Opinião: Existe um sério problema com os exclusivos do Xbox One

Compartilhe

 

[tps_header]

- PUBLICIDADE -

existe-um-serio-problema-com-os-exclusivos-do-xbox-one

Em 2010 a Sony já dizia a seguinte frase: “A Microsoft possui poucos estúdios internos. O próximo Halo será o último da Bungie, a Rare pouco mostrou desde que foi comprada pela Microsoft e Peter Molynoux é o único que ainda traz alguma coisa com a série Fable…”. E se lembrarmos neste momento que Peter Molynoux já nem faz mais parte dos estúdios internos da M$, sendo hoje dono do próprio nariz, reforça ainda mais o que tenho a dizer e o que a própria Sony um dia disse.

Pois bem, antes que me chamem de Sonysta, já vou logo dizendo que de cara, o Xbox One é o que mais me empolgou na geração atual – ou nova geração, como quiser. Apesar dos problemas de resolução, que pra mim pouco importam, os exclusivos que o console possui e ainda vai receber, chamam muito a minha atenção. Porém, mercadologicamente falando, existe uma questão que observo na forma da Sony e Nintendo trabalharem, que vão por um caminho totalmente inverso da política da Microsoft. Diferente das duas primeiras, a dona do Xbox 360 e do Xbox One,  apoia-se em acordos realizados com empresas terceiras e pouco produz por conta própria. Leve como exemplo o anúncio de Rise of The Tomb Raider que seguirá exatamente isso que estou dizendo.

- PUBLICIDADE -

Vamos levar em conta os títulos lançados até agora de maneira exclusiva para o Xbox One, separando-os como estúdios internos e terceiros:

Estúdios Internos

  • Forza 5 – Produzido pela Turn 10 Studios, da própria Microsoft
  • Killer Instinct – Produzido pela Double Helix, porém a marca é da Microsoft
  • Kinect Sports Rivals – da própria Microsoft, produzido pela Rare, mas tem Kinect no nome e ninguém liga pra ele.

Estúdios Externos

  • Zoo Tycoon – Produzido pela Blue Fang Games, mas possui o Kinect como foco
  • Ryse: Son of Rome – produzido pela Crytek, que também detém os direitos da marca
  • Dead Rising 3 – produzido pela Capcom, que também detém os direitos da marca;
  • Titanfall – produzido pela Respawn, tem a EA Games como detentora dos direitos;

Podemos perceber que 5 títulos são de extrema importância nesta lista, sendo: Forza 5, Killer Instinct, Ryse: Son of Rome, Dead Rising 3 e Titanfall, e mais da metade deles são produzidos por terceiros. São jogos que não podemos considerar como exclusivos permanentes e que tiram o valor do console com o passar dos anos, pois a qualquer momento as produtoras podem lançar o título pra outras plataformas ou para PC. Geralmente só o fato de um game exclusivo ser anunciado também para o computador, já tira um pouco do brilho da exclusividade que antes ele tinha num console.

ryse-son-of-rome-pc-imagem-1
Ryse já foi pro PC. Qual será o próximo?

Este problema não acontece com a Sony – ou acontece em menor proporção, e muito menos com a Nintendo. Praticamente os jogos que estouram nos consoles da Nintendo são produzidos por ela mesma, o que traz um valor indescritível e indiscutível, que aumenta até mesmo o carinho que o dono de um 3DS ou Wii U tem pelos consoles da produtora, criando um laço de fidelidade entre consumidor e empresa. Fica difícil até de listar a quantidade de games que só os consoles da Nintendo possuem e que são produzidos pela própria desenvolvedora ou estúdios internos dela.

Saber que determinado game só existe naquela plataforma é a razão de optarmos por determinado console. Muitas pessoas escolheram o PS3 pela quantidade absurda de exclusivos que com o passar dos anos vão se repetir no PS4 e o mesmo aconteceu com o Wii e começa a acontecer com o Wii U. Basta olhar The Last of Us, The Order 1886, DriveClub, Uncharted 4, Infamous: Second Son, Until Down, Bloodbourne (que é uma marca da Sony, apesar da parceria com a From Software, assim como aconteceu com Demon Souls) e muitos outros. Pelos lados da Nintendo qualquer jogo de Mario, Smash Bross, Zelda, Kirby, Donkey Kong e muitos outros servem de exemplo.

Mas aí você pensa: “Há! Mas o Xbox One receberá uma porrada de exclusivos no futuro”, e eu digo: “Sim! Ele vai, mas vamos às análises:

Estúdios Internos

  • Halo 5: Guardians – Produzido pela 343 Industries, um estúdio subsidiário da própria Microsoft
  • Halo: The Master Chief Collection – o mesmo caso de Halo 5
  • Forza Horizon 2 – Também produzido pela Turn 10 Studios, assim como Forza 5
  • Crackdown – Produzido pela Realtime Worlds, porém os dois primeiros jogos foram do X360 e o mesmo deve acontecer no One.
  • Fable Legends – Produzido pela Lionhead Studios, subsidiária da Microsoft, porém já tivemos jogos da série no PC.
  • Project Sparks: Produzido pelo Team Dakota, será publicado pela Microsoft. Será lançado também no Windows 8 e é uma grande promessa aos moldes de Little Big Planet.
  • Gears of War – Após comprar os direitos da Epic, sabe-se lá quando teremos novidades reais sobre o título, mas torço pra dar certo e uma versão Remastered dos anteriores ser lançada pro One.

Estúdios externos

  • Quantum Break – Produzido pela Remedy, é um dos poucos exclusivos de terceiros que realmente deve ficar no One, dada a boa relação da empresa com a Microsoft. Porém, Alan Wake apareceu no PC algum tempo depois do lançamento do game no X360;
  • Scalebound – Um game produzido em parceria com a Platinum Games, a mesma de Bayonetta. Eu poderia dizer que é um game que não sairá do One, mas eu diria o mesmo se me perguntassem sobre Ryse há alguns meses atrás.
  • Sunset Overdrive: Produzido pela Insomniac Games, uma das clássicas parceiras da Sony que hoje debandou para os lados da Microsoft, com um projeto bastante ambicioso. Porém, a marca é da Insomniac e só Zeus sabe o que pode acontecer no futuro.
  • Rise of The Tomb Raider – Produzido pela Crystal Dynamics, que pertence à Square Enix, foi anunciado na Gamescom 2014 como um exclusivo (de peso) para o Xbox One. Porém já foi confirmado que a exclusividade é momentânea e o game deve surgir em outros consoles e PC no futuro.

Exclusivos de peso – Xbox One

[/tps_header]

FORZA 5

forza-5-jogo-do-ano

Compartilhe

138 respostas

    1. Obrigado @disqus_0rNsBWikGe:disqus! Me peguei outro dia pensando sobre isso e porque não dividir com os amigos leitores do nosso site não é? =D

      Uma coisa que muitos não entendem é que quando criticamos algo, não quer dizer que não gostamos daquilo. Talvez a crítica queira dizer mais do que um elogio ao vento. Ao meu ver, a Microsoft se fortaleceria com tudo que falei que ela precisa fazer aí no artigo.

      Obrigado mais uma vez, continue nos acompanhando!

      1. CAra obrigado eu… eu já citei algumas dessas coisas q vc falou em outros debates, mas é como vc disse; a galera tá muito 8 ou 80 e não é por ai… E ainda tem outro fator:> o próprio bill gates disse q se fosse de boa para todos, ele apoiaria a venda da divisão xbox… Some-se isso ao fato de q a sony pode comprar a engine crytek, oq complicaria ainda mais o lado da microsoft, pois perderia ryse, pq poderia ser recompilado para ps3 e ps4, e ganharia uma continuação apenas para ps4… tenso.

        1. A Sony tava perigando comprar a Crytek né, com isso poderia realmente ter os direito de Ryse, pois a Crytek se tornaria uma first party da Sony. Porém, acho que essa possibilidade já era, a Crytek está se levantando novamente, graças a Zeus!

      2. kkkk eu compartilhei o seu artigo durante 2 anos, ultimamente ele tem feito sentido para os que não entendiam! parabéns! eu sempre percebi isso, mas nunca soube exteriorizar!

