Análise: Titan Souls – o pequeno jogo com desafio pra gente grande!

Compartilhe

[tps_header]

banner-titan-souls

- PUBLICIDADE -

Dificuldade nos jogos é um tema em destaque hoje em dia, basta olhar a euforia do público e da mídia em cima de alguns dos jogos mais cobiçados do mercado atual de games, como Dark Souls 2 e BloodBorne, ambos da From Software, empresa que julgo eu, está criando um novo gênero bem masoquista que cada vez mais conquista fãs pelo mundo. E que gênero é esse? Sei lá, ele ainda não tem nome definido, mas poderia responder naturalmente por algo do tipo Hardest Apelative of Hell Adventure, onde o importante definitivamente não é sair apertando botões de qualquer jeito na fé de que aquele inimigo que tem 3 vezes o seu tamanho vá cair de joelhos sem muito trabalho ou penalidades. Não, neste novo gênero, o importante é ficar vivo, só enfrentar meliantes do seu tamanho, de preferência em decomposição e com algum membro faltando.

dark-souls-pc-11
Dark Souls é um grande exemplo de jogo do gênero HAHA

Esse novo gênero já conta com 5 games, sendo 4 da própria From Software, e um vindo de fora, Lords of the Fallen, desenvolvido pela CI games e publicado por um monte de outras empresas para diversas plataformas, e não acho nada fora do comum pensar que agora, com o sucesso de BloodBorne, este novo gênero cheio de ódio zipado pronto a ser descompactado esteja preparado para atingir novos horizontes, com títulos sendo desenvolvidos por cada vez mais e mais empresas. É um panorama que eu gosto muito, dificuldade é meu nome do meio!

Foi por isso que me incumbiram de fazer o teste drive de um indie game que chegou à nossa redação: estavam dizendo por aí que Titan Souls, game pixelado produzido pela novata Acid Nerve até o momento para PCs, PS4 e Vita, era tão difícil que poderia ser considerado como o representante indie do gênero HAHA (sim, Hardest Apelative of Hell Adventure). Joguei e bem, eu quase concordo.

- PUBLICIDADE -

titan-10

Quando eu disse pixelado eu não estava exagerando: Titan Souls é Pixel Art do início ao fim. A aventura acontece em um ambiente isométrico que lembra demais o visual de clássicos das antigas como o inesquecível The Legend of Zelda: A Link to the Past para Super Nintendo, uma composição muito mais artística do que técnica, e que para os padrões atuais de beleza, parece algo ultrapassado e infantil que muitos infelizmente não sabem ou não estão preparados para apreciar. É o que chamamos de jogo de nicho: um game feito para um punhado de gente que gosta e consome aquele tipo de produto o suficiente para que o nicho se mantenha vivo. Bem, se enquadrando no nicho ou não, o jogador que der uma chance a Titan Souls será então apresentado a um dos indie games mais deliciosamente desafiadores que eu já tive o prazer de jogar.

titan-6
A ambientação lembra demais o clássico A Link to the Past

Há quem diga que o jogo segue a linha do imorrível Shadow of the Colossus, e não tem como negar isso: controlamos um herói solitário com um objetivo obscuro em um mundo quase inteiramente aberto e desértico, onde devemos encontrar e destruir com uma única flechada um monte de criaturas enormes para então, sugar suas almas de modo abrir portais que permitem avançar na aventura. Pois é, não tem cavalo, e nem temos que percorrer distâncias quilométricas à procura dos inimigos, mas a mecânica de ambos é muito parecida. Os Titans são nossos únicos inimigos, e digo que eles são mais que suficientes para que fiquemos com vontade de arrancar nossos cabelos: sim, como eu disse, cada titan necessita de uma única flechada bem dada para ser destruído, mas até que o jogador descubra por conta própria o ponto fraco do monstrengo e como acertá-lo, muitas e muitas tentativas serão necessárias, em outras palavras, você vai morrer muito, mas muito mesmo, tanto por que o protagonista é destroçado com uma facilidade assustadora. Muitas vezes você vai se sentir como um pernilongo tentando vencer uma raquete elétrica.

Sem exageros, é piscou, morreu, e muitas vezes isso acontece imediatamente ao acordarmos o titan, que fica imóvel, adormecido até que acertemos uma flechada nele e a luta comece. E não pense que podemos sair distribuindo flechas a torto e a direito pelas salas, não senhor: o herói só tem uma única flecha que está magicamente ligada à sua alma, e esta é a grande sacada do jogo: quando atiramos a flecha, devemos segurar o mesmo botão para que a flecha volte, e só então podemos atirá-la novamente. É uma ação que leva tempo, nos deixa vulneráveis, mas adiciona muita estratégia às batalhas, criando situações em que o jogador tem que pensar muito no que fazer para vencer.

titan-4
Esse titan é um dos que dão muito trabalho

Cada titan encontrado pode proporcionar então uma batalha memorável, duradoura e quase sempre irritante, pois ninguém gosta de ver seu personagem sendo transformado em um rastro disforme de sangue 20 vezes seguidas antes de finalmente descobrir o jeito certo de usar a flecha ioiô no ponto fraco do sujeito, que muitas vezes, está bem protegido, e só fica visível por um minúsculo instante que geralmente acontece após o jogador adotar alguma estratégia que envolva o poder da flecha.

