The Walking Dead Episódio 4 – 8ª Temporada: Um Rei sem sua coroa

Compartilhe

Atenção: Muitos spoilers do episódio 4 da 8ª temporada de The Walking Dead. O texto não é um resumo. Esta é a opinião do autor sobre o episódio com teorias e informações retiradas diretamente da série.

Foram precisos 4 episódios para que The Walking Dead realmente mostrasse a que veio neste 8º ano. Ainda assim, mesmo que o episódio 4 da 8ª temporada tenha sido legal, existem erros graves que tiram a imersão. No entanto, devemos ressaltar o bom desenvolvimento de alguns personagens, coisa que a série sempre fez muito bem. Vamos falar de tudo logo abaixo.

Mesmo sem shampoo pra lavar meu cabelo, eu sorrio!

- PUBLICIDADE -

Ezekiel, o cara dos dreads no cabelo e Rei, vinha demonstrando uma confiança acima do normal. Nos três primeiros episódios deste ano, o que ele mais fez foi sorrir e dizer que estava sorrindo. Responsável pela vida das pessoas no Reino, talvez ele tenha encontrado em seu otimismo a confiança que faltava para ele mesmo. Afinal, em um mundo caótico como aquele, sobreviver já é algo custoso. O que dirá garantir a sobrevivência de tanta gente.

A direção deste episódio acertou em cheio ao mostrar o que cada pessoa que acompanhava Ezekiel fazia minutos antes de deixar o Reino. Tínhamos uma mãe que deixava o filho para trás. Tínhamos um pai, que deixava seu recém nascido e sua amada. Pessoas jovens, cativadas pelo belíssimo discurso do Rei, colocando suas energias em prol de um único objetivo. Aquele foi o último momento de paz de muitos deles. Assim como na 2ª Guerra Mundial onde diversas nações se uniram para derrubar um tirano, o mesmo ocorre agora em The Walking Dead. Todos unidos contra Negan, mesmo que o próprio Ezekiel tenha demonstrado no episódio passado que estava impressionado de ter chegado onde chegou sem baixas.

A queda do Rei

- PUBLICIDADE -

O final do episódio passado já demonstrava que as coisa não seriam nada boas para os soldados do Reino. Nem suas proteções, ao estilo armadura, ajudou a mantê-los vivos. Logo no começo deste episódio vimos o motivo. Os Salvadores tinha armas de calibre muito pesado, as mesmas que Rick e Daryl queriam e não encontravam. Nada pararia um armamento como aquele. Felizmente Carol estava lá pra acabar com a festa, mesmo que ao custo da qualidade do episódio. Sabemos muito bem que ela é difícil de derrubar, mas no momento que ela troca tiros com os vilões escondida atrás de um carro, a inteligência dos inimigos foi a mesma de um jogo de videogame mal programado. Sozinha, contra cinco deles, ninguém pensava em flanquear nossa guerreira. Todos achavam mais inteligente ficar atirando a esmo. Afinal, naquele mundo é fácil encontrar balas…

Depois de toda a matança, sua perna machucada e um dos Salvadores aparecendo do nada, parecia que o Rei estava com seus minutos contados. Quem lê os quadrinhos sabe que Ezekiel não deixaria a série naquele momento, mas The Walking Dead já fez coisas bem diferentes dos quadrinhos e não me espantaria se ocorresse novamente. Então a tensão foi grande ao ver que o Rei não conseguia andar e não tinha armas a sua disposição. Ao mesmo tempo que seu corpo não respondia tão bem, a mente de Ezekiel começava a traí-lo a medida que seu raptor mostrava que ele era uma pessoa comum. Se num mundo como aquele você não acreditar em si mesmo, ninguém acreditará. Mas o trabalho que ele fez e faz à frente do Reino é tão bom, que quem o segue não deixa de acreditar na figura do Rei.