  1. Não é desvantagem alguma títulos da MS irem para pc depois de um tempo. O jogo está sendo portado para plataformas windows. A MS continua maximizando seus lucros. E o mais importantes ela não deixa títulos que deveriam ser multis irem para os consoles sony e nintendo. Vc não vai jogar Ryse ou Dead Rising em uma versão ios. E toda vez que um título desses vai para o pc a ms faz promoções atraentes em sua versão consoles. Além disso o número de exclusivos de peso do xone em seu primeiro ano em comparação ao ps4 é uma surra. Ps4 praticamente vivendo de indies e multis. Ou de títulos multis que vem com atraso em sua plataforma. MS esta minando por baixo. Arrebatando títulos multis como exclusivos e investindo pesado em seus próprios exclusivos. Vale lembrar que ela lançou 5 novos studios para títulos AAA fora os consagrados. E o melhor grafico in consoles ainda é do Xbox one.

    1. Concordo com algumas ressalvas Thiago, apesar de achar que sim, o exclusivo indo parar no PC tira um pouco do brilho da exclusividade do console. Mas é questão de opinião. Sobre o PS4, com certeza! Mas se olharmos para 2015 a leva de games que estão chegando pra ele são muito fortes. Mas o melhor gráfico nos consoles ser do One eu discordo. É tão bom quanto o PS4, mas todos os testes indicam que ele acaba ficando pra trás neste quesito.

      Apesar que mesmo em 900p o Ryse do One é incrível graficamente falando. Aí entramos em outro quesito, que é a questão técnica. Pra mim o que importa são os jogos mesmo.

    2. “Além disso o número de exclusivos de peso do xone em seu primeiro ano em comparação ao ps4 é uma surra”

      Discorra sobre essa sua afirmação, por favor.

      1. Cara @daltonbelo:disqus eh apenas uma opinião, calma, eu concordo plenamente com o @disqus_0rNsBWikGe:disqus, hoje tenho um xbox 360, mas queria comprar um ps3 tb por causa dos exclusivos,mas irei pegar o ps4 ja que serão remasterizados e no futuro sei que virao mais, o Tomb Raider me fez pensar, mas logo quando anunciaram que era momentâneo ja desisti e voltei com a ideia do ps4

    3. A MS fica sim com a parcela do mercado, concordo. Mas o que está a ser analisado aqui é o “CONSOLE”, o xbox one. E este sem dúvida está perdendo em vendas para o PS4 por essa questão, os exclusivos. Pois muitos gamers, assim como eu, optam por ter um PC e ainda um console. E seria redundante eu comprar um Xbox one, tendo um PC para jogar seus jogos depois… Já a Sony segura seus exclusivos e atrai maior público com isso. Exemplo: Como eu queria jogar o Ryse e o Dead Rising… e não tinha o xone, mas tenho PC e agora vou poder jogar. Entende…

    4. Melhor gráfico in consoles? HAUHAUHAUHA É brincadeira né?

      Já viu Drive Club? Uncharted 4? The Order?

      Poxa cara, não força a barra!

    5. HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHUAHAIHAUIAHUAIHAUIHAUIAHAUIHAIUHAUIAHUIAHAIU
      “E o melhor grafico in consoles ainda é do Xbox one.” O melhor gráfico dos consoles é o XONE…Depois dessa eu não vou dormir de tanto rir….O XONE levou uma surra em gráficos desde que foi lançado, com uma resolução de 7º geração e desempenho inferior e o cara vem dizer que o XONE é melhor…Meu filho, voce precisa aprender a ler, porque nesses ultimos 2 anos, foi consenso entre analistas de todo o mundo que o PS4 tem um hardware superior e consegue sempre um desempenho melhor. Enquanto o PS4 consegue atingir 1080p na maioria dos seus jogos, o xone mal consegue 720p a 60fps em um simples game de futebol, a exemplo disso o PES2016 que roda a 720 no xone. Sem contar varios outros como : Batman Arkham Knight, Farcry 4, Just cause 3, Metal gear solid V, Watch Dogs, Dragon Age inquisition,etc…E outra, prefiro mil vezes montar um PC de 2 mil reais pra jogar muitos games do teu Xone, do que jogar o Xone que mais parece aquelas lojinhas de 1,99 “FAZ-TUDO”. Aprenda, o ps4 é o que o xone nunca foi, um console com foco nos games capaz de entregar sempre a melhor qualidade gráfica munido ao melhor desempenho. E todo o sistema foca nisso ao invés de querer um sistema “Faz-tudo” cheio de bungingangas de 1,99. O Xone parece aquelas lojinhas de 1,99 cheios de produtos do paraguay

  2. Não podia concordar mais. Apesar de achar, assim como o Thiago, que a MS lucra de qualquer jeito quando o jogo sai pra PC.

    O problema é que estamos falando de um console, de um nicho de produto. Foi com os exclusivos que a sony me fez comprar o ps3. Havia jogado God of War no ps2, aí o terceiro só sairia para ps3. Ponto pra Sony. Quando vi o trailer de Uncharted 2 (o da fase do trem), não tive dúvidas de qual plataforma escolheria.

    E é assim que eu pretendo seguir a linha e pegar o ps4, já que vi que a Sony investe pesado em propriedades intelectuais exclusivas. The Last of Us é um marco na história dos games, e é um exclusivo.

    A sony me vendeu a ideia de que ela sempre terá jogos espetaculares em sua plataforma. Não importa os gráficos, mas sim o conteúdo. Por mim teria os três consoles novos, mas só pra manter um (tanto financeiramente, como com tempo), mas vou escolher aquele que me dá o melhor conteúdo (opinião pessoal).

    É tipo Netflix investindo em suas séries exclusivas.

    1. Exatamente @digomend:disqus, exatamente! É este tipo de pensamento que a Sony criou – e também a Nintendo cria – é que falta no One. Na verdade, se a Microsoft se movimentar com relação a isto, ela vai colher os frutos apenas na próxima geração. E The Last of Us, apenas como exemplo, foi motivo pra muita gente comprar o PS3 e também o PS4, na ânsia de saber como aquele game absurdo seria um videogame mais forte.

      Halo não segura tanto, e é apenas uma franquia, mas a volta de Gears já é mais um passo pra Microsoft.

      Valeu pelo comentário rico em conteúdo =D!

      1. Só uma coisa, Halo não é “só uma franquia”. Halo é “A” franquia, vende mais que a maioria dos exclusivos da Sony juntos. É o que fez o sucesso do primeiro Xbox e a razão da MS não ter desistido desse negócio. Mas de resto concordo, a MS deveria investir mais e estúdios internos, até pq ela tem bem mais dinheiro pra isso do que a Sony. Mas pode ter certeza que, quando sair o Halo 5, as vendas do X-One vão lá pra cima.

        1. Tu pega no VG Chartz as vendas de TLOU, Infamous, GoW e Killzone, todos os jogos da série não chegam a 30 mi de vendas. Só uma franquia da MS, Halo,já vendeu mais de 50 mi contando todos os jogos, fora os spin-offs. Quando chega um Halo nos consoles da MS, as coisas mudam bastante. Tu pega os 3 jogos do God of War e eles venderam 12 milhoes. Halo 3 (x360) vendeu sozinho mais de 11 mi.

          1. Me desculpe entrar aqui, mas você está totalmente equivocado ao dizer que a franquia Halo vende mais que as franquias da Sony. “Só” toda a franquia do Gran Turismo vendeu mais. E somasse a GoW, que todas as franquias deve ter chegado nesses 30 milhões, mas muitas outras, os números passam fácil dos 100 milhões. Afinal, a Sony tá no mercado de games a mais tempo que a Microsoft né?!
            Veja o link do que falei sobre Gran Turismo. Vejana tabela que fala geral, não só do GT5. E nessa nem tem o GT6 contabilizado: http://www.vortexcultural.com.br/games/gran-turismo-5-chega-a-marca-de-9-milhoes-de-vendas/

          2. Cara vc e um fanfarrão. Mais é claro que Halo vende muito é o único jogo de Peso que a microsoft tem.Halo e Gears. agora Pega o playstation o tanto jogo De Peso que tem. o Halo compete sozinho no console da microsoft agora no console da Sony e tanto jogo que eles disputam entre eles qual é o mais vendido. Pode ver ai é jogo demais. God of war, Granturismo,the last of us, Uncharted, Little big Planet, Puppertear, Sly, Ratchet and Clank e por ai vai.
            Sua comparação é completamente idiota.

        2. Em nenhum momento quis desrespeitar Halo Jean, inclusive eu aguardo ansiosamente pelo Master Chief Collection, curioso com o resultado do remake do 2. Porém, é uma franquia, dentre tantas que a Sony tem. E estamos falando de mais de sei lá, 6 jogos de Halo? É uma franquia com alto valor pra Microsoft, sem dúvida, e é uma das poucas em que ela faz direito. É uma marca dela e é desenvolvido agora por um estúdio dela.

