Confira as especificações técnicas e interface do Nintendo Switch

Compartilhe

Recentemente, a Nintendo atualizou o seu site com as especificações técnicas do Nintendo Switch, além uma amostra breve de sua interface. Grande parte das informações divulgadas pelas empresa foram também citadas no evento dedicado ao aparelho dia 13 de janeiro em Tóquio, no Japão. Algumas especificações, entretanto, esclarecem dúvidas que haviam sido deixadas em aberto na apresentação do hardware.

- PUBLICIDADE -

Um detalhe que o evento deixou passar foi não mostrar de forma clara que o sistema não possui entrada para cabo de rede, recurso que também ficou ausente no Wii U. Para jogar modalidades online, é preciso que se conecte em uma rede wi-fi. Porém, assim como ocorreu no console anterior, o Switch terá compatibilidade com um adaptador que permite que o cabo de rede seja introduzido ao aparelho.

Além disso, a Nintendo confirmou que a bateria do hardware não será removível. Caso o usuário possua algum problema relacionado a ela, é necessário que consulte a central de atendimento da empresa. A companhia japonesa também informa que “a bateria poderá durar mais de seis horas, dependendo do título e das suas condições de utilização“. Como exemplo, é descrito que podemos jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild por cerca de três horas com uma única carga, o que já havia sido mencionado anteriormente.

Na página do Switch, a Nintendo especifica entradas e funções externas do sistema, sendo revelada a funcionalidade de sensor de luminosidade. Com o referimento ao recurso, é possível imaginarmos que a o brilho da tela do híbrido de console e portátil poderá ser alterada, uma vez que, conforme a empresa propõe, poderemos estar jogando em qualquer lugar sob qualquer situação, logo, diminuir ou aumentar a luminosidade do ecrã é uma excelente pedida.

- PUBLICIDADE -

Quando postado dentro do dock, base onde é colocado o console para que joguemos utilizando a televisão como monitor, o Switch terá uma resolução máxima de 1080p, rodando, segundo a Nintendo, a 60 quadros por segundo. Quando o utilizamos em seu modo portátil, o hardware atingirá a resolução de 1280×720.

Confira abaixo as especificações completas e, logo depois, a interface do aparelho:

  • Tamanho: 102mm x 239mm x 13.9mm (com os Joy-Con encaixados) – 28,4 mm de espessura máxima, desde as extremidades dos analógicos até a parte mais elevada dos botões ZL/ZR.
  • Peso: Aproximadamente 297g (Com os Joy-Con encaixados: 398g).
  • Tela: Tela de toque capacitiva/LCD de 6,2 polegadas/Resolução de 1280 x 720.
  • CPU/GPU: Processador Tegra NVIDIA.
  • Memória do console: 32 GB, uma parte da memória interna está reservada para dados do próprio aparelho. Tem suporte para ser expandido até acima de 2TB.
  • Opções de comunicação: LAN sem fios (compatível com IEEE 802.11 a/b/g/n/ac) / Bluetooth 4.1 (Apenas Modo TV. Uma ligação LAN com fios é possível através da utilização de um adaptador LAN disponível no mercado.)
  • Saída de vídeo: Resolução máxima: 1920×1080, 60 fps – saída via cabo HDMI no Modo TV. No modo de superfície estável e no modo portátil, a resolução máxima é de 1280×720, o que corresponde à resolução da tela.
  • Saída de áudio: Compatível com PCM linear 5.1ch – saída via cabo HDMI no Modo TV.
  • Altifalantes: Estéreo
  • Terminal USB: USB Type-C terminal – uUtilizado para carregar ou ligar à base da Nintendo Switch.
  • Entrada para fones com microfones: Saída estéreo.
  • Entrada para cartões de jogo: Exclusivamente para cartões de jogo do Nintendo Switch.
  • Entrada para cartões microSD: Compatível com cartões de memória microSD, microSDHC e microSDXC – a utilização de cartões de memória microSDXC requer uma atualização através de uma ligação à Internet.
  • Sensores: Acelerômetro/sensor de movimento/sensor de luminosidade.
  • Condições ambientais do sistema operativo: Temperatura: 5 – 35°C/Umidade: 20 – 80%
  • Bateria interna: Bateria de iões de lítio//capacidade da bateria 4310mAh – a bateria interna não pode ser removida. Se necessário substituir a bateria, será possível o fazer através da Central de Assistência ao Consumidor da Nintendo.
  • Duração da bateria: A bateria poderá durar mais de seis horas, dependendo do título e das suas condições de uso. The Legend of Zelda: Breath of the Wild pode, por exemplo, ser jogado durante aproximadamente três horas com somente uma carga.
  • Tempo de carregamento: Aproximadamente 3 horas – este é o tempo necessário para carregar o console no modo de descanso (sleep mode).

A julgar pela imagem divulgada exibindo a interface, o menu do Switch será simples, com funções básicas como horário, estado da carga da bateria e conexão sem fio. Os ícones dos jogos são similares ao que vemos no menu do PlayStation 4. Na home do console, a Nintendo implementou três funções principais: News, onde poderemos ver notícias relacionadas aos jogos e atualizações do aparelho, Nintendo eShop, loja virtual da empresa, e Album, onde será possível ver as capturas de telas que fizemos enquanto jogávamos e compartilhá-las em redes sociais.

O Nintendo Switch será lançado em 3 de março a 299 dólares. Até o momento, não há previsão de chegada do aparelho ao Brasil. Vale notar que a empresa japonesa não opera de maneira oficial em território nacional desde o início de 2015.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”