Análise: Street Fighter V vai novamente ao encontro do mais forte no PS4 e PC

Compartilhe

[tps_header]

analise-street-fighter-v

- PUBLICIDADE -

Em 2008, a Capcom conseguiu renovar o gênero de jogo que ajudou a popularizar lá em 1991 com Street Fighter II. E foi justamente lá que a desenvolvedora procurou buscar inspirações para criar um novo clássico, com novas mecânicas que pudessem agradar aos novos e aos “velhos” jogadores da franquia e assim nascia Street Fighter IV, que trouxe gráficos 3D numa jogabilidade clássica dos jogos 2D, com cenas épicas em diversos golpes diferentes dos personagens que já conhecíamos, em uma nova forma.

O retorno da série foi tão trinfual, que também foi responsável por dar um novo gás para os eventos competitivos como a EVO e a criação do Capcom Pro Tour. As novas versões que vieram depois adicionaram elementos importantes ao jogo, ao mesmo tempo que deixava tudo mais complexo, mas o maior problema nisso era a obrigação do consumidor ter que comprar uma nova versão do mesmo jogo para receber as melhorias, o que não agradou em nada a comunidade fã de Street Fighter.

UMA NOVA ERA PARA STREET FIGHTER

Street-Fighter-V-Nash-002

- PUBLICIDADE -

Observando os erros e os acertos da versão anterior, a Capcom anunciou Street Fighter V de forma exclusiva para PS4 e PC. Como todo jogo “numerado” da série, sabemos que o game pode trazer diversas mecânicas novas, novos personagens, cenários, história e muito mais. E como sempre quando se trata de Street Fighter, a Capcom não errou e nos brinda com um dos melhores jogos da franquia.

Tudo isso vem acompanhado de um enredo novo, que tenta se encaixar em meio a toda cronologia da franquia, mas pra isso personagens icônicos ficaram de fora, como Blanka, Akuma, Sakura, Sagat e muitos outros. No entanto, para entendermos estes motivos, precisamos estudar quando Street Fighter V se passa.

ENTENDENDO ONDE STREET FIGHTER V SE ENCAIXA

Street-Fighter-V-necalli

A história de Street Fighter é um tanto quanto confusa, primeiro porque temos a linha principal “numerada” de jogos e também temos a série Alpha, criada para recontar alguns acontecimentos e esclarecer outros que não ficaram muito claros na história principal. Street Fighter V se passa antes de Street Fighter III e depois de Street Fighter IV, que era um revival de Street Fighter II, misturando com os personagens da série Alpha e toda a história que aconteceu lá.

Como nos jogos anteriores e na grande maioria dos jogos de luta até Mortal Kombat 9, o foco na história nunca aconteceu, ficando a cargo de outras mídias como animes, filmes e afins contar as histórias dos jogos do gênero. No entanto, o barulho que Mortal Kombat 9 fez foi tão grande, que a Capcom seguiu os passos da NetherRealm e trouxe um modo história para Street Fighter V.

HISTÓRIA? MAS CADÊ A HISTÓRIA?

sfv_character_story_-_m._bison

Talvez essa seja a sua reação ao começar a jogar Street Fighter V. Apesar de haver um modo chamado “História”, o que temos de momento é apenas uma “palinha” do que está por vir, já que o verdadeiro modo história do jogo será lançado apenas na metade do ano. Por enquanto, o que temos é uma espécie de introdução, que até possui epílogos, mas na verdade serve para nos situarmos com relação aos novos personagens, suas histórias e motivações para existirem no universo da série e de Street Fighter V. Porém, tudo é bastante superficial, com 2 ou 3 lutas por personagem e PUFF: acabou o modo história.

Esse modo é muito pouco para quem pensa no valor que Street Fighter V custa no lançamento (seja no Brasil ou no exterior), mas para quem não liga de esperar mais alguns meses para receber o verdadeiro modo história de forma gratuita em uma atualização, não será um problema tão grande, já que o tão falado modo realmente existirá. Este talvez seja um dos poucos problemas que Street Fighter V possui de momento, tanto que vamos atualizar nossa análise quando o modo história finalmente sair.

NOVOS PERSONAGENS E A VELHA TURMA DE CONHECIDOS

street-fighter-v-rashid

Como sempre, temos uma galera de lutadores conhecidos da garotada, entre eles Ryu, Ken, Chun-Li, Cammy, Zangief, Dhalsim, Vega, Bison, R. Mika, Karin, Birdie e Nash. O mais bacana destes personagens é que eles são totalmente ou parcialmente diferentes do que conhecemos, e o que faz de Street Fighter V um jogo muito chamativo para os jogadores da velha guarda, pois terão que reaprender a jogar com eles em suas novas formas, todas melhores do que as anteriores. Ken e Nash são dois grandes exemplos, com golpes e movimentos novos e Nash inclusive deixou de ser um personagem de “Charge” e agora vem com movimentos usando “meia lua” pra trás ou pra frente na maioria dos casos.

