Jogador profissional de Street Fighter V reclama da atual abordagem da Capcom

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Street Fighter V elevou a diversão no que diz respeito a jogabilidade de um jogo de luta com sistemas mais simples de se entender e de se executar, dando abertura para que mais jogadores pudessem competir de igual para igual com grandes nomes do cenário competitivo do jogo da Capcom. Entre estes mesmos jogadores, conforme Street Fighter V vem passando por mudanças desde que foi lançado, existem aqueles que não estão concordando totalmente com a abordagem que a Capcom vem realizando em seu jogo de luta e no cenário de e-Sport baseado em Street Fighter.

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Falando com o GFCnow, Bruce “ZOWIE|GamerBee” Hsiang falou sobre sua jornada como jogador profissional e como ele vê o cenário atual que a Capcom vem fornecendo com Street Fighter V e ele não foi lá muito otimista.

Segundo o jogador, para vencer em Street Fighter V é necessário sempre ter um personagem “Top Tie”, ou seja, bem forte e isso muda a cada atualização no game, que deixa alguns personagens mais fortes e outros mais fracos. Outro famoso jogador profissional que já deu uma declaração parecida é Infiltration que desde que o jogo mudou para a segunda temporada viu seu Nash perder muito espaço. GamerBee disse o seguinte em determinado ponto da entrevista.

“…se um jogador quer realmente vencer, ele não terá outra escolha do que mudar para um personagem forte. Aquele que domina os personagens Top Tier, terá grande vantagem.”

Bruce “ZOWIE|GamerBee” Hsiang

Hsiang continua dizendo que Street Fighter V não permite realmente que os jogadores se expressem com personalidades únicas através do gameplay. Ao invés disso, ele diz que estamos vendo uma quantidade gigantesca de repetições de movimentos de personagens fortes, independentemente de quem os controla. Isso se dá pelo fato dos personagens possuírem sequências que são tão poderosas, que não dá pra repetir em quantidades generosas.

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“Eu realmente penso que Street Fighter V possui uma grande falta de combos baseados em habilidades que definem a personalidade de jogadores mais avançados. Estas habilidades e combos diferentes é o que poderia definir uma distância entre os jogadores de topo e os jogadores comuns.

Agora todo mundo está fazendo a mesma coisa, não podemos mais mostrar habilidades especiais ou combos difíceis. O próprio jogo parece definir todo nosso desempenho e trabalho duro. Não sei se essa é uma forma boa da Capcom abordar a cena competitiva e isso fere o próprio game.”

As declarações de GamerBee podem refletir dois cenários: o primeiro é os jogadores profissionais mais clássicos que não estão conseguindo acompanhar a evolução ou mudanças que Street Fighter V trouxe para o cenário competitivo e estão visualizando o alto crescimento de pessoas que antes não tinham tanto destaque antes, como o caso do brasileiro Brolynho. O outro lado é o da Capcom, que quer que o jogo seja mais convidativo para todos os jogadores e oferece ferramentas para quem quer ir além, mas não impossibilita que com algum tempo de treinamento, você que está lendo esse artigo realize façanhas que os jogadores de topo poderiam alcançar.

São dois lados da moeda e pensando no lado competitivo está bastante claro que as mudanças de Street Fighter V mexeu com todos. Ainda não consigo pensar se GamerBee tem total razão ou apenas está reclamando por não conseguir repetir o sucesso que obtinha com Street Fighter IV.

GamerBee também deu conselhos para quem quer entrar nesse ramo e falou sobre eSports e muito mais na entrevista, que pode ser lida por completo (em inglês) clicando aqui.

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15 respostas

  1. Não vi o TOKIDO chorando por causa disso, no SF IV ele mandava os combos mais impossíveis da história e agora no SF V continua sendo o melhor akuma. Sem mais.

