Crítica | Alien Covenant está longe de cumprir o prometido

Compartilhe

Os tambores rufaram! Ridley Scott estava de volta e junto com ele a promessa de um filme do Alien assustador, sombrio e com o selo de garantia Scott, uma vez que o diretor foi quem iniciou essa saga.

Covenant

- PUBLICIDADE -

Alien Covenant é uma sequência direta do filme Prometheus. Os tripulantes da Nave Covenant estão em busca de um novo planeta para poder colonizar e recomeçar a vida. Durante a viagem, há um indício de um local habitável para o ser humano e com uma economia de tempo de viagem muito relevante. Ao pousar no local para vasculhar e investigar, eles descobrem que é um ambiente extremamente hostil e com uma ameaça pouco provável, mas mais perigosa do que qualquer outra coisa.

A história do filme segue com altos e baixos, tendo momentos extremamente interessantes, mas outros que além de confusos, diminuem o ritmo do filme e deixam bem abaixo do esperado.

O mote principal me deixou um pouco decepcionado, pois a explicação que deram sobre a vida alienígena, e sobre como elas estão sendo mostradas e manipuladas, foi fraco e inconsistente.

- PUBLICIDADE -

O TERROR prometido

A franquia Alien começou sua história com uma ideia bem aterrorizante e sombria, mas a medida que foi crescendo e ganhando notoriedade, foi se transformando num filme de ação e suspense, porém, essa fórmula iria se renovar.

Uma das principais motivações e que foi muito anunciado nas campanhas de marketing foi a volta de Ridley Scott e a promessa do terror. O diretor, o qual trabalhou em Alien O 8º Passageiro, veio com uma proposta de devolver toda a atmosfera que ele mesmo criou em 1979. Pois bem, infelizmente, Scott não atingiu essa meta, pois o filme busca, na maioria das vezes, trabalhar em cima da ação, deixando o terror bem longe. Isso gera uma frustração muito grande para os fãs da franquia, que aguardavam ansiosamente o sentimento claustrofóbico e tenebroso.

Uma nova Ripley?

Se tem algo que a franquia parecia buscar incessantemente é uma nova Ripley. Sigourney Weaver foi – por muito tempo – uma referência absurda como heroína no cinema, justamente pelo seu grande papel como sobrevivente da nave Nostromo. A busca por uma nova heroína não é uma tarefa fácil, mas acredito que a personagem Daniels, vivida por Katherine Waterston, deu uma boa amostra de como não é impossível.

A garota conseguiu capturar todo o espírito de Weaver e dar uma personalidade muito interessante para a personagem, sendo a atuação mais consistente desse longa.

As atuações foram muito bem feitas, bem trabalhadas, mas não podemos deixar de mencionar Michael Fassbender, o qual interpreta um Android. A interpretação de Fassbender é elogiável e, sem sem dúvida nenhuma – ao lado de Waterston -, foi a melhor coisa do filme, mas infelizmente o fraco roteiro estragou o personagem.

Prometheus e Covenant

Este foi o maior erro do roteiro. Ao integrar os eventos de Prometheus em Covenant, a história se perde completamente e vira uma ficção não convincente. Os Aliens (Xenomorphs) são animais assustadores, aniquiladores e cheios de mistérios, e da maneira que foram colocados nesse longa, pareciam monstros de laboratório manipuláveis.

A Fauna e a flora do planeta em questão, que poderiam ser trabalhados de várias maneiras, foram resumidos a cenas sem importância e destoam de tudo o que segue na linha criada da franquia. Talvez numa das cenas que mais pudessem chocar o espectador, foi construída de maneira previsível. Enfim, a origem que projetaram para Alien não funcionou.

Contudo, muitas cenas de ação foram bem aplicadas e construídas e aliadas as boas interpretações, fazem com que você tenha grandes momentos no cinema.

