Facebook ajusta feed a favor de posts de amigos e familiares ao invés de páginas que você curte

Compartilhe

facebook-novidades-feed

Uma decisão que vai impactar diretamente na audiência de sites como o Combo Infinito

- PUBLICIDADE -

Mais uma vez, o Facebook vem ajustando o seu algorítimo que gera o Feed de Notícias de cada usuário para promover os posts de seus familiares e amigos, mostrando-os antes de publicações de páginas que você tenha curtido. A informação foi divulgada pela própria empresa em um comunicado lançado hoje.

Esta é a segunda vez nos últimos anos que o Facebook se compromete publicamente a dar mais atenção a posts de pessoas que você conhece na vida real. No mês de abril do ano passado, o Facebook anunciou que estava rebalanceando o Feed de uma maneira que iria reduzir o alcance de páginas, como a nossa do Combo Infinito, e o que se viu meses após o anúncio foi uma queda brusca e sem precedentes dos números de alcance de artigos, imagens e memes. Porém, no mesmo momento o Facebook começou a dar atenção aos vídeos que páginas como a nossa publicavam em suas timelines, o que ajudou quem soube usar o recurso a manter o alcance num bom nível.

O que muda para nós, criadores de conteúdo?

facebook-novidades-feed-dislike

- PUBLICIDADE -

A nova estratégia do Facebook traz um impacto negativo para nosso trabalho, pois a rede social se tornou a força dominante na distribuição da informação e notícia no mundo inteiro, com criadores de conteúdo, sites (incluindo o Combo Infinito) e páginas contando com ele para aumentar a quantidade total de visitas e trafego recebidos por dia. Sites e empresas que investem no Facebook (seja tempo ou dinheiro) que perceberem que não conseguem alcançar o seu público através do Facebook, mesmo com muitas curtidas na página, sofrerão um colapso em seus modelos de negócios baseados em publicidade, direcionada a sua audiência, pois a quantidade de visitas de cada um destes veículos tende a diminuir drasticamente.

O problema disso também é que o Facebook não somente dita que tipo de conteúdo será visto, mas também que tipo de conteúdo deverá ser criado. Quando a empresa anunciou no ano passado que o Feed daria preferência pra quem cria conteúdo em vídeo, grande parte das páginas começaram a publicar vídeos em uma grande escala, inundando o Feed de todo mundo com conteúdos que muitas vezes nem eram relevantes.

O que o Facebook quer com isso?

facebook-novidades-feed-2

A grande mudança, olhando o lado técnico e não o comercial (que obviamente é um dos focos do Facebook), é que a rede social vai dar mais atenção para o conteúdo que você, seus amigos e familiares compartilham ao invés de links que páginas como a nossa compartilham. Nós iremos compartilhar este link em nossa página (talvez você tenha vindo até aqui através dela), mas vai contar menos do que quando muita gente compartilhar a notícia diretamente em seu Feed, copiando e colando o link em uma nova publicação. Com isso, o Facebook tende a dar mais atenção para assuntos de entretenimento, boas vibrações ou algo mais atrativo do que assuntos políticos locais ou discussões do mesmo caráter que não irão moldar o futuro do mundo. Pode ter, inclusive, ligação com as eleições que estão pra ocorrer nos Estados Unidos ou aqui no Brasil (para Prefeitos e Vereadores). Mas isso não passa de uma hipótese e só saberemos na prática.

No mesmo post, Adam Mosseri (executivo do Facebook) diz que as mudanças realizadas hoje refletem a ambição da empresa em levar a perfeita coleção de história de cada um dos 1.09 bilhões de usuários ativos diariamente.

“Nosso sucesso é construído ao mostrar para as pessoas as histórias que interessam mais para elas. Se você pudesse olhar através de milhares de histórias todos os dias e escolher as 10 que fossem mais importantes para você, quais seriam? A resposta deveria ser o seu Feed de Notícias. É subjetivo, pessoal e único. Ele define o espírito daquilo que nós esperamos alcançar.”

E agora? 

facebook-novidades-feed-mark-zu

A pergunta que não quer calar agora é como isso tudo vai funcionar. Não será mais trabalhoso para o usuário ir até a página que mais gosta pra ver o que foi postado, ou ao mesmo tempo acabar perdendo uma notícia importante postada por aquela página que ele nem lembra mais que havia curtido?

O Feed de Notícias do Facebook é, de longe, o produto mais valioso da empresa, onde aparecem comerciais aos montes em meio aos seus posts. Mas se você curtiu uma página, já não quer dizer que você gostaria de acompanhar aquilo que determinada publicação pretende te informar?

Vejo que há um conflito de ideias naquilo que o Facebook diz querer fazer e naquilo que eles implementam, deixando o usuário cada vez mais a mercê do que a rede social quer mostrar pra ele e não daquilo que o usuário decidiu querer ver.

Afinal, do que serve a curtida? Do que serve o alcance? Do que serve seu Feed de Notícias que deveria ser composto por aquilo que você realmente gosta e curte?

Sinceramente, nós não sabemos mais.


*Se você quer continuar acompanhando as notícias que o Combo Infinito posta, venha diretamente para o nosso site ou indique para o Facebook que você quer ver o conteúdo de nossa página primeiro. Para fazer isso, acesse nosso Facebook, deixe o mouse em cima de “Curtir” e no menu que aparece escolha “Ver primeiro”. Ou se quiser, ative as opções de notificações para saber quando nós postamos alguma coisa e fique bem informado todos os dias!

ver-primeiro-2jpg

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”