          The Last of Us por exemplo já deve ter mais de 7 ou 8 milhões de cópias vendidas e é uma franquia que a Sony nunca vai perder. Imagine se tivéssemos 6 versões de The Last of Us? Quanto não teria vendido já?

          Analise sem “ismo”, os exclusivos do One são ótimos, mas essa história de temporário como aconteceu com Ryse, Dead Rising e Tomb Raider é um problema. Na verdade, todo o meu ponto de vista está lá acima.

          De todo modo e como sempre vai acontecer, respeito sua opinião e quero mais é que tenhamos jogos de qualidade pra jogar no One! Como falei na matéria, eu tb o tenho e claro que não vou torcer contra ele…

          1. Sobre os exclusivos , tava apostando pesado no PS4 , mas todos os exclusivos foram adiados e sinceramente não me agradou oque a empresa mostrou na Gamecom , que foi muito pouco. Enquanto isso você via diversos títulos sendo anunciados pro Xbox. Ao meu entender a empresa quer mostrar que também terá excelentes exclusivos.

          2. Que graça toda é essa ehn ferinha ? Ta chateado q só agora tão anunciando coisa nova ou ta sempre zuero assim?

          3. Quando você compra um console só pensa no hoje?
            Por isso xbomba está tomando um chocolate e 2015 só está começando…kkkkkk

        3. Na verdade só o The Last Of US vendeu mais do que todos os Halos Juntos, só o primeiro jogo de uma franquia da sony ja quebra todos os Halo.

          1. halo 5 vendeu 50 milhoes de unidades sozinho cara….. vc ta fumando cara????

        4. Apesar de Halo ser uma ótima franquia, a Microsoft não pode se apoiar SÓ nele. E esse é todo o ponto do artigo. Tá faltando a Microsoft investir pesado em exclusivos realmente exclusivos do Xbox e assim, criar uma identidade pro console.

    2. concordo, pensei assim tb, mas infelizmente eu comprei o xbox 360, nao me arrependendo, mas queria ter comprado tb o ps3

  3. O proximo que deveria sair pra PC concerteza é o Killer Instinct, nossa eu quero muito jogar esse jogo

    1. É um belo game @oderjancandido:disqus , com uma boa proposta, mas a ideia não colou taaanto assim. Eu mesmo peguei a versão gratuita e não me empolguei em comprar o resto do jogo.

      Talvez, mercadologicamente falando, a Microsoft teria ganho mais esperando um pouco e trazendo a série de volta nos mesmos moldes da última mortal.

  4. Com exclusivos do One indo para PC, fica difícil! Pois como exemplo cito Dead Rising 3. Foi o único título que me fez olhar para o Xbox One, depois que foi anunciado a versão para PC fiquei sem motivos para prestar atenção no Xbox One!

      1. Exatamente Ariel 🙂 Também, os exclusivos do PS4 nunca que sairão para PC! Seria tão bom poder jogar The Last Of Us com mouse e teclado, mas fazer o quê né 😀

      2. Aliás minha cópia de Dead Rising 3 para PC já está comprada desde a última ‘sale’ da Steam! Bye bye Xbox One 🙂

  5. Concordo com o Thiago. No quesito ps3 pode até ser que ele tenha batido no x360 em exclusivos principalmente no final da geração. Mas no ps4 está deixando muito a desejar, fui de ps4 logo no lançamento e fui obrigado a comprar um xone logue em seguida aguando pelos jogos dele. Hoje meu ps4 fica mais pegando poeira esperando the order o um novo God of war. Já a MS ja vai vir com forza horizon, sunset e master chieff collection um atrás do outro no final deste ano. Ano que vem ainda tem o FANTÁSTICO quantum break e Halo 5 que sempre vende horrores. Está visível que sua crítica a MS poderia ser valida na geração passada, mas nesta geração ela ta vindo com gosto de gás. Ainda teremos Tomb raider exclusivamente por mais que seja temporário e saia para pc depois ainda é um soco nos bagos do usuário de ps4 que além de pagar caro em um console terá que ter um pc bom pra rodar estes jogos. E querendo ou não a ms consegue o que quer, que o pessoal desligue o ps4 e vá para o xone ou pc.

    1. Halo 5, QB,master chieff collection, Forza no ONE…da hora.

      uncharted 4,
      bloodborne, Shadow of the beast, Street Fight, God of War, The Order, Rime, Deep Down…PS4 2015, realmente PS4 está “pisando” na bola amigo

    1. Sim, tem esse lado de que o jogo sairá apenas pro Windows e continua sendo exclusivo da Microsoft no geral, mas querendo ou não, desfavorece o console dela. Entretanto, Ryse está perigando ir parar no PS4. Isso é a questão mais importante da matéria.

      De todo modo, você também tem razão, de tão complexo de se torna o assunto rsrsrs.

  6. Gostei da análise e realmente esse lance de exclusivos do Xbox e X360 sendo abertos para PC e outras plataformas tira todo o sabor da exclusividade. No meu caso nunca quis ter nenhum videogame da Microsoft, a biblioteca de exclusivos dela não me atrai a ponto de comprar nenhum console e a quebra da exclusividade sempre me revoltou com esses consoles. Prefiro PlayStation, PlayStation 2, PlayStation 3, curto muito a Sony e a Nintendo também por causa do Super Nintendo, Nintendo 64, Gamecube e Wii.

    Atualmente não estou interessado na 8ª geração e já tenho que jogar e finalizar mais de 500 jogos de consoles antigos da Nintendo e Sony, mas posso dizer que o Wii U me cativa grande interesse nessa nova geração, porém ainda não me imagino comprando nenhum console atual, já tenho muito trabalho de colecionar e me divertir com videogames da 4ª à 7ª geração.

  7. Muito bom artigo amigo. Também fiz um falando dessa política da Microsoft. A galera tem que entender que, apesar de um game sair pra Windows continuar sendo em favor da Microsoft, o console perde com isso. Quem tem PC, continua com PC e perde cada vez mais a vontade de comprar o console. Isso reflete nas vendas. Vendas refletem na produção dos jogos.

    1. Obrigado @andrecarmin:disqus, que bom que gostou!

      Exatamente, se um console pode chamar a atenção de outro público, como o de PC, pra quê levar seu produto pra lá?

  8. Concordo plenamente. Na geração passada, comprei o 360 lá pra 2009. A sony começou a investir em seus exclusivos, e acabei comprando o ps3 ano passado, mesmo sabendo que o ps4 sairia em breve. O que me importa são games, e dos exclusivos do 360, somente o Forza me chamou atenção. Já na Sony, praticamente todos os games que tenho são os exclusivos. E nessa geração vou de ps4. Mesmo sua line up incial não sendo tão boa quanto no one, acho que a sony vai ter o mesmo cuidado com seus exclusivos nessa nova geração. Só em 2013, no fim da vida do ps3, saíram Last of us, Beyond two souls, Pupetter, Gow Ascension e GT6…. No 360, tivemos basicamente o Gears of war Judgement e mais um ou outro. A Sony mostrou muito respeito pelos donos de ps3 ainda mais nesse fim de vida. A Nintendo nem se fala, mas no caso dela, tenho a impressão que os exclusivos da própria Nintendo valem a compra de seus consoles, mas não tanto o de terceiros. O mesmo não se aplica ao 3ds, que além da Nintendo, várias terceiras lançam games exclusivos pra ele.

    1. O 3DS é talvez o que mais tem exclusivos, porém a briga hoje é muito boa nos consoles. Também acho que a Sony terá um cuidado extra com os exclusivos dela no PS4 e já demonstra isso trazendo novas IPs como The Order 1886. Claro que todo mundo espera por um novo GOW, Uncharted e agora The Last of US, e vão acontecer, mas é fantástico ver novas ideias fluindo.

      A Nintendo é como falei no artigo, sempre tem seus exclusivos que fazem vender o console e fazer valer a compra posterior deles. O Wii pra quem não jogou os games exclusivos ainda é um bom negócio por exemplo.

      Eu espero o mesmo da Microsoft e é esse o ponto da matéria. Obrigado por comentar!

