David Cage: “Ninguém tem o poder de definir o que é um jogo”

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Beyond Two Souls foi lançado nesta semana, e os reviews e análises começaram a surgir com a opinião da industria e jornalistas em geral. O que vimos até o momento são notas que vão do péssimo ao ótimo, imperdível. No entanto, David Cage, o criador, escritor e Diretor de Beyond e Heavy Rain não gostou do que viu por aí, e disse que “ninguém tem o poder de definir o que um game é” e que muitas pessoas estão apenas em busca das mesmas experiências, com cada vez mais polígonos.

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David Cage deu esta declaração enquanto conversava com o site GameSpot, e ele disse:

“Algumas pessoas podem ser muito conservadoras em nosso meio, e isso algumas vezes é frustrante. Algumas pessoas querem que os games apenas sejam o que eles foram durante os últimos 30 anos, apenas com mais polígonos. Ninguém deveria definir o que é um jogo, ou o que ele deveria ser, ninguém tem esse poder.

“Um jogo de vídeo game pode ser muitas coisas diferentes. Angry Birds é um jogo, Call of Duty é um jogo, World of Warcraft é um jogo, Gone Home é um jogo. Quem pode decidir ‘você é um jogo’, ‘você não é um jogo’, ‘você não faz parte dessa família?’. Não. Vamos abrir esse meio para quem tem ideias diferentes e é ótimo ver pessoas tentando fazer jogos onde o tiro, as armas e elementos que tanto estamos cansados, não são as coisas principais.”

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Cage também disse na última semana que ele quer batalhar para que os jogos não sejam vistos apenas como algo para atirar, que os games não devem ser definidos pela ação e violência. Cage quer que o valor artístico dos games seja cada vez mais reconhecidos.

Eu tive uma experiência excelente com Indigo Prophecy e Heavy Rain, ambos jogos em que Cage dirigiu e colocou essa pegada de filme + game. Este último quando comecei, por diversas vezes eu me perguntava se aquilo era um jogo ou um filme em que eu poderia interagir de vez em quando, mas aos poucos você entende a propostas, que suas decisões são importantes, e que mesmo que os controles sejam simples, são o suficiente para divertir e alcançar o objetivo que o produtor queria. No entanto, realmente muitas pessoas querem um jogo para dar tiros, explosões e tudo mais que Cage lamenta existirem nos jogos atuais. E essas pessoas não estão erradas, apenas possuem um gosto, e não serão público alvo dos games de Cage. A não ser que venham a experimentar e esquecer dos tiros e armas dos jogos habituais.

O que você pensa sobre isso meu amigo, principalmente sobre a visão de Cage. Eu particularmente penso que ele está certo, mas também há um pouco de irritação nas declarações dele ao ver que algumas pessoas não gostaram de seu jogo, ou estou errado? Comente!

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5 respostas

  1. Ficou butthurt e falou groselha. Existe definição pra jogo, não adianta chora, o que ocorre é que os videogames podem entreter de diversas maneiras, e não só como o jogo em si; aí eu concordo que realmente é interessante ver gente tentando coisas diferentes (não que um filme interativo seja algo novo).

    Ainda vou jogar o Beyond pra ver qualé que é, o Heavy Rain tinha uma temática e umas cenas legais, eu curti a parada no geral; mas chamar de jogo é um pouco demais.

    1. Aeeeeeee, o Vine do Alvanista marcando presença no Combo Infinito! Disse tudo cara, ele falou groselha sem pensar, cabeça quente. No entanto eu realmente tenho minhas dúvidas se o jogo é ruim, e acho que pode estar sofrendo algum preconceito. Mas isso não dá o direito dele sair falando o que pensa a torto e direito né!?

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