Phil Spencer é um dos caras mais importantes do mundo dos games atualmente, responsável pela guinada que o Xbox One conseguiu no mercado após um anúncio e lançamento desastroso que possibilitou que a Sony e o PS4 tomassem frente na nova geração e nunca mais fosse alcançado. Porém, Spencer costuma ter opinião forte sobre diversos assuntos que a indústria dos games possui de relevante e através de sua conta no Twitter ele mais uma vez falou algumas verdades.
Segundo Spencer, uma das iniciativas mais utilizadas no mercado de games hoje em dia, a prática dos DLCs exclusivos temporários, é prejudicial para a indústria.
@BeastFireTimdog @Sobski117 @Manfry75 Paying marketing funds so another consoles base can’t play a piece of content doesn’t feel like growth
— Phil Spencer (@XboxP3) 20 de dezembro de 2016
“O uso de fundos de marketing para garantir que os jogadores de outros consoles não possam jogar um determinado conteúdo não parece ser considerado como uma evolução da indústria.”
O chefe da divisão Xbox disse também que é necessário encontrar um equilíbrio entre as novas propriedades intelectuais e as franquias mais antigas, para que haja um crescimento correto entre essas duas categorias de jogos. Ele elogiou o EA Access, a possibilidade de modificações em Fallout 4 nos consoles e o programa Game Preview como exemplos de atitudes que fazem a indústria crescer e progredir.
A opinião de Spencer é válida, mas também pode ser questionada. No passado, o Xbox One recebeu DLCs exclusivos de forma temporária da franquia Call of Duty, o que na época pelo visto acabou por não incomodar o big boss do Xbox. Hoje a Activision tem essa parceria de DLCs antecipados no PS4, deixando o Xbox One e o PC esperando para receber novos conteúdos.
No entanto, é fato que qualquer coisa exclusiva é prejudicial ao mercado por trazer a barreira da plataforma para a vida dos jogadores. Tudo seria mais fácil se todos os jogos rodassem em todas as plataformas, mas será que teríamos games de alta qualidade como Uncharted 4 ou Gears of War 4? Qual seria a motivação para criar jogos dessa magnitude, além da necessidade de vender consoles para rodá-los?
3 respostas
Foi o primeiro a fazer isso, agora acha errado
Muito hipócrita
Isso todo mundo sabe, mas na primeira oportunidade que tiver fará o msm.
Caramba, não precisa ser um expert no assunto para ver as diferenças entre exclusivos como o DLC de Destiny, Rise of Tomb Raider e Street Fighter V ante à exclusivos “de verdade” como Uncharted e Forza.
É evidente que o Phill se referia ao primeiro caso.