Microsoft e Xbox One: seria tudo um exemplo de Marketing?

Compartilhe

Microsoft-e-Xbox-One-seria-tudo-um-exemplo-de-Marketing

Caso você ainda não saiba, a Microsoft deixou de lado todas as suas estranhas e, no ponto de vista de muitos, absurdas políticas anti pirataria que pairavam sobre todos os anúncios do Xbox One. O jogador agora não precisa mais ficar on-line a todo momento e games usados irão rodar normalmente no console sem taxa adicional. E depois deste anúncio, muitos veículos dizem que o console já ultrapassou o PS4 nas pré vendas em questão de horas!

- PUBLICIDADE -

A Microsoft defendia que para poder aproveitar os recursos do novo console e principalmente para jogar, os gamers deveriam ficar on-line ao menos uma vez ao dia, e caso não o fizesse perderia acesso a toda sua biblioteca de games, até que finalmente se conectasse novamente a internet. Isto significava que se você não tem internet, não poderia ter um Xbox One.

Como mencionado acima, a Microsoft também inverteu a sua política no que diz respeito à revenda de jogo. A empresa planejava deixar a cargo das produtoras a responsabilidade de como lidar com a revenda dos games, mas nenhum grande detalhe foi dado. Apenas se sabia que as publishers poderiam restringir o uso de uma mesma licença em mais de um console, ou exigindo uma taxa para reutilização. Aí apareceu o Family Share e mesmo assim apenas era possível que um game fosse utilizado por uma pessoa de cada vez.

Mas agora tudo isso acabou. Você pode dar ou emprestar os seus jogos à quem quiser. Você pode estar on-line ou não, você decide. Você vai precisar de internet para a configuração inicial da máquina e, em seguida, você estará livre para fazer o que quiser.

- PUBLICIDADE -

Então, vamos pensar um pouco sobre tudo o que aconteceu?

Quando a Microsoft anunciou o Xbox One, ficou totalmente claro que se tratava de uma grande máquina, com muito poder e recursos, principalmente recursos extra games, focando no Skype, TV, na sua sala completamente. Tudo que se falou em relação ao que o console fazia (ou fará) só não caíram na graça do consumidor porque logo que a empresa mostrou tudo de bom, começou o papo dizendo que “você não pode compartilhar com seus amigos” e “você vai precisar estar com o console sempre online”. Então no Twitter muitas pessoas dizendo que não poderiam viajar levando seu Xbox One, e a Microsoft respondeu com um singelo “é por isso que o X360 ainda existe. Se não quer ficar on-line, compre ou mantenha seu X360”. Esta é facilmente a pior estratégia de marketing de todos os tempos direcionada para um novo console certo?

Então Sony anunciou o PS4, que até o momento se mostra uma máquina incrível, principalmente comparando as especificações de ambos os consoles. Sua maior publicidade foi sobre o quão ruim era a política em torno do Xbox One, e sobre toda a facilidade de compartilhamento dos jogos do PS4. Até fizeram um vídeo pra isso, que mesmo que você já tenha visto, é tão sensacional que vale mais um play.

 

Então agora a Microsoft do nada, “apertou um botão” e nada mais disso existe. Sobraram apenas coisas boas no Xbox One, e todo mundo quer um. Até a Gamestop (loja focada principalmente em games usados) que antes era totalmente contra a plataforma e suas políticas soltou a seguinte afirmação:

“Devido a alta demanda, a GameStop informa que não está mais aceitando reservas para o primeiro dia de vendas do Xbox One. No entanto novas reservas podem ser realizadas por nosso site www.gamestop.com.”

Vamos prestar atenção nisto: A Microsoft de repente levanta o véu, de baixo dele existe uma linda e brilhante nova política, onde tudo de ruim se foi e agora todo mundo ama e deseja um Xbox One. E todo o estoque esgotou em 8 horas após o anúncio. É isso mesmo que aconteceu?

Pode ter certeza que não. A Microsoft anunciou o console e todos os seus problemas, praticamente TUDO tinha a ver com o que os consumidores não queriam, ou seja, apenas os mais fanáticos conseguiam olhar para aquela política e dizer que a Microsoft tinha razão. Os jogadores questionavam a Microsoft no Twitter e nas redes sociais, e a empresa SEMPRE respondia negativamente a todos, apenas para criar uma incrível quantidade de má publicidade, e funcionou! Todo mundo está falando do Xbox One (veja o tamanho deste post sobre o console como exemplo). E quando todos voltavam seus focos para o PS4, a Microsoft tira tudo que há de ruim do Xbox One e pronto: a publicidade em torno do aparelho é de uma máquina que é puro ouro e que está com uma alta demanda, algo que a Sony já havia dito sobre o PS4.

vamos olhar mais um fato, que aconteceu no primeiro dia em que a GameStop começou a aceitar encomendas dos dois consoles, e o representante da GameStop disse:

“Nós recebemos um estoque de 16 Xbox Ones por loja, mas temos 60 Playstations 4 e ainda estamos encomendando mais”

Se apenas isso já não levanta uma suspeita, deixe-me continuar com essa teoria. Vamos dizer que a Microsoft comprou imediatamente todos os seus consoles, fazendo parecer que todos estão reagindo à notícia e, agora, de repente, esta é a máquina a ser comprada. Quando soube da notícia, até eu que já estava convencido a comprar um PS4 queria um Xbox One.

Aí você observa seus amigos falando bem do console, que vão comprar um, e você naturalmente não quer ficar pra trás e pensa em comprar um também, e seu amigo que não queria o console pensa da mesma forma agora, e assim vai, em toda a sua rede de amigos. Mas ao procurar o console para pré venda você não encontra. Você simplesmente aceita sua derrota? Claro que não, se você realmente foi convencido pela Microsoft e por seus amigos, você não vai sossegar até conseguir o seu. É genial!

Haviam apenas 16 Xbox Ones  por loja para vender, mas o PS4 tinha 60 por loja para vender, o que é quase quatro vezes mais. E é claro que 60 PS4 não vão vender antes dos 16 Xbox Ones. É apenas uma questão de números e de lógica.

Então, eu lhe pergunto: estaria a Microsoft realmente ouvindo seus fãs e apenas corrigindo as falhas em sua máquina, ou na verdade, isto tudo é apenas uma demonstração de que a Microsoft está jogando e conseguiu criar um incrível marketing em torno de seu mais novo console? Você me diz! Deixe seus pensamentos nos comentários abaixo.

Compartilhe

4 respostas

  1. Cara faz super sentido tudo o q voce disse…eu estava odiando a microsoft, do nada decidi comprar um x One hahaha..vai entender esses malucos.

  2. Pra mim, a decisão deles veio tarde demais! Eu não tinha mesmo interesse no Xbox One, então isso não mudou nada pra mim, apesar de achar legal da parte deles tirar toda essa baboseira! Mas a Sony respeitou o consumidor desde o início!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”