores. Veja, ela não é ruim, mas fica muito distante do ideal, na minha humilde opinião. Por vezes o carro saiu voando como uma folha de papel ou ficou dançando na pista como um sabonete no piso molhado. Esperamos que façam melhoras significativas neste quesito em alguma atualização.

Conclusão

Sébastien Loeb Rally EVO é um jogo que acabou ficando apenas “na média” devido a alguns problemas. O conteúdo rico garante uma longa extensão de vida para o jogo mas peca em falhas técnicas tolas, física mediana e som fraco. Se você quer uma realidade mais apurada este pode não ser o jogo recomendado para aplacar seu gosto. Caso queira algo somente para passar o tempo sem compromisso o pacote oferecido pelo jogo pode ser interessante.


Galeria de imagens: Sébastien Loeb Rally EVO

[/tps_header]

sebastien-loeb-rally-evo-analise-05

Compartilhe

4 respostas

  1. GOSTARIA DE RESSALTAR QUE NÃO A REGULAGEM DE VOLANTE EM SUA SENSIBILIDADE. ME DEIXOU TRISTE POIS GOSTO DE REGULAR SEM MUITOS FAZ ISSO FAZ AQUILO . E MINHA RESSALVA. OBRIGADO PELAS DICAS. ROBERTO SIQUEIRA .

  2. Boa noite.
    Instalei o jogo só que aparece para carregar enter e depois não avança….fica parado na imagem e não avança e o teclado não faz nada…tem que se desligar no botão….qual o problema?
    O jogo traz 3cd…..para que servem? Será por isso que não dá? Precisa de ter o cd inserido?

  3. Não percam seu tempo com esse Lixo de Game e que nada tem a ver com Rally.
    Joguem Dirt Rally da CODEMASTERS, pois a Milestone sempre decepcionou e pelo visto no Sebastien continuou decepcionando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”