  9. Sobre todo esse negativismo que ronda o Xbox One: Pois bem só o tempo vai dizer se realmente a Microsoft está indo pelo caminho certo ela disse logo na apresentação do console que investiu nada mais, nada menos que US$1 Bilhão só nos primeiros 15 IPs exclusivos, alguns já apresentados cmo Crackdown, Scalebond, QB, Gears, Halo 5, Fable: Legends, fora outras que não me recordo… Ryse e DR3 são jogos de terceiras e a IP não pertence a Microsoft, não deram um retorno bacana e tanto a Crytek quanto a Capcom estão Fu* de grana, ela vem atualizando o aparelho a cada mês, melhorando suas funções, trazendo novidades e se empenhando para que os produtores tenham facilidades para produzirem games, a M$ é simplesmente a melhor fornecedora de DEV KITS do mercado (sobrevive disso) e não se pode desdenhar uma empresa que é responsável por, pelo menos 90% do funcionamento da internet em todo o mundo. Enfim a Microsoft está dando total suporte para o aparelho, quem comprou o One desde o lançamento (eu e uma penca aqui do grupo) sabe como o aparelho melhorou muito, no início tudo era confuso e demorado, lento parecia manivela mas ela foi aperfeiçoando o S.O do mesmo e fazendo tudo ficar muito mais dinâmico e rápido. Cara eu confio muito no sucesso tanto do Xbox One quanto do PS4, só acho que essas guerrinhas escrotas de fanboys está denegrindo a imagem de um aparelho que veio para revolucionar e fazer tudo que se poderia fazer com vários equipamentos, ou seja, um verdadeiro AIO (All in One), temo que essa briga escrota faça o Xbox One ter o mesmo fim do Dreamcast.

    1. Entendo totalmente teu ponto de vista @disqus_ZLNmQezqVL:disqus, mas o post não é feito pra criar intriga e guerrinha entre os consoles. Deixo bem claro que tenho o One e o PS4 e gosto de ambos, inclusive jogo muito no One por causa dos exclusivos.

      A ideia da matéria é discutir o assunto, da maneira adulta com a qual você deixou o seu comentário. Cada um terá uma opinião e vejo que muitos concordam com o que disse, e respeito totalmente quem pensa diferente. Mas que o problema existe ele existe. A pergunta é: A Microsoft vai melhorar isso?

      Outra coisa: não há desdenho em criticar uma empresa. A Microsoft errou feio no começo dessa geração e tá pagando por isso, simples. Porém acredito nas ideias do Phil Spencer mas os exclusivos precisam existir de maneira realmente exclusiva para que o console vingue e tenha valor no mercado não acha?

      1. Eu não disse você meu amigo Ariel, desculpe esqueci de deixar explicito isso.

        E sim, a Microsoft errou no início com a apresentação do One, mas fica aqui também minha pergunta:

        O que faz o PS4 vender tanto? Bem tenho duas explicações plausíveis (meu ponto de vista):

        1º: PS4 hoje vende em quase (ou mais de 60 países), enquanto o Xbox One vende somente em 13 (este número se estenderá para 41 em setembro e se igualará até o fim do ano).

        2º: A Sony soube fazer seu marketing em cima da apresentação negativa do One, ela empurraria DRM assim como a M$ faria (o próprio Yoshida admitiu mais tarde isso), porém o consumidor hoje está vendo que foi muita promessa no início para poucos jogos até agora.

        Citarei alguns exemplos:

        A própria Sony prometeu mais de 100 jogos exclusivos para esse ano e o que vimos? Drive Club cancelado (jogo que sairia no lançamento grátis para assinantes PSPLUS), Drive Club e LBP 3 para esse ano, por outro lado a Microsoft tem uma variedade maior de jogos desde o início, luta (K.I), corrida (Forza) entre outros que agora foram para o PC (vide Ryse e DR3).

        O Xone tem recebido uma enxurrada de melhorias e atualizações constantes (comprei o console no início e presenciei as melhorias, acredito que vc também) e na minha opinião, o Xbox One de Novembro nada tem a ver com esse de Agosto/Setembro.

        Respeito e muito a sua opinião meu amigo porém veja, o consumidor está apostando as fichas na Sony em um eventual futuro, a Microsoft para esse ano tem Sunset Overdrive, Forza Horizon 2, Halo: TMCC, alguns extras como a Beta MP Halo 5: Guardians e do Fable: Legends, enfim estou expondo meu ponto de vista.

        Grande abraço e fica na paz.

        1. Achei que tinha sido o único que tinha comprando ambos os consoles , apostado de primeira no PS4 , acreditando que seria uma empresa seria e manteria a palavra. No final a Sony me iludiu ( como ilidiu tantos outros e até alguns dos mais fanboys do PS4 devem estar com comentários tao negativos ao Xone para autoafirmar sua decisão) e simplesmente roubou meu dinheiro. Quero meus exclusivos na data que são anunciados a sair. A sensação que me deixou foi de que simplesmente anunciaram para vender o console e todo mundo ficar chupando o dedo.

  10. Concordo com você Ariel, mas tenho algumas ressalvas a fazer. Acho que a questão dos exclusivos é de importância vital para um console apenas em seu inicio. Acaba não sendo o caso do Brasil, mas pelo menos pelo que vejo em sites estrangeiros muitos gamers acabam em algum ponto adquirindo mais de um console. Portanto no fim das contas o que contaria seriam mais as vendas de software do que hardware. Claro se levarmos em conta vendas quase que equivalentes de hardware entre as plataformas. Podemos verificar isso ao vermos a Nintendo. Todos os seus exclusivos são aquilo que já conhecemos e de certa forma esperamos (não é uma critica negativa) mas mesmo assim fico com o pé atrás quando penso que o apoio das third parties é bastante limitado neste caso. Vou de Microsoft de novo desta vez (não sou ista e acho que estas console wars já passaram dos limites e também é difícil de manter dois consoles devido ao preço astronômico tanto do console quanto dos jogos) porque o único exclusivo da Sony que me chamou a atenção de verdade foi o Bloodborne. Mas o Master Chief Collection tá irresistível e ponho fé que o Quantum Break vai ter uma história bem interessante, assim como Alan Wake e os 2 primeiros Max Payne.

  11. Entendi seu ponto de vista, na sua visão fidelizar o cliente com jogos realmente exclusivo seria o ideal e consequentemente engrandeceria a Microsoft e solidificaria sua marca no mundo dos games. Minha opinião… A Microsoft está cada vez mais forte, o primeiro Xbox mostrou sua ambição, o Xbox 360 deu credibilidade e o Xbox One veio para vencer. Uma tarefa difícil já que a marca PlayStation é fortíssima. Mas vamos aos fatos e não o que pode acontecer no futuro, muita coisa poderá acontecer no futuro. O fato é que muitos amigos meus pegaram o PS4 e fui o único “maluco” a pegar o XOne, pouco tempo depois quase todos que pegaram o PS4 tbm compraram o Xone e todos estão maravilhado com o console e alguns já passaram pra frente o PS4. Esse ano a Microsoft deu perfect na Sony… Uma surra nos jogos. Ano que vem a Sony vem forte porem a Microsoft vem tbm e vai bater de frente… Qual o problema em estúdios terceirizados fazerem jogos? Existem contratos de exclusividade e a Microsoft pode exigir que tal jogo seja dela pelo tempo que ela quiser se assim entender… Mas concordo com vc que seria melhor ela própria produzir. Essa disputa nos favorece e nos ganhamos com isso. Eu era PlayStation de carteirinha, nessa geração depois de pesquisar muito resolvi apostar no Xone, exclusivos, interatividade, nuvem e etc me fizeram escolhe-lo. Estou muitíssimo satisfeito e nessa geração vou com ele até o fim!..

    Obrigado pela matéria… Ficou show!!!

  12. Meu irmão, a questão de tercerizar um serviço, não lhe tira o direito de ser um produto seu e de dizer/anunciar como seu, sou empresário, tenho serviços que são feitos por fora e sei do que estou falando, o que você está argumentando é pura merda, pois mesmo se a Microsoft tive a intenção de produzir um jogo somente dela, o que na verdade é, ela teria trabalho absurdo para produzir o mesmo sozinha, então, sendo a Microsoft ou a Sony, ambos necessitam de serviços de terceiros para produzi-los , é como pegar uma montadora de veiculos, e querer que a montagem seja 100% dela, não há condições, pois como exemplo um pneu, já é algo produzido separadamente, então não julgue algo como um gamer mal informado e que ACHA que sabe de algo, quando nem ainda saiu das fraldas

    1. Falou o sabe de tudo. “Meu irmão”, terceirizar um serviço faz com que você ofereça algo que você não faz, para atender uma demanda. Não quer dizer em nenhum momento que aquilo é seu, até porque se o terceiro que produzia pra você deixa de produzir, você fica na mão.