Concluindo, Alien Covenant tem boas cenas de ação, atuações extremamente interessantes, porém esbarra num roteiro ruim, ritmo lento e pouca importância ao que mais gostaríamos de ver. De qualquer maneira, se você for fã de Alien, gostou de Prometheus, terá bons momentos no cinema, mas não se anime muito, não é nem de longe o que foi prometido.

 

Compartilhe

22 respostas

  1. Impressão que tenho é que PROMETEUS foi um filme onde Ridley Scot tentou trabalhar um conceito criacionista num ambiente de sadismo intergalático mas infelizmente não deu certo, o filme foi ruim demais, agora, na insistência ainda de salvar PROMETEUS ele fez a besteira de “linkar” a sequencia de PROMETEUS ao seu filme de maior sucesso SCI-FI na área: Alien – o oitavo passageiro…. em minha opinião o fiasco foi maior ainda…. é muito triste ver um puta diretor como ele criando algo tão previsível, forçado e sem nexo, o filme é cheio de inconsistências e furos… não existe a menor necessidade de explicar a origem do alienígena da série Alien… a criatura e seu conceito mostrado ainda em 1978 por si só já se explica…. pra mim, a série Alien começa em “O oitavo passageiro e termina” em “o Resgate”… todas as sequencias antes e depois disso podem ser esquecidas.

    1. Certo, cite pelo menos três furos em Covenant. Esse filme não “linka” com Prometheus por acaso, É UMA SEQUÊNCIA! E aliás, não sei se você viu Prometheus até o fim, mas um dos xenomorfos encuba num Engenheiro e nasce um Alien, tudo se passa no mesmo universo cara… A única diferença é a abordagem.

      1. Leia novamente e interprete….. eu disse que COVENANT não linka com o “oitavo passageiro” … e lhe informando, vi Promotheus duas vezes…. e por duas vezes achei ruim demais assim como essa sequencia Alien Covenant que em minha opinião não tem nada a ver com a franquia Alien pois força uma história criacionista de sadismo tentando de alguma forma injetar a explicação de uma criatura que por si só nunca precisou ser explicada…. porque criar 2 filmes apenas para explicar a origem de uma besta fera ??…. em quase 40 anos de existência de “Alien – o oitavo passageiro” nunca houve tal importância até porque a finalidade do alienígena era simples… matar e se reproduzir.. mas finalmente quando o diretor resolve explicar aquilo que ninguém perguntou ele surge com uma trama sonolenta, sem terror e sem pé nem cabeça ? …. tenha dó !!…. e eis alguns dos furos de roteiro de Covenant que me lembro… :

        – Uma nave intergalática não estar preparada para uma chuva de neutrinos que fez com que a tripulação fosse acordada ?, neutrinos é um dos elementos mais abundantes no universo… inclusive na Terra nesse momento atravessando tudo e todos ao seu redor inclusive você.
        – A tripulação quase toda aterrissa num planeta alienígena sem proteção alguma pra explorar ? … Ridley já foi melhor e mais coerente até no Alien dos anos 70, quando Ripley coloca a tripulação em quarentena e a exploração é feita com trajes espaciais de proteção… compromisso zero com o realismo fantástico do cinema.
        – Personagens que se separam de um grupo para previsivelmente morrer e assim dar sentido a acontecimentos ?…. achei que Ridley já tinha passado dessa fase de clichês óbvios do cinema …
        – Troca mais que ÓBVIA dos androides depois da luta resultando num final mais do que previsível. ??…. nem precisa explicar…
        – Personagens que entram em locais ou situações onde obviamente se tornarão vítimas ??…. aquela infecção do comandante da nave foi ridícula principalmente logo após ele ter visto uma das integrantes da tripulação ser decapitada pelo Alien… cena e situação muito forçadas…..

        e por aih vai…. na internet já tem vários sites de cinema e usuários listando as várias inconsistências desse filme.

