iBuyPower é um Steam Machine à U$ 499 dólares

Compartilhe

ibuypower-steam-machine-por-499

Começam a aparecer os primeiros Steam Machines, computadores em forma de console, que rodarão jogos de PC utilizando o sistema operacional da Valve, o Steam Os.

- PUBLICIDADE -

E a vez é do iBuyPower, produzido pela empresa de mesmo nome. O novo sistema desafia a ideia de que computadores direcionados para a sala de estar, para se usar na TV, irão custar muito mais que um vídeo game. Se depender da iBuyPower, você investirá o mesmo que em um Xbox One, U$ 499 Obamas.

O Steam Machine da iBuyPower custará U$ 100 Obamas a mais que o PS4, por exemplo. Irá acompanhar uma placa de vídeo AMD Radeon R9 270, que sozinha custa em média U$ 180,00 Obamas. De acordo com o site The Verge, o iBuyPower ainda acompanhará um HD de 500GBs, um processador multi núcleos da AMD (tudo indica de 8 núcleos), um Steam Controller, um adaptador Wi-Fi e suporte à bluetooth.

Segundo a fabricante, o iBuyPower rodará todos os jogos disponíveis para a plataforma em 1080p e 60 FPS. Será?

- PUBLICIDADE -

Veja também: Curve Studios está trazendo o shooter Velocity Ultra para o PC

Ainda não há data de lançamento para a máquina, mas sabe-se que a Valve anunciou que os Steam Machines começarão a invadir o mercado em 2014.

Na tentativa de diminuir o preço do equipamento, a saída foi remover o Windows da parada. Sozinho, o sistema custa nos Estados Unidos, algo em torno de U$ 100,00 Obamas. Então, os Steam Machines serão lançados com o próprio sistema operacional da Valve, o Steam Os. O sistema é uma versão do Linux pensada para os Steam Machines.

A Valve quer que você continue jogando no PC, porém na sua sala e na sua TV.
A Valve quer que você continue jogando no PC, porém na sua sala e na sua TV.

Como a Valve não é uma produtora de Hardware, ela fez parcerias com outras empresas para a produção de diversas configurações de PCs direcionados para uso na sala e na TV. Nos próximos meses, inúmeros equipamentos serão anunciados, cada um com configurações próprias, e por consequência, preços diferentes.

Nessa história toda, a única pedra no sapato da Valve é o fato que os jogos que funcionarão nos Steam Machines serão os que estão convertidos também para Linux. Como o Windows não é o sistema das máquinas, a biblioteca de jogos, que passa de 3.000 no Steam, cai para os atuais 300 (ou menos). Ainda não se sabe se os usuários poderão mudar o sistema do equipamento, mudando quem sabe, para o Windows, e aumentando a quantidade de jogos compatíveis. Porém, essa ação poderá encadear uma perda da experiência, ou algo que a Valve não está planejando para seus equipamentos.

Veja também: Microsoft diz: “Estamos olhando com grande interesse no que a Valve está fazendo”

Sabe-se também que a Valve está empenhada em aumentar a compatibilidade dos jogos para o Linux, e as produtoras já estão desenvolvendo seus jogos com versões para Windows e Linux. A Valve também já apontou que não tem interesse em desenvolver jogos exclusivos para o Steam Os ou Steam Machines.

O iBuyPower é o primeiro de muitos, como falamos acima. Porém nos dá uma ideia do poder que essas máquinas poderão ter. Aparentemente, valerá mais a pena esperar pra decidir que tipo de equipamento pode se encaixar à sua necessidade. Pensando em Brasil, o Steam é o melhor mercado para se comprar jogos, pois além de estar em Real, aceitar cartões nacionais e até pagamentos em boletos, o preço é sempre um grande atrativo, ainda mais quando entramos nas semanas malucas que a Valve realiza diversas promoções nos jogos.

Porém, ainda não vejo motivos para comprar um Steam Machine ao invés de um computador ou notebook potente. Hoje em dia eu tenho um PC, e ligo ele na TV, por HDMI, então a proposta é a mesma, com o simples fato de ele continuar sendo um PC, e ter todas as funcionalidades de um. O Steam Machine ainda é uma máquina voltada para games, e é necessários sabermos mais dela para criar essa necessidade de compra. No entanto, torço fortemente para que a iniciativa dê certo, e que o Steam se fortaleça com isso.

E você, o que achou do iBuyPower? Você compraria? Comente!

Veja também

Steam anuncia seu próprio sistema operacional

Finalmente Valve revela o Steam Machine

Vídeo demonstra o Steam Controller em ação

Compartilhe

7 respostas

  1. ” Segundo a fabricante, o iBuyPower rodará todos os jogos disponíveis para a plataforma em1080p e 60 FPS. Será? ” Ariel meu amigo, nunca subestime o que um PC pode fazer! Só pra você ter uma idéia, joguei Bioshock Infinite aqui em 1080p com taxas de quadros chegando a 120 fps!
    Eu também não vejo motivo para comprar uma Steam Machine, a não ser pelo SteamOS (mas quero ver se será possível instalar o sistema em qualquer PC-aí em vez de comprar uma Steam Machine é só instalar o sistema e fazer dual boot!) Acredito que uma das vantagens da Steam Machine será o ‘barulho’ (PCs são muito barulhentos!)

  2. Tenho confiança na Valve por causa daquilo que ela faz hoje com o Steam.
    Por mim as produtoras podem até parar de produzir jogos para windows para produzir somente par SteamOS. Isso pode ser uma cova para o Windows, já que é praticamente a única coisa que prende os usuários neste SO lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”