      Sou empresário também, tenho quase 30 anos nas costas e sei muito bem do que falo quando abro a boca pra falar de videogames. A Sony e a Nintendo não produzem exclusivos através de terceiros, elas possuem seus próprios estúdios. Então não me venha com mimimi.

      E que exemplo pífio do pneu hein… Se não fossem os jogos da Nintendo ela nem existira mais no mercado, tamanha a necessidade dela de terceiros pra produzir games para os consoles dela.

      Da próxima vez podemos conversar como adultos, desde que você deixe as SUAS fraldas de lado.

      Abraços e obrigado pela visita.

  13. Só um detalhe: Sobre o comentário de que jogos do xbox one ou do 360 perderem o brilho por serem lançados para pc: Não podemos esquecer que o Windows é da própria Microsoft, então não têm porque desvalorizar o jogo como exclusivo. Garanto que se a Sony tivesse um sistema para pc, ela certamente lançaria seus jogos para ele. Nada mais normal, é como possuir uma filial da empresa e mandar seus produtos principais para serem vendidos lá também, lógica financeira, só isso.

    1. Sim, com certeza, porém olhando o mercado de consoles isso não é muito bom para o One. E olhando o Ryse, a própria Crytek já deixou claro que pode lançar o game pra PS4, mas ainda não é o momento. Titanfall também vira e mexe aparecem conversas falando que vem pro console da Sony.

      Mas realmente, enquanto estiver no Windows, a Microsoft em si não perde, mas tira um pouco da força que o One tem no mercado né. Valeu pelo comentário!

      1. Boa tarde! Estou lendo os comentários e não acreditando. O pessoal mistura as coisas, entendendo que exclusividade de peso vende console,quanto mais console no mercado maior o interesse em se produzir para esse console! Quando a micro$oft divide essa exclusividade com PC ela esta também dividindo a venda da plataforma,diminuindo sua base e obrigando os exclusivos de terceiros a buscar lucro fora da exclusividade! E quanto a $ony,sim,decepcionante ver tanta propaganda para,no fim,adiar os compromissos! Isso também é perigoso e faz a crença diminuir.

      2. Titan Fall 2 não será exclusivo. As exclusividade do ONE são temporárias. Exceto das marcas criada pela própria M$ que são pouquíssimas no caso.

  14. Não entendi. Por mais que você não faça exclusivos com seu proprio estudio à um contrato sobre os direitos autorais do jogo e em que plataforma pode ser utilizado. A unica coisa que estou vendo aqui é a terceirização dos exclusivos. De fato a Sony possui muitos exclusivos feitos por ela porem depois do anuncio que eles estão perdendo interesse em exclusivos não seria estranho no futuro você ver God of War sendo feito por terceiros , ainda mais com o problema que a Sony esta sofrendo no setor de eletrodomésticos. Uma outra coisa é que o PS4 sempre vai vender mais , um dos motivos é o próprio nome playstation que por si só já trás gente ( infelizmente ) e o fato de que o mercado japonês simplesmente não compra xbox por ser estrangeiro.

    1. Mas agora o One tá mudando isso entrando no mercado da China, até jogos exclusivos para eles existirão. Aos poucos a ideia sobre o console vai mudar na Ásia, fatalmente. O PS4 vende mais pois existiu um marketing mais positivo em cima ou porque realmente agradou pelo desempenho. Mesmo não tendo exclusivos de peso ainda – na verdade possui alguns como Infamous, os multis estão melhores nele. Isso pode mudar com o tempo, geralmente é o que acontece mesmo.

      1. Concordo com você . Com o tempo a tendencia é termos jogos melhores e rodando mais liso para ambas as plataformas.Sobre o mercado asiático , não acho que a entrada do Xone na China vai abrir a economia do Japão para o mesmo por exemplo e ouvi uma noticia de algum dos sites de informação gamer que o PS4 também esta indo para a China .

  15. De fato, quando algum exclusivo vai para o PC há uma certa desvalorização do console, isso é inevitável. Entretanto, a Microsoft tem trilhado o caminho certo no que se refere a atenção com o jogador. É notável a quantidade de atualizações que continuam vindo ao Xbox One e mais notável ainda o que estas melhoram. Em fluidez do S.O. e em rede online o Xbox One está na frente dos concorrentes, isso é fato, até porque a empresa é experiente na área. “Ah, mas o que importa são os jogos” – claro, é o objetivo primário de um console, mas unir jogatina com acessibilidade e simplicidade é muito útil! (não estou insinuando que os concorrentes não o fazem). Sobre a falta de gráficos, é correto culpar apenas o console? O Wii U que é mais fraco que PS4 e Xbox One tem inúmeros jogos em 1080p e 60fps, então porque o Xbox One não pode? Estamos no “começo” da geração e a cada dia que se passa as empresas estão compreendendo mais os novos consoles para retirar mais destes. Para mim o kinect é incrível, a tecnologia oferecida pelo acessório foi um grande impulso na hora de escolher o primeiro console da 8º geração, mas no fim das contas a maioria dos jogadores não se importam com isso o que acarreta na desatenção por parte da Microsoft também. De qualquer forma, a partir de agora tanto Xbox One quanto PS4 e Wii U estarão recebendo vários exclusivos de peso para mostrar do que são capazes.

    Parabéns pelo artigo, muito bem escrito, abraço.

    1. Ótimo comentário @BrunoL08:disqus, seus argumentos são totalmente válidos! E realmente, todos os consoles são muito bons, inclusive penso há algum tempo em comprar o Wii U tb e formar a trindade dessa geração, mas não há bolso que aguente rsrsrs.

      Volte sempre amigo!

  16. Parabéns pelo artigo! Muito bem feito e com ótimos pontos. O problema é que ele me fez ficar mais em dúvida sobre qual console ir nessa geração haha. Na geração passada eu fui de X360 por indicação de um grande amigo meu e desde o primeiro momento, nós jogamos juntos, seja coops ou competitivo. E isso definiu toda a minha experiência com o Xbox: O social. Eu convenci outros amigos a comprarem o Xbox e a partir daí, começamos a jogar todos juntos, conhecemos outros brasileiros pelas partidas da vida, formamos um grupo e quase toda noite jogávamos juntos. As vezes a gente formava um grupo só pra ficar batendo papo enquanto cada um estava num jogo diferente. A live virou meio que um “boteco” nerd e online para gente. E eu achava ótimo. Daí eu consegui um ps3 emprestado pra jogar os exclusivos. Os jogos são excelentes! Mas eu não sentia vontade de ficar online, me pareceu que o ps3 te induz a ficar no single player. Apesar do ps3 ser ótimo, não era o meu estilo. Mas ai chega essa geração e esse cenário pode mudar. O ps4 tem um monte de vantagem sobre o Xone e as decisões mercadológicas da Microsoft só pioram as coisas. O lado social da Live me faz pender para o Xone, mas eu estou com muito receio de eu me arrepender dessa decisão mais pra frente. Se alguém com PS4 quiser compartilhar como é esse quesito na PSN, eu ficaria grato!

      1. Hahahaha seria o ideal. Se eu tivesse condições (principalmente o ps4) eu comprava os dois mais o Wii U.

  17. Adotei o Xbox 360 na geração passada. Apesar de ter escolhido ele depois de anos no PC, somente três franquias pesaram em minha decisão: Halo, Gears of War e Forza MotorSport. E são atualmente as três principais franquias da empresa. Acho que já esta mais do que na hora de a Microsoft observar o mercado e ver que não pode sustentar uma geração inteira de consoles com apenas três franquias.
    Sei que muitos vão dizer que tem uma ou outra e etc, mas o fato é que apenas estas três tem números realmente expressivos (não vou nem entrar no mérito de comparar as vendas de exclusivos entre plataformas, isso é coisa de fanboy e não de gamer). Mas o fato é que quem opta, como foi dito no texto acima, por um console ao invés de PC, é porque quer exclusivos que outras plataformas não oferecem. E nisso meus caros, a Microsoft está a anos luz da Nintendo e da Sony.

