O Exorcista: Episódio 6 – O mal está em toda parte na história da série

Compartilhe

ATENÇÃO: Este texto está LOTADO DE SPOILER e é recomendado para quem viu o sexto episódio de O Exorcista. Se quiser ler sobre os episódios anteriores -> EP01, EP02, EP03, EP04, EP05

Após cinco episódios ficou muito claro que Regan, ou Angela, é a personagem principal da série de O Exorcista, mesmo que no começo a gente não soubesse disso. Agora, com a grande revelação de que Angela é Regan e Regan é Angela, a série e o roteiro meio que se libertaram a deixar a acontecer mais coisas perigosas com os demais personagens, como Casey, Tomás e Marcus. Afinal, se antes todos eles aspiravam a serem protagonistas da história, agora são meras peças de um quebra cabeça demoníaco.

A Igreja é a grande vilã

- PUBLICIDADE -

critica-exorcista-ep-6-02

O sumiço de Casey e a busca pela garota, possibilita que a “Gangue dos Órgãos” continue agindo pela cidade. Não sabíamos o que eles faziam com os órgãos que eles roubavam das pessoas, até que por um breve momento aliei a fornalha e os pedaços de gente a canibais. Que nada, eles formam cinzas dos órgãos para invocar algum mal maior, sem dúvida alguma pode ser Pazuzu. Porém, mesmo com as coisas estranhas que já vinham acontecendo, não dava pra imaginar que a igreja estivesse por trás daquilo tudo, e eles querem Tomás.

Inclusive me vem a cabeça se na primeira vez que Regan foi possuída, lá no filme original, se tudo não ocorreu por conta de algum ritual como esse, que por algum motivo foi levado até a garota. É bizarro ver a igreja e um padre como aquele, cheio de si e orgulhoso por fazer o mal e brincando com a ingenuidade das pessoas usando o exemplo das maçãs que ele derrubou no chão, formando uma ceita em prol de um demônio. E que história maluca de ser o próximo escolhido, pra que aquilo deve servir afinal? Louco foi ver a cara de inveja da Maria Walters, doida pra ser a escolhida e com certeza deve ter alguma ligação com aquele cara da língua dura que fica na casa dela, que o sobrinho do Tomás encontrou. Agora, o que as cinzas que viram os olhos podem fazer pra “ajudar” a resolver o problema dela, ainda será um mistério.

- PUBLICIDADE -

Tomás, o desinteressante

critica-exorcista-ep-6-03

Há cada novo episódio, perco minha fé em Tomás. O personagem começou muito bem a série, sempre dizendo “contem comigo, sou o melhor Padre”, aí toda vez que algo sai dos trilhos, ele se joga nos braços da Jessica. O mais bizarro é ver que Maria Walters tá ligada no que vem acontecendo, pois quando Jessica surgiu na paróquia em busca de Tomás, Maria mandou duas frases que soam como indiretas: “Ah, sei, você tem coisas mais importantes pra fazer” e “ele é todo seu”. Seria Jessica uma pessoa incumbida de tirar Tomás do caminho do bem até que ele um dia esteja sentado também naquela mesa que faz virar os olhinhos?

Talvez o roteiro esteja fazendo a gente pensar que Tomás é fraco pra que no final ele mostre que tem fé, que é iluminado e que pode salvar o dia, mas se depender de tudo que ele vem fazendo, apesar dele não ter ficado com Jessica nessa segunda vez ou a série não ter mostrado, só a intensão dele estar lá já é complicada pra quem pensa em fazer exorcismos. E ele pelo visto vai precisar fazer muitos, já que a possessão se tornou um vírus na cidade.

Marcus, o João Batista

critica-exorcista-ep-6-05

Caso você não se lembre, Jesus foi batizado por João Batista às margens do Rio Jordão. Numa cena que nos faz pensar em batismo, Marcus encontra Casey comendo uma ave como se fosse a coisa mais gostosa do mundo, e ataca Marcus. O ex-Padre começa a afogar a garota e tudo que tem dentro dela proferindo palavras de poder. Apesar de ir totalmente contra os ensinamentos da Madre que consegue tirar os espíritos das pessoas com amor, o método de Marcus parece ter dado certo, com violência o suficiente para expulsar o inimigo do corpo de Casey por alguns segundos, já que ela mesma disse que ele estava voltando. A garota vem passando por uma guerra contra o espírito engomado que toma conta de seu corpo e Marcus conseguiu criar uma brecha para, quem sabe, a salvação dela possa ser possível.

A cena em que Marcus encontra uma porrada de gente num túnel mostra como os espíritos estão tomando conta das pessoas nas ruas. O que deixa um pouco confuso sobre quais são as ideias da igreja: matar e roubar órgãos ou proliferar o mal no corpo das pessoas? Imagino que cada um dos motivos deva ter alguma importância, mas aos poucos o mal vai formando um exército, que por pouco não acabou com Marcus. Graças a Casey e seu cosplay de Regan Mcneil, andando pelas paredes e pelo chão com o corpo invertido. Quem viu o filme original matou na hora a referência.

Algumas respostas, muitas perguntas

critica-exorcista-ep-6-04

O episódio dessa semana trouxe muitas novidades e diversas novas questões pra série, principalmente qual é o objetivo da igreja e se é realmente Pazuzu, o arqui inimigo de Regan que eles estão tentando trazer de volta. Será que foi por culpa dela que as coisas começaram a desencadear naquela cidade, como uma espécie de herança do que ela enfrentou no passado? Pelo visto ela ainda tem muito o que lutar contra o mal e contra os espíritos malignos que assolaram a vida dela.

Tem muita coisa aberta e uma semana inteira nos separando do episódio 7. Mas uma coisa é fato: após a série criar este elo absurdo com o filme da década de 70, tudo ficou muito melhor. Antes parecia que era uma história qualquer, mas agora sabemos que estamos vendo Regan e sua mãe na tela, e só isso já atiça nossas curiosidades.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”