The Walking Dead Episódio 5 – 8ª Temporada: Confissões de Negan

Compartilhe

Atenção: Muitos spoilers do episódio 5 da 8ª temporada de The Walking Dead. O texto não é um resumo, é a opinião do autor sobre o episódio com teorias e informações retiradas diretamente da série.

Finalmente voltamos a ver Negan em The Walking Dead. O episódio 5 da 8ª temporada retoma do ponto de onde ele e Gabriel ficaram presos em um trailer. Sabe-se lá por qual motivo, o padre não quis apontar suas armas para o vilão. Ficou esperando tomar uma rasteira para deixar Negan pegar seu fuzil e também uma pistola que ninguém sabia que ele carregava. Ou seja, duas chances desperdiçadas num único momento.

Ao invés de tentar resolver a guerra, Gabriel deixa seu lado soldado a mercê da situação, para tentar encontrar um motivo nobre para estar ali. Na cabeça dele, Deus o levou até aquele momento para ouvir a confissão de Negan. Já contando que Alexandria iria vencer ou que os zumbis pegariam os dois. Negan estranhamente parece abalado, mas aos poucos começamos a saber mais do personagem e seu passado.

O Passado de Negan

- PUBLICIDADE -

Apesar de não ter dado todos os detalhes como visto nos quadrinhos, tivemos um lapso do passado de Negan neste episódio. Na HQ, existe um exemplar extra que mostra com detalhes esta fase da vida do vilão. É um material excelente e que elucida um pouco do temperamento de Negan e suas dores. Como ele se tornou uma pessoa implacável e muito mais, que vou evitar dizer pra não se tornar spoiler. Mas não um spoiler sobre o episódio 5, mas do que pode vir adiante. Quem leu o quadrinho tem ideia do que seja, mas a série mostrou diversas cenas interessantes que indicam que uma revelação existirá mais lá pra frente.

Fato é que Negan não era de todo mal. O vilão já amou, já tentou salvar sem matar ninguém e por não ter sido capaz de acabar com sua amada enquanto ela era uma zumbi, acha agora que o mundo é bom, se vivido com violência e dominação. Para ele, naquele momento em que não matou sua já falecida esposa, ele foi fraco. Assim, ele não quer repetir essa fraqueza em sua vida atual. Como em um confessionário, Gabriel fica em uma parte diferente de Negan dentro do trailer. Talvez por não haver a aproximação e o olho no olho, o dono da Lucille se solta e conta um pouco de suas dores. Mas também, se ele não faz naquela hora, eles morreriam após algum tempo.

- PUBLICIDADE -

A imagem de um tirano, mas o coração de um cordeiro?

 

O artigo continua abaixo

Podemos imaginar também que Negan não seja tão mal quanto ele demonstra ser. Além de não matar Gabriel, ele dá chances do Padre sair dali vivo, o ajuda em meio aos zumbis e escapam daquela situação. Apesar da cena não ter sido lá muito convincente, uma vez que já vimos outros personagens serem devorados por uma quantidade bem menor de mortos vivos que os rodeavam. A cena ainda termina sem muita explicação, quando uns zumbis caem em cima deles. Isso me fez lembrar do episódio que Glenn ficou em baixo da lixeira para sair vivo. Mais uma vez a série usa de uns recursos que não são legais para gerar a tensão. O tiro saiu pela culatra e só serviu para tirar qualidade do episódio.

Voltando para Negan, ele chega no covil dos Salvadores e mostra para Gabriel que sua forma de agir bota tudo em ordem. As pessoas que ali estão confiam nele por dois motivos. Primeiro os trabalhadores que recebem segurança, comida e um certo conforto por reconhecimento de seu trabalho. Segundo por medo, uma vez que todos sabem que Negan não tem piedade. Só que na cabeça do vilão, ele faz isso para salvar a maioria. Então matar algumas pessoas faz parte do fortalecimento do mundo e das pessoas que vivem nele. Em um mundo como aquele, podemos esperar qualquer pensamento. Afinal, quem é que carrega consigo uma cartilha de como agir em caso de um apocalipse zumbi?

Um rato entre os Salvadores

Sem Negan a frente dos “negócios”, pudemos ver seus capangas quase lutando pelo poder. Mas o ideal de do vilão se manteve quando eles lembravam que Negan não deveria ser uma pessoa, mas um jeito de agir e viver. Dwight percebe que as coisas podem romper pro lado dele e começa a agir para tomar a frente de tudo. Afinal, para quem não se lembra, é ele quem passa as informações para Rick e seus soldados. A presença de Eugene entre os Salvadores, até agora sem propósito algum, passa a fazer mais sentido. Ele é muito mais inteligente que todos ali, e percebe que poderia ter algo errado com Dwight desde o começo. Ele passa a ter certeza quando vê a cola vermelha dos bonequinhos de Dwight. Mas era nítido que ele já tinha ideia que ele poderia ser o rato quando o capanga de Negan o defendeu.

Agora, com Negan desconfiado de Simon, tudo pode acontecer. Simon é o melhor soldado de Negan. Ele é o que mais se parece com ele inclusive. Dwight não está no radar do vilão. Mas logo logo deve passar a estar no radar de Simon. Apesar de não demonstrar, o braço direito de Negan não deve estar contente por ter Dwight batendo de frente com suas ideias. Eugene já sabe quem é o rato, mas ele não vai falar nada pelo visto. Mesmo com Negan o ameaçando, tudo deve ficar legal para Eugene e para Dwight. Quem deve rodar é Simon, logo logo.

A Guerra Civil mais patética de todas

Rick e Daryl mais uma vez fazem um mal uso do protagonismo. Brigando entre eles e perdendo todas as armas que pegaram dos Salvadores. Foi uma cena curiosa, mas ao mesmo tempo bem patética entre dois dos mais importantes personagens da série. Ambos são estrategistas e foram deixados levar pelas diferenças de opinião ao ponto de quase morrerem em uma explosão. Praticamente tudo que fizeram foi jogado no lixo naquele momento.

Ambos irem para lados diferentes em um local em que houve uma explosão foi bizarro. Qualquer som mais alto chama a atenção de zumbis, mas como é o Rick e Daryl, nada acontece. Talvez tudo foi feito para Rick ir parar em um local novo, como vimos mais adiante. Ainda não da pra saber onde exatamente ele está, mas pode ser um novo arco que vá acontecer depois ou antes de finalizada a história de Negan. Me pareceu ser algo que está fora dos quadrinhos para dar uma prolongada nos eventos da série.

Por fim

The Walking Dead toma um rumo diferente de quando começou a 8ª temporada. Ainda não está no nível que a gente espera, mas vai melhorando aos poucos. O problema é que esse aos poucos virou passo de tartaruga. Até quando a paciência dos fãs e dos críticos vão? Difícil saber.

Ao menos os eventos recentes mostram que a série continua com potencial, a produção só precisa parar de enrolar e de jogar este potencial fora.

Compartilhe

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”