  18. Para mim o PS4 muito bom mais prefiro o XBOX ONE as pessaos estão falando muito mau do console sem au menos ter jogado eu joguei os dois e curti mais o XBOX ONE o controle é melhor a única coisa que não gostei que o LB e o RB são um pouco mais duros mais de resto é bem melhor que o do PS4 apesar dele ter melhorado muito em relação a o do PS3 e outra o único jogo que gostei do PS4 até dos exclusivos é INFAMOUS SEGUND SON pois aquele KILL ZONE SHADOW FALL é um lixo já os do XBOX ONE eu gostei de todos até agora nos muitiplataforma não a diferença gráfica para mim que justifique comprar um PS4 pelo menos por enquanto não sei mais para frente e também com os exclusivos se a SONY realmente lançar os jogos que prometeu no ano que vem não vai adia-los novamente e acho que vou compra-lo senão vou de XBOX ONE que por enquanto eu acho a maioria das pessoas estão comprando o PS4 por impulso vendo os videos que estão na internet e escutando o que os bando de fanboyssó falando bem dele sem aumenos terem jogado que na real quem joga os dois fica bem na dúvida pois o PS4 não é tudo isso que dizem igual eu achei que era !

  19. Sem contar o abandono sempre que eles trabalham em uma nova geração. Eu não vou ficar com um xbox 360 por causa do Forza Horizon 2, vou ficar com o PS3 que ainda hj (principalmente se vc for fã de JRPG) ainda sai MUITOS exclusivos e possui muitos exclusivos. Isso não vai mudar de forma alguma nessa nova geração. Pessoal vive falando q ps4 não tem jogo e tals e que o One tem, não vejo nada disso. Vejo uma semelhança grande no lançamento, q se perdeu agora que o One vai ter 2 dos grandes lançamento saindo pra PC. E quando falam que não tem jogo de nova geração mesmo, eu aponto Infamous: Second Son, jogabilidade e gráficos belíssimos e gostei bastante do enredo e de jogá-lo. É pra mim o jogo de maior peso da atual geração e é exclusivo PS4. Em termos de lançamentos exclusivo, nossa, o PS4 já passou faz tempo. Ai fica difícil pra Microsoft competir mesmo com esses exclusivos temporários. Bom, pelo menos essa é minha opinião.

  20. cara muito bom discurso. é exatamente o que penso. pra vc ter uma ideia a 1 mes atras eu estava fazendo essa analixe p comprar um console da nova geraçao e foi os exclusivos que ainda virao a partir de 2015 que me fez escolher a sony c o ps4. continuo com meu 360 mas agora peguei o ps4. é uma pena mas a microsoft nao tem uma base de jogos firmes,

  21. Pouco importa se o jogo veio DIRETO da Microsoft, mas se ela fez acordo de exclusividade temporaria qual o problema ??

    Hoje em dia não compramos video game e smartphones só pelos jogos, as funcionalidades contam e muito !!! Sabemos que o Xbox One ganha do Ps4 em Sistema Operacional, rede online e funcionalidades !!!

    Se o jogo sai pra Windows e Xbox é PONTO para a Microsoft !!! vocês não ouviram que o Windows 9 vai juntar todas as plataformas e todos os Aplicativos ?? Esse é o futuro, se você compra um jogo no PC poderá jogar ele de graça em todas as outras plataformas da Microsoft utilizando a mesma CONTA !!! Isso é fantástico e a Sony e Nintendo vão copiar essa ideia da Microsoft, anotem o que estou dizendo !!
    Comprei meu Halo Spartam no Windows 8.1 e consegui baixar de graça no meu WindowsPhone e Xbox !!

    O Xbox One custa $500 e um PC para rodar os games dele custa mais de $ 1000, sem falar que não é todo mundo que sabe montar um hardware, instalar o Windows e os softwares. por isso que o video game ainda é muito procurado é só comprar e jogar !!

    Muito se falo que o XboxOne não tinha jogos, mas nas 2 Expo E3 os jogos do Xbox One levaram 90% dos prêmios !!!

    1. Não disse em nenhum momento na matéria que queria mudar a opinião de alguém, concorda?

      De todo modo, você deu sua opinião abaixo, respeito. Porém tem como negar que fato como o da Crytek ter levado o jogo pra PC e ainda dizer que o Xbox é fraco – saiu hoje na Eurogamer – contam como um marketing negativo, não? Isso também pro PS4 na verdade.

      Se o jogo fosse de um estúdio interno, isso tudo tinha ficado internamente.

  22. Qual desvantagem que a Microsoft tem em lançar um jogo pra PC se o sistema operacional rodado no PC também é dela? e outra, é bem melhor tem opções de estúdio internos e internos do que a mesmice de jogos aparentemente repetidos, mudando apenas o titulo.

    1. Primeiro que a maioria não pagou para usar o sistema operacional da MS no PC, ou seja, ela não ganhou 1 centavo com isso. E segundo que a matéria não é sobre a vantagem que a MS terá, e sim sobre a vantagem que o jogador terá.

      Eu não compro um console pensando na vantagem que a empresa que produziu terá, eu penso na minha vantagem. E nesse sentido, está compensando mais comprar um PS4 e investir o preço do One para incrementar o PC que as pessoas já tem, porque a maioria dos jogos do One também saíram ou sairão para PC.

      Acho que é isso que o autor quis dizer.

  23. Concordo . Comprar um jogo sabendo que no futuro será lançado para computador, tira certo brilho e empolgação em ter o game, mas isso não quer dizer que para muitos vai fazer tanta diferença, pois pessoas como eu, que jogam praticamente em consoles, provavelmente não vão encontrar muitos destes jogos no playstation 4. Para mim, o fator destes jogos não incomoda tanto e nesta Next Gen, acredito que o console que tem maior capacidade de evolução, com funcionalidades e inovação, com total certeza é o XBOX ONE e por isto eu o escolhi.

  24. Ja eu n fui tanto pelos exclusivos e sim por gostar mais da live do que da PSN. Por achar q a M$ da mais atenção pra nós Brs q a $ony.

    1. Acho um argumento bastante válido! Se for pra ligar o console e ir direto pro jogo, o PS4 é bem mais agradável. O Xbox One geralmente as atualizações são bem maiores justamente pela M$ pensar na experiência com o sistema no geral e a Live realmente chama muito a atenção. Ambas as situações me agradam bastante.

      Por falar nisso, preciso voltar a jogar Titanfall!

  25. Vocês estão errados nessa matéria por não avaliar o foco do argumento que estão levantando de maneira mais abrangente. Parece até mesmo papo de fanboy de forum os argumentos para apoiar essa tese.

    A razão para o sucesso ou insucesso de uma plataforma está diretamente relacionada a qualidade do produto. Produto de qualidade é aquele que atende, antecipa e resolve problemas do cliente. O sucesso ou insucesso vem da relação cliente e produto, então para olhamos os problemas do Xbox One devemos olhar para o produto, aquilo que a Microsoft quer vender e não para comparativos idiotas.

    Dos três consoles o Xbox One tem razões de sobra para ser o pior produto, desde antes do seu lançamento ele foi marcado por revoluções que foram ao caminho inverso ao público. O Kinect é um deles, o marketing da Microsoft também foi ruim em deixar escapar problemas como se fosse soluções o fato de usar Windows como sistema e a inicial obrigatoriedade de está online pra jogar é somente um dos problemas que vai até o valor cobrado. O Xbox One não provou ainda que é um console melhor que o Xbox 360 pois além das pessoas poderem ainda jogar a maioria dos títulos novos no antigo console eles tem uma série de funções primárias que o Xbox One ainda está se atualizando. Por último se olhares as vendas de consoles em números assim como as vendas de software poderão constatar que a chegada da nova geração minou vendas da geração passada assim que chegou, os 3 consoles vendem menos do que cada um dos consoles passados venderam a 2 ou 3 anos atrás sendo o Xbox One o maior prejudicado onde seu preço e seus problemas parece ser o maior fator em ação.

    1. Não estamos falando do console, estamos falando dos exclusivos Rafael. É uma parcela do produto no geral. Porém, seu ponto de vista tem cabimento, mas como toda mudança de geração, muita coisa vai acontecer ainda.

      Sobre os argumentos da matéria, veja que ela começa com “Opinião”. É a nossa opinião sobre o assunto, a fim de discutir com nossos leitores sobre isso. Não é a verdade absoluta rs.

  26. Mas será que este negócio de second parties é um problema de fato? Antes de tudo, as vendas de ps3 não são mais de 5% superiores ao do xbox, não podemos dizer “ultrapassou” pq tá logo ali do lado. E a questão é que os exclusivos no xbox 360 foram muito mais bem sucedidos do que os exclusivos do ps3, como você já deve saber, os exclusivos no xbox venderam melhor do que os exclusivos no ps3, e isso é tanto de produtoras internas quanto externas. Como você já deve saber, jogos como resistance não tiveram boas vendas e isso provavelmente facilitou na hora de fechar um acordo de exclusividade com a MS pro próximo jogo. E outros jogos como Tomb Raider e project spark, não terão nenhuma concorrência quando lançarem no Xbox One, e isso atrairá muito mais o consumidor, pq o público no Xbox de fato gasta mais dinheiro com exclusivos, mesmo tendo menos videogames no mercado.