    1. Melhor resposta parabens! eu concordo q o jogo ficou sem sal mas é isso q vc disse tokido ta ai muendo muito nego com personagem quebrado que é o akuma hoje, pouca vida e destroi apeloes como guile e urien e laura, TOKIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. A Capcom só diminuiu a parcela que a execução dos combos representava nos requisitos para jogar SF competitivamente. Jogadores que realmente sabem ler o oponente e exercer pressão na partida continuam mandando muito bem no joguinho. O que temos aí é o exemplo de veteranos desgostosos com o fato de que o jogo não é mais pura execução como antigamente. SFV provavelmente é o fightan mais gostoso de jogar hoje em dia, esse pessoal precisa mesmo é se adaptar ou jogar outro jogo.

    1. Não é não! Não tem arcade mode! Para quem não joga online ou competitivo é um lixo o pior jogo de luta que a Capcom já lançou, e a versão PC é completamente cheia de bugs. Quem gosta de Arcade mode, jogar offline então pega outro jogo. Exatamente foi isso que aconteceu. O jogo só vendeu 1.4 milhões no lançamento e somente 100.000 depois. Vai ser um dos Street Fighters que menos vendeu por que a Crapcom só se preocupa com o competitivo e não com os jogadores casuais!

      1. Vai vender só isso pq não tem no xbox e não por causa do q flw burrice da capcom foi essa exclusividade com a sony a microsoft tbm tem culpa nessa merda sendo umas das empresas mais ricas do planeta com poder aquisitido absurdamente maior q a sony deixar isso ocorrer.

        Tem q se preocupar e com o jogo sendo competitivo mesmo quem não sabe jogar q aprenda é justamente o q fez o street fighter ser o q ele é inovando os jogos de luta.

        1. Cara, o jogo tá falido justamente por não ter Arcade Mode. Não fala asneira.

          Que VOCÊ não ache necessário ter arcade mode, ok. Afinal, todo fanboy defende a empresa, não importa a asneira que ela faça.

  3. Por mais que alguns pro-players antigos continuam no topo, eu concordo com o que ele disse, você gosta de um determinado personagem, quer jogar com ele, quer ficar forte com ele, mas ai vem um usuário de top tier pra não deixar você respirar durante luta, em SFIV eu mesmo me sentia um grande desafio, agora tenho que me submeter a personagens que estão fortes em status base e combos e ficar fazendo combos apelativos com os mesmos.

  4. Só lí verdades. Em torneios de Street fighter V, reina a mesmice da mesma panelinha de personagens e combos repetidos.

  5. A proposta era ficar técnico, mas as lutas se baseiam só em ataques com soco ou chute médio e cross ups. Baseado nisso, quem tem os melhores golpes médios levam muita vantagem. Você pode gostar do Ryu, do Urien, da Laura, FANG, mas eles ficaram péssimos nessa temporada. Então você tem que deixar seu personagem favorito de lado e pegar o mais forte nas partidas online

  6. Eu concordo no sentido que SFV esta muito repetitivo… não variação nos combo, o SF4 tinha infintas possibilidades.

  7. Cara!#@ eu acho impossível fazer aqueles combos dos TRIAL por causa do “timing” e os caras estão falando que o jogo é simples? VTNC… só consegui completar a da Laura até agora.

  8. Acho que tem um pouco de mimi dele e do Infliltration, mas destaco e concordo com ele nessa parte:

    “Eu realmente penso que Street Fighter V possui uma grande falta de combos baseados em habilidades que definem a personalidade de jogadores mais avançados. Estas habilidades e combos diferentes é o que poderia definir uma distância entre os jogadores de topo e os jogadores comuns.”

    Assistir a torneios de SFV é meio que a mesma coisa por conta dessa acessibilidade mais democrática que a Capcom escolheu adotar para trazer mais jogadores. Acho bem bacana a atitude, mas tem lá sua ressalvas, como o próprio Gamer Bee falou. Mas no geral, acho um pouco de choro. Vamos aguardar cenas do próximo capítulo de SFV 🙂

  9. Dinheiro tudo se resume a dinheiro. Jogo mais acessível igual a mais gente comprando pra compensar a exclusividade.

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