        1. Concordo com quase tudo o que falou Mosca, e adicionaria mais uma coisa que me incomodou: Nos filmes do Alien, o vilão é o ALIEN. A ideia que foi construída ao redor foi infeliz.

        2. Seria melhor se Ridley tivesse morrido antes de fazer essa merda com Alien! pqp! que filmes filmes péssimos Prometheus e Convenant!

        3. Foi mal… Tenho mais o que fazer, ler todo esse lenga lenga seria muito chato, eu gostei. Caguei para o que você acha.

          1. E EU MUITO MENOS PRA VC, AFINAL FOI VC QUE VEIO SE DOER PELA CRÍTICA DO FILME …. FAÇA UM FAVOR A VC E A TODOS …. VOLTE PRO SUPLETIVO E APRENDA A LER !!! …. KKK

          2. kkkkkkkkkkkkkkkkk….. VOLTA PRO SUPLETIVO KGÃO !!!…. kkkkkkkk

          3. coitada da moça….. kkkkk…… foi contrariada nas m3rdas que falou e agora tá com RAIVINHA ???….. vai morrer de kganeira assim querida …kkkkkkk

          4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……. SAI FORA RETARDAD0…… VAI ESTUDAR, VAI APRENDER A LER COITADO…. SEU PROJETO DE BOSTA….KKKKKKK

          5. VAI ESTUDAR RETARDAD0….. …… ASSIM TEUS CREDITOS DE INTERNET VÃO ACABAR FAVELADO….KKKK

  2. Sinto muito, mas essa personagem Daniels, está MUITO ABAIXO de uma Ellen Ripley. Não tem carisma, não tem profundidade, aliás, nenhum personagem além do Fassbender no filme tem…

  3. Sou do time que gostou de Prometheus, com ressalvas, é claro. E que ressalvas seriam essas? O comportamento estúpido da tripulação (em que se pesem os extras do bluray – sacanagem com quem só viu a versão do cinema – entregando que essa estupidez fora planejada, pois a tripulação era “dispensável”, de acordo com o Peter Weyland) e situações-clichê que não combinam com o diretor de dois dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos (Alien, óbvio, e Blade Runner). Só que eu curti MESMO esse novo universo em torno dos engenheiros, a nossa criação… e a possível origem dos xenomorphos.

    Sobre Covenant, há a questão de gostar ou não dessa “explicação” sobre a origem dos xenomorphos. É óbvio que o David pegou algo que já existia e tentou fazer suas próprias criações. Sinceramente, eu curti esse viés. Mas não curti o fato de os engenheiros terem sido deixados de lado, restando apenas o espetáculo sádico de David os massacrando. Ué, o filme não falaria tbm sobre as “nossas origens”? Enfim, eu não vou ao cinema pra obter resposta para tudo. Um dos aspectos que mais me agradou em Prometheus foram justamente aquele monte de questões em aberto que, para mim pelo menos, instigou bastante por querer um maior desenvolvimento dessas questões.

    Voltando ao Covenant, o restante do filme é realmente uma decepção. Parece que o Riddley Scott o fez com preguiça, deixando o estúdio dar as cartas para fornecer mais uma diversão descerebrada para a garotada. Os aliens em CGI são DECEPCIONANTES, viraram um monstro qualquer, talvez com a possível exceção àquele monstrengo grande e branco com quem o David inicia um “diálogo”. E o que dizer da reação da tripulação da Covenant diante do total DESCONHECIDO?? Parece que estavam diante de um animal selvagem qualquer da Terra, e não de um ser completamente além de tudo o que conhecemos. Por fim, não entra na minha cabeça uma tripulação, que carrega consigo a imensa responsabilidade de cuidar de 2 mil colonos em estágio de hibernação, sair da nave sem qualquer roupa espacial.