    De uma forma geral, é mais fácil a MS fechar negócios com outras empresas pra manter exclusividades, e isso é algo que muda muito na hora de comprar um console, pois sabemos o que cada uma tem de bom, e sempre olhamos o que tem de bom em cada lado, mas devemos ver também que a qualquer momento, um jogo ou uma produtora que cria games pra ambos os consoles estará propício á fechar negócios com a MS. Hoje é Tomb raide, amanhã pode ser Hitman, Metal Gear, Final Fantasy, ou outros que a gente pensa que vão estar em ambos os consoles mas não.

  27. A Microsoft prejudica sim seu próprio Console ao liberar para PC seus inicialmente exclusivos de Xone ou Xbox 360. O raciocínio é o seguinte, e simples: muitos gamers optam por ter um PC e escolher um Console. E aí a escolha é facilitada pela MS. Oras, se os exclusivos de Xbox one, depois poderei jogar no meu PC, então prefiro comprar o console da Sony, o PS4, que lá terei exclusivos de qualidade e que não terei como jogar no PC. É óbvio, ou não?

  28. Muito bom artigo! Tenho o mesmo pensamento do teu. Mas vendo como empresa (porém não defendendo) a M$ tem acessória grande de condutores em finanças, e foi tipo a compra recente da mojang eles pagaram uma nota no minecraft e não vão remover de nenhuma plataforma pois assim mesmo jogando no tablet ou ps4 por exemplo a M$ vai colher lucro dos seus clientes seja em qualquer plataforma escolhida. E amigos no fim da conta o que qualquer CEO ou grande gerente precisa pra manter o emprego e a empresa ficar feliz é mostrar re$ultados Kkkkk boa tarde/noite a todos.

  29. NAO ENTENDO QUANDO DIZEM QUE O PC E CONCORRENTE DA M$ POIS PRA SE JOGAR NO PC TEM QUE TER O WINDOWS E QUEM PRODUZ O WINDOWS E A M$ A MAIORIA DOS JOGADORES DE PC JOGAM NO WINDOWS PORISSO A M$ AINDA TA GANHANDO.

  30. Muito bom cara eu concordo com vc.Me senti traido quando certos exclusivos do xbox one foram anunciados pra pc,eu tenho um xbox one mas ja to correndo atras de um ps4.Nunca fui fanboy gosto de jogar jogos bons.Tenho um xbox 360,ps3,xbox one e pretendo ter um ps4.

  31. Eu não consigo entender pq as pessoas gostam dessa pratica idiota dessas empresas de jogos exclusivos. Os jogos tem que sair para todas as plataformas!!!!

  32. tosco cara… exclusivos fodem, é coisa de funboy. Pouco me importa se um jogo tem no meu console e no pc, ou se tem no ps4 e tambem no xbox. O que eu quero é poder jogar o maximo de jogos legais possiveis, sem ter que ficar trocando de console para isso.

  33. Gostaria apenas de compartilhar minha experiência em relação a outros aspectos que levam a decisão de compra de uma determinada plataforma: coloquemos as opções PS4 e XONE. Comprei meu PS4 no lançamento e pensei que jamais mudaria de plataforma, pois venho da geração PSX, PS2 e PS3. Infelizmente a PSN tem sido o grande algoz do PS4, o online travadíssimo (mesmo com link de 10 mb), downloads que param no caminho dando erros de DNS e olhe que isso já vem se arrastando há duas atualizações atrás. Acabei trocando meu PS4 por XONE, e olha que pensei bastante, pois não queria vendê-lo e como sabem, manter as duas plataformas não é pra qualquer um aqui no Brasil. Estou satisfeitíssimo com console da MS que demonstra uma qualidade muito superior na experiência online em geral. Isso foi um ponto determinante para a troca. Espero que eu esteja enganado, pois o PS4 é superior em hardware, mas neste momento não me vejo voltando para a Sony.

  34. Temos que aceitar os fatos. PS2 dominou e depois veio XBOX360 dominando pela possibilidade de rodar jogos de qualidade em DVD9 e até mesmo destravado (jogando online LT 3,0).
    Agora PS4 está dominando e não adianta vim com mimi. PSN sempre tem uns jogos bom gratuito e a live? Limbo, jogos de 8 bits e por ai vai.
    Street Fight exclusivo da sony.
    2015 chegando e uma porrrrada de jogos tops vão surgir para ps4 e o one como sempre vive de halo e gears of war para 2016.
    Sem contar que esse Rise só tem beleza, jogo de 5 horas e durante todo o jogo você enfrenta os mesmo inimigos, só muda a cor da roupa. Teria que ser lançado por 60 reais no máximo.

  35. Estranho como agora número de vendas, marketing, administração de empresas e premiações tão impregnando o que era um hobby. Isso é péssimo, agora o gosto de uns é apoiado por números que não dizem NADA SOBRE OS JOGOS, nem a diversão, nem a arte deles, nada.
    Tive Sega Saturn, troquei por PS1, me arrependi absurdamente, embora os número e a quantia de amigos fãs da Sony fosse até injustos. Peguei o PS2, ótimo console com base nos jogos, diversificação absurda, nem esquentava com marca e mal sabia do Xbox. Demorei alguns anos pra mudar de console, porém fikei muito mais entusiasmado com os vídeos e games NOVOS que via no 360 e comprei ele, apesar de adorar God of War e Metal Gear que eram só pra PS3.
    Daí vejo a matéria e esses comentários cretinos e penso, é apenas gosto, mas insistem em constatar coisas como verdades absolutas apoiadas por números. Eu no máximo tive a curiosidade de botar as mãos no HEAVY RAIN, esse sim é um baita jogo que já impresiona nos vídeos, Last of Us é o tal hype, a onda boca a boca que vende um negócio reaproveitado de outros jogos, assim como Uncharted, o filhinho ingrato de Tomb Raider.
    Quem curte Gears of War, Halo e Alan Wake, já está satisfeitíssimo com MS e comprou o ONE como eu, não quer dizer que a Sony é lixo, feia.. bobona.. nem nada, só quer dizer que EU sou fã da linha XBOX no momento e não troco por nada. Matérias como essa só servem pra incitar esses babacas que acessam qualquer coisa, tenham 10 a 40 anos de idade e tempo livre, o interesse é apenas um, serrem apoiados por números, pra se sentirem seguros que o lado deles é mais legal, maior, mais bonito, mais tdo. Engraçado que a maioria das matérias como essa são redigidas por autores que dizem gostar de ambos, serem neutros e aquele papo que engana a criançada ingênua.

    1. O único motivo de eu dizer que gosto de ambos é que tenho os dois e realmente, gosto de ambos. Os números são indiscutíveis da mesma maneira que demonstram que a estratégia da Microsoft, mesmo arriscada, vem dando certo. Mas como isso vai afetar o futuro do console não sabemos.

  36. Ótimo artigo. Sabemos que um console tem sua existência pelos exclusivos. Li alguns comentários que o lucro da Microsoft é importante indo para o PC, mas e a competitividade e a razão de ela vender seu console? O que vemos é que a Microsoft trata o mercado de console como perfumaria, isso é muito claro. Também é importante ressaltar que utilizar bem um hardware atrai jogadores também. O Wii foi um exemplo disso utilizando o Wiimote muito bem.

    1. Exatamente, e o Wii U vai pelo mesmo barco, melhorando a cada trimestre. É a pegada que a Microsoft ainda não aprendeu, apesar de estar fazendo um ótimo trabalho desde a metade de 2014. Vamos ver como isso ficará mais pra frente.

  37. poxa cara acho o mesmo que vc, tenho um one e sinto o mesmo quando dizem essa palavra “EXCLUSIVO”. Nossa quando fui comprar o meu 360 pensei bastante, não vai dar pra jogar God of War 3
    cara peso bastante.

  38. Essa geraçao de Games é muito ruim….Sabe é muito dinheiro rolando alguns Estudios fazem jogos para o mercado e outros para jogadores……Essa onda de exclusividade (ps4) ou (xbox on) é um chute no saco da gente…Eu nao vou comprar dois aparelhos pra jogar o que eu gosto lá no Futuro….

