God of War: O antes e o depois na saga de Kratos e o que muda no jogo do PS4

Compartilhe

God of War ainda tem o mesmo protagonista e título, mas por que tudo parece tão diferente?

God of War está a um mês de seu lançamento oficial para o Playstation 4. O jogo é carregado de expectativas, pois promete mudar tudo estabelecido nos últimos seis jogos. Mas afinal de contas, o que mudou e o que ainda é o mesmo? Vamos começar por um personagem que os jogadores conhecem bem.

Kratos

- PUBLICIDADE -

O Deus da Guerra está mais uma vez no lugar de protagonista. Mesmo depois de suas diversas “aventuras” na Grécia, ele ainda permanece o mesmo – de certa forma. Kratos buscava vingança contra os deuses gregos. Ele buscava sangue e morte. E conseguiu o que queria. Ele era movido por uma força de raiva bruta e seu ódio o fez permanecer vivo nas mais diversas circunstâncias. Porém, agora que sua fonte de raiva e rancor se foi, o que sobra? Ditados populares dizem que se alguém busca vingança, deve cavar duas covas. O que vemos no fim da saga de Kratos na Grécia é isso.

O Kratos de agora parece mais coletado, mais centrado e mais convicto. Mas isso também pode ser uma forma de raiva e ódio. Nos trailers do novo jogo vemos ele sendo duro com seu filho Atreus, mas as vezes até demais. Sabemos que ele sente que o filho precisa estar preparado para qualquer situação. Sua criação espartana exigiu a mesma coisa. Mas também vemos um outro lado mais íntimo de Kratos nos vídeos. Suas expressões quando está sozinho são de incerteza, hesitação e um certo rancor.

A raiva ainda está ali, mas possivelmente não voltada contra deuses, mas contra ele mesmo. Ele odeia ter feito o que fez, odeia o que precisou ter feito e ainda sente raiva de si mesmo por ter matado sua família no passado. Ele pode ter se perdoado, mas mesmo no perdão ainda é possível sentir rancor. O ódio dele agora possui camadas e isso mostra o quanto o Fantasma de Esparta evoluiu.

- PUBLICIDADE -

Jogabilidade

Esse tópico aborda partes mais técnicas, mas que devem ser apresentadas. God of War carrega um estigma. A simplicidade dos comandos anteriores ao mesmo tempo que era bem vista, era muito criticada. Enfrentar inimigos se resumia à “aperte quadrado até parar de se mexer”. Ou “aperte quadrado até aparecer o círculo”. Todos os seis jogos tinham a jogabilidade extremamente parecida, mudando apenas uma mecânica ou outra exclusividade de algum título. O novo jogo parece estar fazendo o oposto e está renovando o combate como um todo.

As lâminas com correntes foram substituídas pelo machado nórdico que Kratos carrega em suas costas. Entretanto, agora mecânica de combos foi completamente reconstruída, conforme vimos nos trailers de gameplay. Vamos a equipe do Santa Monica Studios fazer algo muito necessário na indústria, se reinventar. Você pode conferir o vídeo com o gameplay do jogo aqui.

Ambiente

A série sempre trouxe diversos cenários para os jogos. Vulcões, o Mundo dos Mortos, montanhas, cavernas, metrópoles e lagos. Mas mesmo assim, o novo God of War apresenta uma diversidade de cores, sons e locais inéditos na série. O mundo conta com diversos tons mais vivos do que os jogos anteriores. Locais com muito gelo ou muitas árvores com folhas de diversas cores. A direção de arte aposta no aspecto vivo e colorido da mitologia nórdica e destoa a ambientação do novo game dos outros seis. Até mesmo as criaturas possuem paletas de cores bem distintas e com visuais interessantes.

Em breve poderemos ver o que nos aguarda na nova aventura de Kratos pelas terras do norte ao lado de Atreus. No dia 20 de abril, God of War será lançado para Playstation 4.

Acha que o jogo pode entregar uma experiência mais profunda que seus antecessores? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”