Crítica | Venom é um filme ruim que deve ser assistido

venom

Compartilhe

We are VENOM!

O impensável aconteceu nos cinemas. Dificilmente os fãs dos quadrinhos poderiam imaginar que Venom, um dos maiores vilões e personagens da história do Miranha, poderia ganhar um filme solo. Ainda mais notando que agora, a Marvel e a Sony andam de mãos dadas quando o assunto é o amigão da vizinhança. Mas sim, o projeto nasceu, envolveu grandes atores e agora é uma realidade. Embora a Marvel nada tenha a ver com este novo filme, que fique claro.

Contudo, a recepção, dias antes do lançamento do filme, não foi nada boa. Nós tivemos a oportunidade de assistir ao longa, a convite da Sony, e sinceramente não vejo por qual motivo eu deveria apenas chutar a boca do Simbionte. Ao invés disso, tentarei passar o motivo que me fez entender que Venom é sim um filme ruim, mas que ao mesmo tempo, é convidativo e agradável de se assistir. Mesmo que a parte do agradável seja uma maneira carinhosa de falar que existem momentos tenebrosos de qualidade no longa.

Entendendo como o filme do Venom existe

- PUBLICIDADE -

Ao abrir mão de ganhar sozinha com os direitos do Homem-Aranha, a Sony também ganhou liberdade de criar mais projetos dentro do universo do personagem. Ainda que este novo filme não tenha nenhuma ligação ou menção ao universo da Marvel. Até por conta disso, não há Tom Holland, Spider-man, heróis e nem mesmo Nova York. O filme se passa em São Francisco e há uma explicação para isso. Não quer dizer que ela é boa, diga-se de passagem.

Temos então um Eddie Brock mais velho, com uma carreira interessante no jornalismo. Também temos um vilão sem medo, sem freio e sem sentido. Um romance, afinal é um filme e o “mocinho” precisa de uma motivação. E por fim, toda a sequência de reações que um simbionte poderia gerar em uma pessoa. Assim, a Sony tinha em mãos a chance de dar vida ao Venom, mesmo que para isso, ela tivesse que tirar o Homem-Aranha da jogada. Mas claro, o grande motivo do filme existir não é colaborar com o universo da Marvel. Mas sim explorá-lo um pouco mais.

- PUBLICIDADE -

Por que o filme é ruim?

Toda adaptação dos quadrinhos sofre com a cobrança da comunidade que acompanha suas histórias. Mas para se divertir vendo Venom, todas as pessoas devem usar suas origens e fatos das HQs apenas como base. Não espere por nada fiel. Sem o Homem-Aranha muita coisa acaba perdendo o sentido nesse filme, como é o caso do visual do vilão. Ele tem aquele formato bizarro por conta da aparência do Aranha. Já no filme ele é como conhecemos sem motivo algum. Talvez pelo resultado da união do ser extraterreste com um humano.

Então não pense que o filme pode ser ruim só por falta de fidelidade. A Fidelidade aqui passou longe. O visual do monstrengo é fiel, o resto não. Sua origem, motivações, atitudes, tudo foi adaptado para caber nessa história que não tem vilões, mocinhos ou heróis. Tem tudo isso junto e misturado de uma forma que até pode confundir.

O roteiro é de regular ao terrível. A história é completamente passável, esquecível e no final das contas o que sobra em nossa mente são as cenas de ação as que o vilão aparece. Nada mais. Existem boas ideias no filme, é verdade. Sobretudo as que envolvem o relacionamento de Brock com o Simbionte. Mas o resto é superficial, sem sal e só existe para compor uma linha do tempo que possa ser entendível. Senão, seria uma bagunça ainda maior.

Por que é um filme que merece ser visto?

 

Embora seja um filme mediano, Venom é uma das poucas oportunidades que temos de ver esse ser fantástico no cinema. Outra oportunidade que tivemos foi em Homem-Aranha 3 de Sam Raimi. E sabemos bem que não deu lá muito certo. Mas todas as cenas que tinham o Spider ou Brock como Venom, foram boas visualmente. Então ter um filme focado apenas na criatura funciona no quesito visual. Venom merece ser visto por ser um longa bem produzido no quesito técnico. É um show de destruição e de uso dos poderes da criatura. E isso vamos demorar para ver em um filme do Aranha ou do universo da Marvel.

Outro ponto de destaque e onde discordo totalmente da crítica em geral é a atuação de Tom Hardy. Não é, de fato, um dos seus melhores trabalhos. Mas ele mostra novamente que é um ator com grandes recursos e entrega uma boa atuação. Entretanto, é a batalha interna dele com o Venom e a colaboração forçada entre os dois que é a grande cereja do bolo. A voz monstruosa do vilão e as reações engraçadas ou assustadas de Eddie Brock que pode ser a grande recompensa para qualquer um que ver este filme.

As cenas de ação são bem-feitas, com perseguições nas ruas de São Francisco e muita coisa acontecendo na tela. Em alguns momentos as músicas me incomodaram bastante, mas no geral são boas.

É uma pena, porém, que a Sony tenha decidido transformar o filme em Indicado para 13 anos. Várias cenas poderiam ter um tratamento animal, violento e sanguinário. Mas acabam é tirando a imersão ao nos fazer imaginar como foi possível determinados fatos ocorrerem sem sangue. Até mesmo sem miolos. A imersão perde muito com isso, fora tudo mais que tem de errado no longa.

Ver ou não ver?

Venom se torna um dos poucos filmes que eu sei que é ruim, digo que é ruim, dou uma nota ruim, mas indico que vocês vejam. É inegável que ele diverte. Ao mesmo tempo que é inegável que ele vai te frustrar. É quase uma simbiose conseguir encontrar um balanço para fazer estes dois sentimentos coexistirem enquanto está assistindo a este filme. Suas boas ideias, atuação de Hardy e interações com Venom fazem dele algo bem legal. Mas o roteiro, a história, o vilão e até as intenções do vilão que não funcionam em nada. E claro, a falta do Aranha.

Então vá ao cinema, sem esperar muito. Ao menos você dará risada, ficará impressionado com o belo visual do “Parasita”, já sabendo que na maior parte das vezes há muita coisa errada acontecendo na tela.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”