  39. Bom Artigo, só não sei qual o problema de um titulo ir para pc ou outro console, eu me divertindo e curtindo o game pra mim esta de bom tamanho e outra, comprei o Xone pq o play 4 esta dando vários problemas com aquecimento e também pq a sony na minha opinião esta que se foda para o publico Brasileiro, eles vendem um console oficial aqui por 3.299,00 enquanto o Xone esta por 1.699,00 sem o Kinect. Sem contar que a Sony vendeu sua linha de computadores e segundo boatos esta parando de fabricar TV´s e celulares, fora a apresentação do game tbm né, assistam os unboxing, seus argumentos são validos, mas contar com o ovo na bunda da galinha não rola, estamos no segundo mês de 2015, vlw abraços!

  40. Bom, você tem um ponto de vista até que interessante! Só não esqueça do lógico, o negócio da microsoft é SISTEMA(Software) e sempre será! com windows 10 chegando a tendencia é que todos os exclusivos sejam multiplataforma, rodaram em PC’s! E aí ela vai fidelizar um público gigantesco que jogará com outro público dos XBOX ONE. E isso no meu ver é inovação! É o que esperamos a muito tempo! Independente da plataforma que você esteja se o sistema for Microsoft você terá acesso ao que você tem direito! Isso explica a liberação de uma unica compra para todas as plataformas! Não precisarei pagar 2 vezes pelo jogo e só uma única vez!

  41. Tenho Pc , mas estou afim de pegar um console pelos exclusivos q não são lançados para minha plataforma . Qual seria a melhor escolha. Sendo q alguns do One até são lançados para o PC apos um certo tempo .

  42. Cara, você não pode ficar com receio de comprar um PS4 ou Xbox One por causa dos exclusivos, se o jogo pode deixar de ser exclusivo la para frente que seja, do mesmo jeito que jogos de Xbox One podem deixar de ser exclusivos, jogos de PS4 também podem deixar de ser e quem ganha com isso é o consumidor.

  43. Exclusividade de consoles é babaquice de fanboyzinho. Por mim, todos os jogos lançados para consoles deveriam ter uma versão para pc também, até porque, se for parar para pensar, é ele a plataforma principal de tudo.
    Essa história de que tal console deve ter exclusivos para atrair público e que fãs se sentem mais íntimos da empresa por conta dos exclusivos é uma balela comercial sem fim, da qual não pensa no prazer de se vender para um gamer, mas sim em ser meramente uma representação tosca do capitalismo comercial.

  44. Achei o artigo interessante mas me pergunto, como jogador, desde a época de Atari, Master Sys e Mega Drive, em relação a exclusivos e coisa e tal, não creio que um jogo perca a graça ou a importância por estar disponível em 1 ou mais plataformas, Jogos bons merecem ir pra todas as plataformas, os jogos em minha opinião tem que ser jogado por todos independente do console, Jogos são jogados por sua diversão, desafio, qualidade, fico contente em indicar um game seja de qualquer plataforma e a pessoa que jogou curtir o game, independente da plataforma, não creio que jogos perdem valor por serem comercializados em outras plataformas muito pelo contrário, Jogadores não compram um game só pra esfregar na cara do amigo que tem um console de uma marca concorrente, Jogadores jogam e compram os jogos por sua qualidade, seu gosto, e quantos mais pessoas gostarem de games bom melhor ainda.
    e enquanto a desvalorização e ir pra Pc e tudo mais, a gente não tem acesso aos contratos e nem acordos, que são coisas mais complexas e fogem de nossas especulações.

  45. meu eu so acho que o x box no geral , tem como sua principal franquia gear of war e so deveria ser conhecido por essa mesmo ,em outros paises ninguem ta nem ai pra halo que por sinal e pessimo jogo .enquanto a sony vem pra 2015 com bloodborne, the order 1826 e uncharted 4.a microsoft vem com halo 5. kkk

  46. Muito bem escrito o artigo, mas infelizmente, não foi isso que vimos da E3 de 2015!! Vimos uma Sony desencontrada, sem mostrar muitas novidades, enquanto a Microsoft, mostrou vários projetos de games e de hardware…

  47. realmente tem toda razão , já tinha feito um comentário no canal do gg, é claro bem longe , dessa aula.

  48. realmente os exclusivos fazem muita diferença ! digo eu , tenho Wii e Wii u, so para os jogos da Nintendo, e pc para jogar far cry, CoD, crisys etc… so faltava ter the last of us no pc… seria perfeito kkk porem se depender da sony…….

    1. Aí que tá, a Sony não deixa os exclusivos dela saírem dos consoles dela. A M$ deveria fazer o mesmo, mas como tem o Windows e podem ganhar lá também, abriram a porteira.

  49. “Saber que determinado game só existe naquela plataforma é a razão de optarmos por determinado console.”
    Bem, permita-me discordar. Observe os jogos mais vendidos no xbox e ps4. Listam lá alguns CoD, GTA, fifas, fallout etc. Jogos que tbm existem nos PCs. A maioria compra seu ps4 e xbox one pra jogar jogos multiplataforma. Então, mercadologicamente, exclusivos tem um efeito menor na prática do que nós pensamos que tem. (Exceto pra nintendo).

    1. Teu pensamento pode estar certo Jonathan, mas as empresa se vangloriam dos exclusivos pra vender consoles e os que são do Xbox One estão chegando pra PC. Esse é o ponto.

  50. Acho que vc perdeu a vergonha na cara e está sendo parcial ao extremo. Seu texto é totalmente sem lógica. Os exclusivos são importantes seja de que estúdio vier. Basta ver que na Nintendo fazem o mesmo e mesmo assim a qualidade de seus estúdios principais nunca caiu.

    Triste ler um artigo tão parcial e sem argumentos em um site de expressão.

    1. A comparação com a Nintendo não faz sentido Pato, já que os exclusivos dela ficam com ela e não vão pro PC ou outros consoles. Você tem certeza que leu a matéria?

  51. q artigo tendencioso… Quer dizer que com exclusivos da M$ tem problemas das outras não.. Argumento sem fundamento…

    1. Me explique porque é tendencioso? Se os exclusivos do Xbox One estão indo pro PC, como os da Sony podem passar pelo mesmo problema? Acho que você não leu a matéria inteira.

      Fora que quando escrevi esse texto, ainda eram poucos exclusivos que estavam indo pro PC, agora com Quantum Break, Gears e tudo mais tudo piora.

  52. Cara… Mais jogos n era pra ter jogos exclusivos isso é uma estratégia dq sony pra as pessoas preferirem comprar um playstation em vez de outro console…., eu queria ver os fans de tomb raider q tem ps4 doido pra jogar rise of the tomp raider e não sair pra ps4 ficar só no xbox e pc, a sony faz isso direto.

    1. Alex, Tomb Raider vai sair pra PS4 esse ano rsrsrs. Jogos exclusivos existem desde o começo da história dos videogames, Sega vs Nintendo era cheio disso. Você não vê Mario no PC por exemplo (de forma legal).

  53. Muito foda pra um Caixista, brincadeira, eu sou sonysta mas porque tenho muito mais interesse no Playstation não que eu não tenha um pouco de interesse no Xbox, que por mim teve muitos jogos bons também, mas pro Playstation como você disse oque me atrai são seus jogos, que são tudo que eu mais quero. E você é foda cara, sabe muito bem das coisas, principalmente a questão do Video Game ser para Jogos “Games”, por mim não tô nem ai pra gráficos ou qualquer outra coisa, menos desempenho, porque eu mesmo jogo Sleeping Dogs no pc no mínimo e estou feliz desde que o fps não fique tudo lagado. Por mim a Microsoft deveria ter só ficado nos PC, não acho bom agora ter que ficar entre Xbox ou Playstation, e por mim o PC é o mestre em vários quesitos, mas em jogos pra mim é PS, não que algum dia não vá comprar um Xbox.

  54. Interessante essa matéria, mas já pensou que a Microsoft pensa mais no consumidor sem se importar com o tanto que recebe? Ela cria exclusivos (mesmo que temporários) de qualidade enorme, jogos realmente são bons, então mesmo que saia pra PC, o que voce perde com isso? Voce ganha uma plataforma a mais para poder jogar seu jogo. Vale lembrar tambem, que o Windows tambem é da Microsoft, o que ela perderia com isso?

    Deixando de lado isso, eu gostei do seu artigo, voce faz um ótimo trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”