Definitivamente é o desafio inteligente que o game propõe que o torna tão viciante, mas ao jogar, percebemos que ele poderia ser muito mais do que é, e em vários sentidos, pois potencial não faltava. Infelizmente a exploração do cenário, que é algo que eu adoro neste tipo de jogo, praticamente não existe. Os titans normais são 17, e somando o chefe final e um secreto que só aparece após o jogador vencer todos os anteriores, temos então 19 desafios e quase todos eles estão bem ali, prontos a serem encontrados sem o menor esforço. Somente 2 ou no máximo 3 deles estão escondidos de maneira que tenhamos que interagir de alguma forma com o cenário para encontrá-los, e isso me causou uma certa decepção, pois enquanto jogava, pensei em um monte de possibilidades para se usar a flecha ioiô do herói de modo deixar a coisa mais empolgante, e por quê não, duradoura… Sim, a pesar de muito difícil, o game é extremamente curto! Como eu frisei anteriormente, existem titans que nos fazem morrer dezenas de vezes até que possamos vencê-los, mas existem aqueles também que matamos em 5 ou 6 tentativas, e somando isso ao fato de não ser preciso vencer todos eles para se terminar o jogo e ao cenário pouco vasto e sem maiores surpresas, temos então um game que dura em média 6 a 7 horas apenas, o que convenhamos, é bem pouco até para um game indie.

titan-8

Levei 6 Horas e meia para vencer os 19 titans, e confesso que queria jogar por muito mais tempo, pois cada desafio se mostrava sempre uma experiência nova, inteligente e muito original, daquelas que nos fazem querer sempre tentar mais uma vez a cada falha. E pasmem, estas poucas horas foram suficientes para que eu morresse mais de 300 vezes! Sim, o jogo conta o seu número de mortes, e o número é sempre absurdamente alto.

titan-2
O efeito ao sugar a alma do inimigo é bem legal!

Vale citar que ao se terminar Titan Souls, abrimos algumas opções, como o modo Truth, onde todos os textos no jogo deixam de ser hieróglifos sem sentido e passam a aparecer traduzidos inclusive em nossa língua, e alguns novos modos de jogo, um mais masoquista que o outro, como por exemplo, um modo onde só temos uma única vida, e outro em que o personagem perde o movimento roll, que como o nome diz, é uma cambalhota essencial para se desviar e escapar de ataques. Sinceramente,  existem alguns titans que eu não imagino como seria possível vencer sem a cambalhota.

Não seria injusto dizer que em Titan Souls passamos mais tempo morrendo do que jogando, e talvez seja este o motivo de terem me dito que este pequeno game poderia fazer parte do tal gênero HAHA que citei lá em cima… Mas agora já tendo vencido o game, e ainda que eu tenha colecionado 3 centenas de óbitos, não acho que ele seja punitivo o suficiente para fazer parte desta ainda singela seleção de jogos absurdamente difíceis.

Agora, você jogador, pode levar isso pelo lado positivo ou negativo, basta jogar para decidir, e isso eu garanto, vale muito a pena. Titan Souls é um game curto, porém sólido, de excelente trilha sonora e gráficos muito bonitos e coloridos, cheio de desafios capazes de tirar você do sério num momento, e te fazer pular de alegria no outro. Pois é, ainda não inventaram nada melhor que a dificuldade para fazer uma conquista valer a pena, e este singelo joguete independente é mais uma prova disso. Conquiste Titan Souls, e depois, me diga se não é verdade.


 

Galeria de imagens: Titan Souls

[/tps_header]

titan-11

Compartilhe

9 respostas

  1. Você foi muito otimista em comparação aos reviews que li no Steam. Quase todos reclamando do tempo total de jogos versus o preço. Alguns da simplicidade e repetição da mecânica de combate e outros de que o jogo parece uma prova de conceito, um jogo incompleto.

    Bem, vou pegar numa mega promoção de 75% de desconto algum dia.

    1. Opa Rafael, tudo jóia? ^^ Rapaz, o jogo está hoje 25 reais, pra falar a verdade, acho que é um valor um pouco salgado, 15 estaria de bom tamanho, mas isso é relativo, se o jogador está achando caro, é só fazer como você: aguardar uma promoção (é o que sempre faço).
      De resto, verdadeiramente não concordo com muita coisa que dizem no steam sobre o jogo, Reclamaram demais da dificuldade e do tempo de duração, tinha gente dizendo que terminou em 2 horas e se sentiu lesado, só que não sabemos se essa pessoa que terminou em 2 horas e reclamou da dificuldade procurou um gameplay na internet pra ver como se vence o Titan ao invés de se empenhar na luta, o que eu acho que acontece quase sempre. Aí acabam terminando o jogo super rápido e depois reclamam do tempo de duração do jogo. Sim, ele é curto, mas não tanto assim!!
      Particularmente, não enxerguei os problemas que citaram tanto por lá, mas cada um é cada um ^^ .

  2. Pensei tanta coisa boa sobre esse game. Imaginei tantas possibilidades, mas ele ficou só nos titãs e nada mais, além de centenas de mortes, é claro.
    Apesar de sua dificuldade e de pouca diversidade, ele acabou me prendendo. Só não recomendo para quem não gosta de quebrar a cuca e o controle.
    Belo review boss!

  3. Sabat,

    Que saudades de visitar o site e ler bons textos. Já é de conhecimento público sua afinidade por jogos com dificuldade extrema. Este jogo está na minha lista de desejos e estou ansioso por jogar. Principalmente, por conter características semelhantes ao histórico Shadow of Colossus, mas com incríveis gráficos em pixelart.

    Um abraço Sabat.

  4. cara… titan soul achei um game mto foda mas concordo q tinha muita q eles podiam fazer para “incrementar” o game como aquele titan morto na parte de lava… podia jurar q dava pra fazer algo com ele mas… demorei umas 6h pra zerar… fiquei contente em ter os modos mais masoquistas pra descontar a raiva… tbm fiquei na bad qdo descobri q o record mundial é de 22min cara … mto pouco tempo. excelente post o q mais condiz com o game eu acho.. vlww

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”