Crítica | Vida busca em Alien: O Oitavo Passageiro inspiração para um filme TENSO!

Compartilhe

Encontrar formas de vida em outros planetas é uma obsessão humana desde o momento que cruzamos pela primeira vez a atmosfera terrestre. Com o avanço tecnológico, inicialmente o grande objetivo era pisarmos na lua, e agora anos mais tarde Marte é o próximo alvo. Até hoje, dentro daquilo que é divulgado para o público, ainda não descobrimos vida fora da Terra, mas se um dia encontrarmos afinal, como ela seria?

Alguns filmes no passado conseguiram retratar com maestria como esse encontro entre humanos e ETs poderia ocorrer, resultando em histórias bonitas e pacíficas, como em E.T. O Extraterrestre até filmes tensos, aterrorizantes e marcantes pelo medo que conseguem gerar no expectador, além de mostrar o quanto uma vida desconhecida e um organismo totalmente distinto dos que conhecemos na Terra possa ser capaz de fazer. A melhor franquia para ilustrar esse tipo de filme é Alien, e agora o gênero ganha um novo representante com Vida.

Clichês bem executados

- PUBLICIDADE -

Vida conta a história de uma tripulação internacional que está em uma missão numa Estação Espacial onde o objetivo é recuperar amostras do solo de Marte a fim de encontrar, ou não, alguma forma de vida no planeta. São 6 pessoas no total e como a tripulação é internacional, existem diferentes tipos de nacionalidades a bordo da estação. Com um elenco muito forte, contando com Ryan Reynolds, Jake Gylenhaal, Rebecca Ferguson e alguns atores não tão conhecidos do público em geral, Vida não somente consegue prender nossa atenção, como não deixa de esconder em nenhum momento que está fazendo uso de mecânicas já muito utilizadas no cinema em filmes deste gênero, como uma criatura desconhecida, a forma grotesca que ela pode evoluir e o perigo que os seres humanos podem correr caso sejam atacados por ela.

Praticamente não há ninguém a salvo e Vida conta com muitas cenas fortes e marcantes de violência e sanguinolência, deixando tudo muito interessante. Como estamos falando de uma Estação Espacial no espaço, o som é tenebroso e te deixa esperando por ataques surpresas, músicas repentinas e muito drama. Toda a ação se passa dentro desta Estação e não tenha dúvidas que, principalmente se você viu Alien, muita coisa vai lhe parecer familiar. O roteiro segue por caminhos às vezes tão previsíveis que você pode até dar risada ao saber do efeito que alguns acontecimentos poderão gerar durante o longa, mas mesmo com tantos clichês e cenas mal elaboradas ao ponto de cortar algumas surpresas, o filme consegue te manter tenso e ligado. Este talvez seja o maior dos méritos de Vida: o filme não inventa, não demonstra em nenhum momento que foi criado para modificar este gênero tão popular no cinema, mas faz uso de tudo que já vimos no passado com muita categoria, mesmo que falhe em determinados momentos.

- PUBLICIDADE -

Pode parecer ficção, mas e se for uma lição?

Outro grande mérito do filme é fazer com que fiquemos pensando em muitas coisas, principalmente na ação x reação dos fatos. Imagine que ao chegarmos em um planeta diferente, com vida, quem afinal seriam os ETs? Eles ou nós? Qual seria o gatilho que separaria o encontro pacífico do violento? Ao ver como as coisas ocorrem em Vida e como o filme trata exatamente da sobrevivência dos seres, sejam eles humanos, Ets, animais, bactérias ou qualquer tipo de ser vivo, podemos entender que o cuidado que deve existir entre espécies diferentes e desconhecidas para que as coisas não acabem mal é tremendo. A Chegada, outro longa que conta com uma história parecida com este, mas aborda de uma forma diferente o contato humano com alienígenas, demonstra que a comunicação é importante para entendermos as atitudes que cada ser toma e em Vida fica nítido que a ignorância, o medo, a aflição, falta de paciência e até o amor doentio que o ser humano pode ter, é capaz de ser tão destrutivo ao ponto de gerar uma tragédia.

Talvez se todos pudessem se entender, mesmo que seus corpos sejam em formatos diferentes, seus planetas não sejam os mesmos e até suas intenções, tudo seria mais fácil de se lidar ou prever, ocasionando reações mais brandas e até mesmo medidas mais rápidas a fim de se evitar qualquer problema. Dá para ter uma ideia que Vida é um filme que vai te fazer sair do cinema pensativo, mesmo que ele não seja um filme perfeito. Em alguns momentos as partes mais sem sentido podem ser reflexo das mentes daqueles que tiveram contato inicial com uma forma de vida desconhecida e o medo pode não deixar os pensamentos fluírem direito. Ao menos você, que estará sentado na cadeira do cinema sem nenhum tipo de risco, poderá sentir medo e ir embora no final para casa, sem nenhum efeito colateral.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”