Os novos personagens estão excelentes, são muito bem vindos e assim como os demais lutadores, possuem um visual arrasador – o jogo todo na verdade. Os 4 novos lutadores são: Rashid, que possui no vento a sua especialidade; Laura, que é irmã do brasileiro Sean, que fez sua estreia em Street Fighter III; Necalli, que possui origens obscuras e é um personagem daqueles carrancudos, difíceis de bater e que tiram um dano lascado e o misterioso F.A.N.G., que toma o posto de SAGAT na Shadaloo com seu poder de envenenar os adversários. São 4 novos personagens que se juntam aos citados anteriormente, formando os 16 lutadores que começam a temporada de Street Fighter.

Durante o ano, por enquanto até Setembro, teremos mais 6 personagens, e já estão confirmados que serão os seguintes: Alex, Guile, Balrog, Ibuki, Juri e Urien. Portanto, na primeira temporada, Street Fighter V terá 22 personagens, onde 6 deles você poderá comprar logo que forem lançados ou adquirir com o dinheiro que o jogo lhe dá ao vencer ou completar objetivos diversos.

JOGABILIDADE: O QUE REALMENTE INTERESSA

Street-Fighter-V-v-strike

Se há algo bom em Street Fighter V é a jogabilidade, que é mais ágil que Street Fighter IV – experimente jogar Street V, sair do jogo e voltar para Street IV, é um choque! No entanto, temos muito mais do que somente uma velocidade maior, já que a Capcom simplificou as coisas, deixando os jogadores partirem para uso da inteligência, ainda mais do que em Street Fighter IV. Mesmo contra personagens bem fortes, é possível vencer apenas com golpes normais, criando estratégias diversas em cada round, sempre procurando vencer o adversário com seus erros. O jogo passa um sentimento de desafio, alegria e diversão incríveis para fãs do gênero de luta e para quem é novo nessa praia. E para quem gosta de dominar tudo, Street Fighter V exigirá algum esforço para entender seus novos elementos, como:

  • EX Gauge: Bastante conhecida, é a barra que vai enchendo conforme a luta se desenrola e responsável pelo Critical Art. Diferente de Street Fighter IV, é a única forma de executar um “especial”, já que em Street Fighter V cada personagem possui apenas um, por enquanto.
  • EX Moves: são movimentos melhorados dos golpes normais dos personagens, executados com dois botões do mesmo tipo, como dois socos ou dois chutes. Cada EX Move consome um nível (de três) da EX Gauge.
  • V-Gauge: A grande novidade de Street Fighter V, adiciona muita emoção às partidas, pois dá um poder excelente para os personagens. Alguns deles, como Necalli, muda completamente o personagem, trazendo um nível de estratégia incrível ao jogo, mesmo com golpes mais simples.
  • V-Trigger: Ao apertarmos os dois botões de golpes fortes (Soco Forte + Chute Forte), estouramos a barra V, liberando poderes específicos para cada personagem. Ryu por exemplo ganha poderes elétricos, Ken de fogo, Nash teleporta, Chun-Li dá mais dano e hits, Necalli praticamente vira um Super Sayajin e por aí vai.
  • V-Skills: Ao apertar Soco Médio + Chute Médio, usamos outra ótima novidade de Street Fighter V, que também muda bastante de personagem para personagem. Ryu por exemplo faz um parry, como em Street Fighter III, Zangief mostra porque é chamado de Red Cyclone e Bison tem um dos melhores, absorvendo magias e lançando de volta nos adversários. Se especializar com cada um dos V-Skills dos personagens faz grande diferença em combates mais difíceis, por serem específicos de cada um.
  • V-Reversal: Se estiver tomando um combo incrível de um adversário, é possível fazer um contra ataque apertando para frente ou para trás + 3 botões de Soco ou 3 Botões de Chute. É uma ótima saída pra quando você fica preso no canto, mas depende de ao menos um nível de V-Gauge.