Assim, Ezekiel, mesmo na dificuldade, era Rei pela circunstância e por seu povo acreditar nele, além do sacrifício feito por aqueles que o protegeram e não mais por ter se dado o título de Rei. Ainda assim, sua situação não era nada boa.

Um Rei sem sua coroa

O que faz de Ezekiel um Rei? Seria o nome dado ao local onde ele comanda? Seriam suas atitudes, suas falas de efeito, frases bem construídas? Seus dreads? Nada disso, o que faz de Ezekiel um Rei é a fidelidade de quem o segue, mas principalmente a fidelidade de um ser inesperado: Shiva. A Tigresa era para Ezekiel algo maior que um pet, era como uma amiga que o protegia e ele fazia o mesmo por ela. Ele a conhecia desde pequena em um zoológico e ganhou sua afeição desde então. Ela era a maior representatividade do Rei Ezekiel. Agora, o Rei está sem sua coroa.

Assim como nos quadrinhos, a morte de Shiva vai representar um momento de virada na vida de Ezekiel. Ele agora não tem o símbolo de seu reinado, aquilo que amedronta seus inimigos. Shiva deu a vida por Ezekiel para que ele continue sendo Rei. Mas agora um líder que faz isso em prol da confiança de seu povo. Resta saber até onde a cabeça dele vai colaborar para que ele continue são e sorrindo à frente dos ataques dos Salvadores.

Rick e Daryl precisam lembrar que não são Rick e Morty

Se você assiste Rick e Morty sabe que o desenho é maluco e tem ideias sensacionais. Em um dos episódios Rick e Morty enterram seus próprios corpos no quintal da casa onde vivem. Naquela realidade morrer é relativo. Em The Walking Dead não meu irmão, morreu virou zumbi ou morre pra sempre. Mas Rick e Daryl usam muito do poder do protagonismo para fazer bobagens insanas! No entanto, assim como falamos antes sobre Carol, isso gera um problema grave na qualidade do episódio.

Na busca pelas armas que os Salvadores levavam embora, Daryl e Rick surgem para salvar o dia. Se aquelas armas chegassem até os Salvadores eles poderiam se livrar da quantidade insana de zumbis que os cercam. Daryl com sua moto cheia de pressão e Rick com um carro qualquer que eles sempre encontram cheio de gasolina, partem em uma perseguição, quando de repente os vilões mostram uma arma gigante montada na carroceria do carro que carregava as armas. Convenientemente os caras erram TODOS os tiros e Rick e Daryl não pareciam se preocupar nem um pouco com o perigo que corriam ali. É claro que a gente vê muito disso acontecendo em filmes e séries, onde os vilões são muito ruins de mira. Mas neste episódio de The Walking Dead eles foram muito burros e a construção das cenas ficou devendo.

Melhorou e precisa manter esta melhora

The Walking Dead ainda é um fenômeno de audiência na TV mundial. Mesmo os problemas desta temporada não vão afastar os fãs. Esta é uma série fora da curva, totalmente. Mas ainda assim é preciso manter a qualidade e o interesse do público. Os dois últimos episódios seguem para um bom caminho. O começo do 8º ano não foi legal. Mas aos poucos a produção da série parece querer levar as coisa mais a sério. Assim, podemos esperar por muitos bons momentos daqui pra frente.

Ainda é preciso tratar da situação de Negan, de Hilltop com seus prisioneiros e de Alexandria, que tem seus combatentes espalhados pelo mapa. Imagino que nos próximos episódios vamos ver Rick, Ezekiel e Meggie tendo que tomar decisões complexas, até que fatalmente Negan venha a cair. Com as armas de alto calibre em mãos, Rick tem uma senhora vantagem. Mas Negan tem Gabriel preso com ele e mesmo que o Padre esteja armado e o vilão aparentemente não, sinto que veremos Lucille tomando a rédia da situação nos próximos episódios. E vocês, o que acham que vai acontecer? Comentem!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”