Black Mirror Episódio 4 – 4ª Temporada: Hang the DJ é um dos melhores episódios

Compartilhe

ATENÇÃO: Esta crítica pode conter alguns spoilers do episódio Hang the DJ

Desliza, desliza, gostei, desliza e… MATCH! Esses são os famigerados aplicativos de relacionamento, os quais são populares entre os jovens solteiros hoje em dia e desconhecido para as pessoas de maior idade. Encontre seu possível parceiro a um toque na telinha do seu smartphone. Muitos ainda preferem encontrar sua companheira através do clássico convite para sair, como jantares românticos, cinema entre outras atividades. Mas de acordo com Hang the DJ, o futuro está nestes aplicativos.

O melhor episódio da temporada vai mostrar de forma dramática e bizarra, uma possível realidade onde um aplicativo de relacionamentos com IA (Inteligência Artificial), decide quem é seu próximo parceiro com uma data de validade para o fim do relacionamento. Isso tem como objetivo final, encontrar seu parceiro definitivo em análises das ações dos usuários e seus parceiros temporários.

- PUBLICIDADE -

Confira a crítica completa sobre Hang the DJ abaixo:

Tudo que é bom, dura pouco!

Hang the DJ

No quarto episódio de Black Mirror, temos um pequeno drama romântico com até um possível toque de comédia. O grande destaque do roteiro é trazer uma realidade, mas com a fantasia tecnológica clássica da série. Não é preciso ser nenhum mestre das teorias para entender a mensagem que o episódio quer passar. Inicialmente vemos Frank e Amy, um casal que possui definitivamente um encontro de uma noite, mas por meio de brincadeiras bobas, gentilezas e sorrisos, o telespectador logo percebe que um é perfeito para o outro. Mas o que pensar da validade do relacionamento que durará apenas algumas horas? É aí que vemos o quão “falho o sistema” pode ser.

- PUBLICIDADE -

A rotina decadente de Amy com seu companheiro seguinte e a irritante Nicola, companheira seguinte de Frank, mostra um gigante contraste entre os relacionamentos. Erros e problemas que acontecem, muitas vezes na vida, são nitidamente demonstrados neste momento do episódio. A falta de interesse, respeito, companheirismo e confiança são os pontos a se destacar entre as dificuldades.

Acredite no Sistema!

Hang the DJ

O episódio com sua temática futurística e tecnológica, faz uma analogia aos problemas de muitos casais modernos. De início parece uma trama semelhante a Romeu e Julieta, onde a tecnologia é a “pedra no sapato” do casal, que os impede de estarem juntos. Mas com o tempo percebemos que existe algo que vai muito mais além do sistema, o comportamento. Com isso, o “aplicativo” aproveita das informações do comportamento e cria suas previsões.

Assim como o telespectador é desafiado pela história a desconfiar do sistema, assim como os personagens Frank e Amy. Esta é a maior questão do episódio e também o “carro chefe” da trama, que guia o roteiro do início, meio e fim. Você confiaria em um aplicativo que definiria com base em análises de sua pessoa, com que você deve namorar? E com autoridade de definir prazo de validade para a relação? Logicamente esse questionamento é essencial para que a pessoa que esteja assistindo “Hang the DJ” seja surpreendido com uma belíssima “reviravolta” no fim.

 


Hang the DJ é o melhor episódio da temporada, pois mantém o telespectador entretido com uma excelente história que reflete um pouco da nossa realidade. São diversas mensagens que Hang the DJ passa ao telespectador em um tom bizarro. Acompanhado com um belo final feliz (o que é difícil de se ter em Black Mirror) que é um verdadeiro plot twist. No entanto, a maior cereja do bolo neste episódio está no casal interpretado por Georgina CampbellJoe Cole que encanta o telespectador com uma química de casal agradável e bonito de se ver, te fazendo torcer pelo final feliz dos dois.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

2 respostas

  1. Primeira vez que comento aqui…só pra dar uma pitada de comentário. Eu não sei se você usa esses programas de paquera.
    Mas quem usa…sabe que esse final de Black Mirror não é tão feliz quanto parece…..ele passa uma mensagem pancada.
    As duas pessoas estão numa balada….e só se falam e só dão match…por causa de tecnologia. Veja. As pessoas estão NO MESMO LUGAR e não se falam, só acreditam que o match acontecido foi o suficiente para que eles saibam que se pertencem.
    Olha que mundo….as pessoas só conseguem encontrar seu outro eu por causa da tecnologia….é tenso.

    Só é exagero…mas que estamos caminhando para cada vez mais essa realidade…….estamos.

    1. Obrigado pelo comentário @JCnaWEB:disqus !
      Interessante ponto de vista. Eu não utilizo qualquer aplicativo de relacionamento. Mas o meu ver, esse é o “futuro” por mais bizarro que ele seja e infelizmente não temos como mudar isso. Hoje existem muitas pessoas que só veem como “opção” a possibilidade de conhecer alguém por meio de serviços e aplicativos do tipo. Nem precisando ser para companhia, até mesmo para arrumar amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”