    Também desperdiçaram bons atores – o caso mais explícito foi o James Franco, com sua religiosidade superficial e um comportamento absolutamente imbecil diante do David. E mesmo no terceiro ato, quando o xenomorpho surge dentro da Covenant, foi desperdiçada mais uma chance de termos uma fagulha que fosse do horror espacial claustrofóbico que o próprio Riddley Scott fundou em Alien O Oitavo Passageiro. E olha que eu gostei daquele coito interrompido pelo bichão na nave… Enfim, tentar emular o desespero sufocante da Ripley na nave de escape do filme original (até hoje fico absurdamente tenso com essa parte – e com todo o filme -, mesmo tendo-o assistido umas 30x desde a primeira vez em 1986 num VHS alugado) com aquela sequência na área de terraformação e seus tratores foi MUITO ruim.

    E o final? Bom, quem não esperava por aquilo? E nem foi o pior do filme…

    Enfim, a franquia Alien está sendo afundada pelo seu próprio criador, que deve ter levado muita porrada por conta do “confuso e chato” (na opinião dos que não têm paciência de pensar só um pouquinho) Prometheus e acabou cedendo à pressão de trazer de volta o monstrão matando todo mundo. Uma pena… Mas, mesmo assim, quero muito que venha uma sequência para encerrar esse ciclo de maneira mais digna!

    1. James Franco não é o ator que esta naquela cena com o David, James Franco era o antigo capitão que morreu na primeira cena do filme. E vc esta confundindo Alien 8º Passageiro com Aliens 2, esse que tem terraformação e tratores, no primeiro não tem isso. E esse segundo filme não é do Ridley Scott, e sim do James Cameron.

  4. Assisti ontem e, sinceramente, não gostei. O filme não se assume nem como um suspense, nem como ficção científica, nem como ação (Prometheus, apesar dos pesares, trouxe algo novo pro universo da franquia e se assumiu como ficção, tinha uma personalidade própria). Em muitos momentos vi que tentaram emular cenas de outros filmes da franquia (inclusive de Prometheus) mas sem sucesso. Pra piorar, em outros momentos (devido a ambientação e a um breu forçado) me senti assistindo um filme do Alien vs Predador. Ou seja, o filme não passou de uma colcha de retalhos sem personalidade, e que não agrega nada de relevante pro universo da saga (pqp, estragaram uma das melhores coisas da saga, que é o medo do desconhecido e de não saber quase nada do xenomorfo, o que o tornava imprevisível). Não vou nem comentar dos personagens pois nenhum se salva (talvez, só o androide). Comparar a Daniels (totalmente sem sal) com a Ripley chega a ser uma ofensa. A Elisabeth Shawn era muito mais personagem do que a Daniels. É triste eu dizer essas coisas, pois Alien é uma das franquias que eu mais gosto. Mas enfim, fazer o que? Não sei o que aconteceu com o Ridley Scott. Nem dá pra acreditar ser o mesmo diretor que fez o Oitavo Passageiro. Na hierarquia dos filmes da franquia (e considerando Prometheus na lista), Covenant tá em último lugar.

  5. Apesar de Alien: Covenant não ter tido muito êxito em ser uma “continuação espiritual” do original de 1979, consegue pelo menos manter a questão do embate de gênero, a protagonista feminina forte (apesar de muita gente na internet estar falando o contrário, também gostei de Daniels!) e o conflito de “paternidade e maternidade”, sabe? Também estava esperando mais, mas pelo menos é um filme que serviu para um bom entretenimento e pra gente lembrar um pouco da Franquia Alien 😀

    Nisso, tem esse vídeo aqui falando um pouco sobre todo esse subtexto de Alien! Bem bacana:
    https://www.youtube.com/watch?v=D3XPjoF2o3A

  6. Sou fã da franquia, mas esse capítulo foi um fracasso. Totalmente previsível. Parece uma reciclagem de tudo que já foi feito e agora entregue, mas pra quem? A origem dos aliens descrita neste filme… Que merda..Ao final eu me perguntei: Como fizeste uma merda desta, Ridley??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”