Financiamento de livro de arte não autorizado do NES é cancelado pela Nintendo

Compartilhe

almanaque-nes

O desejo dos fãs por criar algo especial de suas paixões sempre é destruído por as empresas donas das marcas, há muito tempo projetos de jogos feitos por fãs vêm sendo cancelados pelas companhias que detêm os direitos. Dessa vez a Nintendo cancelou um almanaque que pedia financiamento coletivo.

- PUBLICIDADE -

O livro de arte do NES, ou Famicom no Japão, foi cancelado em menos de um dia antes de ser financiado. O cancelamento foi feito pela Nintendo, que entrou com uma ação judicial contra o projeto não autorizado pela empresa.

O almanaque, que chamaria-se NES/Famicom: A visual compendium, iria reunir periféricos icônicos lançados para o NES, assim também como clássicos jogos lançados para o console, incluindo franquias como The Legend of Zelda, Super Mario Bros. e Donkey Kong.

Segundo a ordem judicial apresentada no Kickstarter, é descrito que o almanaque faz uso incorreto dos direitos autorais da Nintendo, e que o livre é principalmente visual, contendo simplesmente imagens copiadas diretamente dos jogos da Nintendo. A ordem ainda diz que o livro de arte levaria um selo modificado do usado pela Nintendo em produtos fabricados pela empresa, o que poderia levar o público a se confundir com um projeto oficial da companhia japonesa.

- PUBLICIDADE -

A Nintendo explicou ao Game Informer por quais motivos cancelou o almanaque. Segundo a empresa, eles protegem suas propriedades intelectuais de forma agressiva, não permitindo que terceiros usem suas marcas de forma não autorizada.

Os criadores do almanaque cancelado não se pronunciaram publicamente sobre o assunto. É uma pena, porém é totalmente correto por parte da Nintendo, que além de não levar nada no projeto, ainda poderia receber alguma crítica por algo que saísse errado ou não estivesse de acordo com tantos jogos clássicos que a empresa criou e lançou no seu primeiro videogame. É uma regra que a Nintendo vem seguindo há anos e não vai mudar tão cedo.

Compartilhe

2 respostas

  1. Infelizmente não dá pra classificar as empresas como vilãs, pois é muito diferente alguém fazer um trabalho como fã do que arrecadar dinheiro pra fazer algo usando propriedade intelectual de terceiros. Não vou dizer que é o caso deste crowdfunding especificamente, mas em grande parte dos casos, parte significativa do dinheiro acaba virando lucro em cima das marcas. É muito difícil, senão impossível, aferir a correta destinação dos recursos para simplesmente achar que é amor de fã sem nenhum interesse maior.

  2. Eu adoraria ver um almanaque desses! Mas a Nintendo protege as patentes dela agressivamente desde sempre. Acho que não havia como esperar outro desfecho para essa história.

    No máximo, achando uma brecha em fair use e conteúdo educacional. Mas aí não dá pra pedir funding pelo Kickstarter, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”