Jogamos FIFA 18! Nossas primeiras impressões sobre o jogo!

Compartilhe

Ontem, durante o WB Game Summit, evento que ocorre anualmente no Brasil e que dá a oportunidade da imprensa local botar as mãos em futuros títulos distribuídos pela Warner no país, como jogos da EA e Capcom também, pudemos testar em primeira mão FIFA 18, o novo jogo da EA Sports que promete trazer mais realismo para o futebol virtual que agora conta com Cristiano Ronaldo na capa do game.

- PUBLICIDADE -

Antes de testarmos, foram apresentadas algumas novidades, como novas falas de Thiago Leifert e Caio Ribeiro durante as partidas (sim, a dupla está confirmada em FIFA 18) e como a EA pretende melhorar o jogo, com captura de movimentos mais realistas, sujeira no gramado proveniente da torcida, que por sua vez ganhou mais animações, tornando a alegria no estádio algo mais real.

A Primeira Partida

Logo que comecei a jogar FIFA 18, a primeira grande diferença que deu para sentir foi a velocidade do jogo, muito mais lento que FIFA 17. De cara, causa uma estranheza enorme, pois começamos a correr com o personagem e diferente de FIFA 17, parece que ele não está saindo do lugar. No entanto, essa estranheza é algo normal quando saímos de uma versão de um jogo de futebol que nos dedicamos durante um ano inteiro e passamos a testar uma nova versão. O domínio da bola dos jogadores está bem realista, com mais movimentos e de forma mais sutil, sem cortes bruscos que, apesar de causarem jogadas interessantes, são impraticáveis na vida real, como quando estamos correndo com o jogador, soltamos a corrida, alteramos a direção que ele está sendo direcionado e seguramos novamente a corrida.

- PUBLICIDADE -

Antes, este comando gerava um corte seco para um dos lados que o jogador era direcionado e eu utilizo muito isso jogando FIFA 17 principalmente com os jogadores que atuam nas pontas dos campos para entrar na área com facilidade. Agora em FIFA 18, o jogador que está com a bola sente a parada de uma forma bem brusca e dependendo de como o comando é executado, a bola sai do domínio dele. Para falar a verdade, eu não aceitei esse comando uma vez sequer e imagino que isso tenha sido removido do jogo, ao menos na build que testei.

Outra coisa que senti uma diferença tremenda foi na defesa, onde os jogadores parecem mais pesados, porém isso faz com que eles não sejam levados facilmente em um drible simples, mantendo a posição de defesa com mais facilidade. Ao segurar L2/LT, a postura de aguardar a ação do atacante se mostra muito mais útil do que antes, e a movimentação de tentar obstruir um chute ou um passe, além do bote para atrapalhar o atacante, parece bem mais legal que FIFA 17.

Nas partidas seguintes

Conforme a primeira partida passou, a estranheza foi dando lugar para a coragem de tentar algo novo no jogo, ou até mesmo de fazer tudo que vinha fazendo em FIFA 17 de forma adaptada para tudo que FIFA 18 traz de diferente. Os chutes com R1/RB se mostraram melhorados e mais úteis, os goleiros estão bem posicionados e continuam muito bons, o que é ótimo. Não gostei de ver que no escanteio a ideia do cursor na área se manteve e aparentemente este será o padrão de FIFA daqui pra frente. A manha de segurar toda a barra no escanteio e jogar no primeiro pau pro atacante dar aquela escorada esperta pra dentro da rede ainda existe, e isso não é legal.

A cadência de jogo e a velocidade reduzida exige que você deixe de lado aquela correria de sair driblando todo mundo e dê mais atenção aos passes curtos, rápidos e certeiros. Senti que a assistência nos passes está reduzida, exigindo mais do jogador, o que é ótimo e pode tirar um pouco da facilidade que muitos players possuem de sair tocando até a área sempre que pegam na bola, dando mais chances aos defensores de roubar a pelota no caminho. Como costumo jogar mais no passe cadenciado, senti que a velocidade atual de FIFA 18 favorece meu esquema de jogo, mas quem joga na correria vai acabar criticando o game, até de forma injusta, já que hoje o futebol está cada vez mais difícil e o passe de bola é imprescindível para o sucesso de um time.

Uma coisa que não foi legal é não ter notícias sobre como os times brasileiros estarão e pelo visto, tudo será igual como foi em FIFA 17.

Podemos esperar que a EA realmente melhore de forma mais abrangente todas as mecânicas de FIFA para este ano, muito mais do que foi de FIFA 16 para FIFA 17. Gosto muito de FIFA 17, mas conforme a gente se dedica mais ao jogo, mais problemas vamos encontrando, e sabemos bem que existem muitas coisas para serem melhoradas e acredito que em FIFA 18 a EA vá conseguir suprir boa parte dessa necessidade de mudanças. A primeira impressão foi muito boa, e agora é aguardar pelo lançamento oficial do game e uma possível versão demonstrativa para os consoles da nova geração.

E você, o que está esperando de FIFA 18? Gosta de FIFA 17? O que acha que deve ser alterado no jogo para a nova versão? Comente logo abaixo!

 

Compartilhe

12 respostas

    1. Infelizmente não ocorreram situações de falta enquanto eu jogava, só contra mim hahaha. Eu tb não gostei do sistema de faltas do 17, no treino funciona perfeito, no jogo é péssimo!! Vai entender…

  1. Poderiam fazer um futebol mais arcade, ta ficando cada vez mais chato jogar fifa e pes, bons tempos do futebol do PSX

  2. Velocidade reduzida??? vixe na vida real uma das principais diferenças é a velocidade do jogo, n sei n se isso foi uma boa.

  3. Os jogadores pararam de deslizar em campo ? Acho isso ridículo…. nem um pouco realista… vc não sente a aderência ao gramado no fifa 17 …parece q estão patinando…. um lixo

  4. Está caminhando no caminho certo, focando o real em tudo. Gameplay e grafico. Esse e o futuro do jogo. Esse lance de correria não existe. Jogador humano cansa, e isso do jogo ser mais cadenciado e ótimo. Correria toda hora chega facil no gol sai da realidade e acaba enjoando, agora o 18 vai da o ponta pe inicial, de um jogo real. Parabens pra EA , que assim continue focando o realismo! E quem gosta de jogo rapidao nao entende de futebol, jogo fora do realismo nao passa emoção. Jogo cadenciado ótimo. A cada chegada ao gol , mais emoção. Nota 10!

  5. Diego santos
    um minuto atrás
    Está caminhando no caminho certo, focando o real em tudo. Gameplay e grafico. Esse e o futuro do jogo. Esse lance de correria não existe. Jogador humano cansa, e isso do jogo ser mais cadenciado e ótimo. Correria toda hora chega facil no gol sai da realidade e acaba enjoando, agora o 18 vai da o ponta pe inicial, de um jogo real. Parabens pra EA , que assim continue focando o realismo! E quem gosta de jogo rapidao nao entende de futebol, jogo fora do realismo nao passa emoção. Jogo cadenciado ótimo. A cada chegada ao gol , mais emoção. Nota 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”