ONLINE APURADO E MEGA COMPETITIVO

street-fighter-v-online

Uma de minhas grandes críticas para Street Fighter IV era o Matchmaking, que caso você tenha uma conta da PSN que não seja brasileira, te traz muitos problemas. Uso como padrão uma conta americana, então meu perfil em Street Fighter IV sempre foi mostrado como de alguém que está nos Estados Unidos. Isso me fazia ter lutas cheias de lag, contra pessoas de países muito distantes, o que acabava por diminuir a qualidade da conexão, isso quando eu achava alguma luta. Meu maior receio era que Street Fighter V viesse com o mesmo sistema.

Que nada, a Capcom acertou em cheio ao deixar o próprio jogador escolher, antes mesmo de começar a jogar qualquer coisa, qual a sua região, não importando de onde é a sua conta. Com isso, a experiência online em Street Fighter V é de boa à excelente, com pouquíssimas partidas com problemas de conexão. A fase beta já demonstrava como as coisas estavam melhorando e a versão final está praticamente impecável e ótima para quem não gosta de ficar esperando muito tempo pra jogar.

RANKINGS E FIGHT MONEY

street-fighter-v-ranked

O negócio de Street Fighter V é a competição, e você pode acompanhar os rankings em tempo real, adicionar rivais, ver o perfil de cada jogador, suas vitórias e muito mais. A cada vitória você ganha pontos que vão acumulando em seu perfil e a sua afinidade com os lutadores, sendo uma pontuação e level universal e outro especificamente para cada personagem.

Cada vitória no modo online lhe traz Fight Moneys, que servirão para você comprar os novos personagens e conteúdo adicional do jogo. Cada novo level adquirido você leva 1000 Fight Money, que é uma quantidade razoável levando em conta que cada novo personagem custará 100.000 Fight Money. E não parece difícil de conquistar os pontos, basta você jogar online, diversificar os seus lutadores, o que acaba sendo um influenciador para que você saia da área de conforto de só dar hadouken e tente buscar novas alternativas em personagens que você conheça menos.

PLAYSTATION E PC JUNTOS

ryu-street-fighter-v

Uma inovação de Street Fighter V e uma grande surpresa pra comunidade de games de luta, é a possibilidade de alguém que está jogando no PS4, enfrentar outra pessoa que está jogando no PC, via Steam. Ao lado do nome do jogador aparece qual é a sua plataforma, apenas para identificação, já que na jogabilidade em si não muda absolutamente nada. O desempenho é ótimo e não passamos por qualquer problema no modo online por causa dessa nova funcionalidade.

Você pode ainda usar o Capcom Fighters Network como um portal para o mundo online de Street Fighter V ou o Battle Lounge para criar a sua própria sala e jogar contra um amigo e até mesmo especificar se quer jogar contra jogadores apenas do Playstation ou Playstation e PC, apesar do Battle Lounge falhar bastante, ao menos nessa primeira fase de pré-lançamento.

Outros modos de jogo trazem o antigo Survival, onde você pode lutar contra uma infinidade de personagens com uma única barra de vida, com a possibilidade de usar pontos a cada nova partida para conseguir power ups ou até mesmo encher um pouco a sua barra de life. Temos também o o modo treino, que você pode deixar habilitado para alguém te encontrar para uma partida online enquanto se dedica a determinado personagem (apesar de que dá pra fazer isso em qualquer parte do jogo, menos Versus) e o clássico modo Versus, para seus combates tete a tete com seus amigos e as partidas casuais online, que não influenciam em seu ranking de liga, nem pra cima e nem pra baixo.

RETORNO TRIUNFAL

Ryu

A Capcom acertou em cheio com as novas mecânicas de Street Fighter V, trazendo a série de volta antes que a gente pudesse esquecer de Street Fighter IV (que já tem oito anos de vida e durou uma geração inteira). As modificações nos personagens que já conhecemos, os novos personagens, o novo formato de distribuição do conteúdo adicional e a promessa de um modo história competente, fazem deste um dos melhores jogos da franquia. O porém fica apenas pela falta de conteúdo inicial, com um jogo focado totalmente no online e nos poucos modos de jogo offline, já que não temos um modo Arcade como antigamente.

Caso o DLC do meio do ano cumpra o que promete, Street Fighter V tem tudo pra ser o jogo mais completo da série, adicionando novos personagens nos próximos anos, mantendo o interesse do jogador por muito tempo. Estamos diante do nascimento de um clássico instantâneo, um jogo de luta altamente divertido, viciante, recompensador para quem se dedica, divertido para o jogador casual e que vai tomar muito do seu tempo até que você esteja pronto para ir em busca do mais forte!


Galeria de imagens: Street Fighter V

[/tps_header]

critical-street-fighter-v-nash

Compartilhe

9 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”