O Exorcista Episódio 7 – 2ª Temporada: Do outro lado do exorcismo

Compartilhe

Atenção: Muitos spoilers do episódio 7 da 2ª temporada de O Exorcista. O texto não é um resumo, é a opinião do autor sobre o episódio com teorias e informações retiradas diretamente da série.

Chegamos a um ponto crucial da história da 2ª temporada de O Exorcista. Vimos gradativamente como Andy era perturbado por um mal silencioso. Ele não sabia, mas aos poucos era consumido pelo luto da perda de sua esposa Nikki. O espírito que habita naquela ilha viu uma brecha, bem grande por sinal, e entrou sem bater.

Na melancolia da possessão de Andy, que tomou sua maior forma ao final do episódio 6, fomos levados ao passado. Em diversas cenas desconexas, mas muito bem encaixadas dentro do roteiro que foi evoluindo durante a 2ª temporada, ficamos sabendo de diversos fatos. Como Nikki realmente morreu, o que era aquela pedra, qual a importância das crianças na vida de Andy e finalmente, de que forma o mal age na cabeça do japa. Pela primeira vez, nós estávamos do lado oposto da possessão.

O Mal se mostra de diversas formas

- PUBLICIDADE -

Como Marcus já havia falado no começo da temporada, o mal se adapta às suas necessidades. Aquilo que você mais quer, é o que ele mais vai te mostrar. Andy queria de todas as formas ter uma segunda chance de salvar Nikki e ter sua família completa. Em determinado momento ele entendeu que não seria possível e o mal se mostrou sob a alcunha de Grace. Agora que Andy está realmente possuído, Marcus e Tomás usam de diversos artifícios, mas é nítido que eles não sabem muito bem o que fazer. Apesar de todas as possessões se parecem umas com as outras, Andy é muito desconhecido para eles. Para atacar o mal, eles precisam de mais informações.

Nesta ideia, eles tentam não somente imaginar como o mal ataca a cabeça de Andy, como precisam criar forças para que ele não sucumba neste processo. Mas ao fazer Andy se lembrar de diversas fases da vida dele, a dor da perda retorna ao coração do japa. Mas agora de uma maneira fulminante. E é nesse contexto que a gente vê que a ideia de adotar crianças partiu de Nikki, começando por Verity. Mas aos poucos a vida de Nikki não foi pro lado que ela esperava e um dos maiores maus da humanidade pegou seu coração.

- PUBLICIDADE -

A Depressão de Nikki e a queda de uma família

É muito interessante ver a série O Exorcista pegando um assunto tão importante e levando para a tela. Nikki coloca uma vontade de fazer o bem à frente de diversa coisas na sua vida. Mas aos poucos percebe que talvez não tenha nascido para aquilo e desenvolve uma depressão profunda, a medida que ela e Andy precisam se doar completamente às crianças. Afinal, ser pai e mãe é isso, deixar de viver para dar o melhor aos filhos. Mesmo que tenha de haver um balanço neste sentido, o coração de Nikki não parecia aceitar que ela e Andy teriam que se distanciar para aproximar a família. Porém, vermos tudo pelos olhos de Andy, numa perspectiva ao melhor estilo flashback, chega a criar uma confusão bem grande no espectador. Afinal, o que a gente vê é o que aconteceu realmente ou é o que o demônio quer que Andy veja?

Já diziam nas guerras que “o vencedor é aquele que escreve a história“. Estaria o mal tentando vencer o pouco de sanidade que resta em Andy? Eu imagino que ainda não vimos a verdade realmente e que boa parte das lembranças que Andy nos demonstrava, não são verdadeiras. Marcus alertou o episódio inteiro que o demônio tentaria mexer e reescrever as memórias de Andy. É muito provável que em algum momento de maior clareza, veremos Andy se lembrar realmente como tudo ocorreu. Mas uma coisa é fato,. Nikki ficou depressiva e se entregou. Não dá pra saber ainda se ela também passou por uma possessão. Seria algo que encaixaria facilmente naquele contexto. A pedra que tanto falamos na resenha anterior, pelo visto, não passa de algo que lembra Andy do que ocorreu com Nikki. Não parece agora, que tenha ligação direta com a morte de alguém. Será?

A mente conturbada de Andy

O ponto mais alto do episódio foi ter a noção de como as coisas estavam acontecendo dentro de Andy. É aterrorizante ver que uma pessoa atacada por um espírito maligno tenha que tirar forças de onde não tem para enfrentar a situação. Era claro na feição de Andy que ele não sabia o que era real e o que não era. A bad Nikki foi aos poucos acabando com tudo que segurava o japa de ser tomado por completo. Ao tentar fazer ele esquecer das crianças, o mal viu que Marcus e Tomás conseguiam mantê-lo pro lado do bem. Então, é o momento em que as coisa começam a ficar extremamente bizarras.

Andy vê Marcus e Tomás possuídos, malucos e insanos, babando e girando a cabeça (em uma cena mais ou menos, mas a gente perdoa). Se havia um pilar de pé naquele momento era a força espiritual externa dos dois padres que adentrava na alma de Andy. Quando o mal se mostra como um protetor, com Nikki sofrendo com os ataques dos padres, tudo mudou. A vontade de salvar sua amada foi muito maior que o amor que Andy poderia ter por qualquer pessoa. Ele abre mão da sua vida para ter uma segunda chance com Nikki. É muita doido imaginar que aquilo possa se passar com alguém na realidade. Deve ser doloroso demais. Andy vê tudo lindo na realidade criada pelo mal, mas lá fora, ele foi tomado por completo.

E Agora?

O episódio 8 da 2ª temporada de O Exorcista é um daqueles que não levanta novos mistérios. Ele veio para direcionar para onde a temporada vai agora. Com mais 3 episódios chegando, entramos basicamente na fase final. Algumas respostas ainda precisam surgir, assim como para manter o interesse, novos mistérios também devem aparecer. Temos que saber mais de Mouse, do que ela e Bennet estão fazendo. Qual a ligação dela com Marcus. E será que isso vai influenciar no Exorcismo de Andy?

Fato é que o espírito quer que Andy mate as crianças, assim como fez no passado com outras famílias. Será uma tarefa complicada, que deve exigir de Tomás e seus super poderes uma concentração ainda maior. E será aí que saberemos se o que o padre tem é uma benção ou não. Talvez tudo fique nas mãos de Tomás e ele salve o dia. Ou ele tenha que pagar um alto preço por sua boa ação. Quero saber de vocês o que acham disso e como essa temporada será fechada. Então comentem, pois precisaremos discutir mais sobre a série durante as duas semanas que nos separam do episódio 8. Sim, na sexta que vem não teremos O Exorcista, que retorna no dia 1 de dezembro.

Compartilhe

3 respostas

  1. Eu vi em algum lugar que uma personagem da primeira temporada iria aparecer nessa atual. Só tô na espera pra saber qual episódio será esse.

  2. A série tem evoluído bastante, os últimos episódios estão me surpreendendo em particular o 4 e 8 da segunda temporada, esse último episódio teve aquela surpresa do 4 esta de parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”