The Walking Dead episódio 9 – 8ª Temporada: Novos rumos e uma grande perda

Compartilhe

Atenção: Este artigo contém muitos spoilers do episódio 9 da 8ª temporada de The Walking Dead

E o improvável realmente aconteceu. The Walking Dead, a série, baseada nos quadrinhos de mesmo nome, mudou sua história mais uma vez. Antes isso já havia acontecido com diversos outros personagens. Andrea, Dale, Tyreese, até mesmo Carol. Muitos morreram antes da hora, outros nem mesmo morreram. Isso comparando a história dos quadrinhos com a da série. Mas nunca poderíamos imaginar que um personagem tão importante como Carl poderia dar adeus à série. Mas sim, aconteceu.

Pelo bem e pelo mal, The Walking Dead definitivamente entra em um novo rumo. Talvez a perda de Carl seja necessária para buscar novamente a qualidade que vem faltando há pelo menos dois anos na saga. Mas ao mesmo tempo, a partida do personagem tem um peso ainda maior para os eventos que virão a seguir. The Walking Dead não deixa literalmente os quadrinhos de lado e tenta construir sua história de uma forma mais convincente, para principalmente concluir o arco de Negan. Carl seria a razão para um final de temporada inesperado, ao menos para quem não lê os quadrinhos.

A dolorosa partida

- PUBLICIDADE -

A série não demorou para mostrar que realmente Carl havia sido mordido. Todas as teorias e crenças dos fãs de que poderia haver uma grande reviravolta foram pro beleléu. O próprio Carl disse por diversas vezes para Rick: “eu fui mordido“. E ali seu destino já havia sido traçado. Não havia mais volta. Era o primeiro Grimes de sangue a partir dessa para uma melhor. A série, que antes dava indícios de que Carl poderia ser o detentor do manto de protagonista numa provável morte de Rick, agora pode colocar Judith como uma espécie de herdeira.

Vale lembrar, no entanto, que Judith não é realmente filha de Rick, mas sim de Shane. Então, de certa forma, caso Rick venha a morrer e ela continue seu legado, não teremos um Grimes de sangue à frente da série. Mas isso é papo para o futuro aparentemente distante de The Walking Dead.

- PUBLICIDADE -

Um novo Rick, ainda mais danificado

 

O artigo continua abaixo

 

De agora em diante, Rick é ainda mais importante. A cabeça dele não será a mesma e terá que lutar contra a raiva de perder seu filho, e encontrar uma maneira de manter sua promessa de transformar o mundo em um lugar melhor, sem armas e violência. Carl deixou muito claro que essa mentalidade foi criada dentro dele pelo próprio Rick, quando ele ensinou ao garoto que a vida não era só morte, em um momento em que Carl estava se formando e acabava vendo a violência como algo natural. Antes do menino perder o rumo, Rick o segurou e mostrou o melhor caminho.

E agora, Carl tenta fazer o mesmo com Rick. É louvável que ele tenha amadurecido tanto em um mundo tão cheio de dor. É questionável também que ele deseje algo tão limpo e puro de um mundo que ele conhece, desde criança, como um lugar sujo e cheio de ódio. Mas Carl se tornou alguém assim, por incrível que pareça. Mas será que ele não teria sobrevivido se tivesse mantido sua característica violenta?

E agora Rick terá que encontrar no meio de suas mágoas uma forma de continuar. Sua razão de existir se foi, restando Judith e seu próprio instinto de sobrevivência. Será o necessário para que ele sobreviva? Eu começo a ter minhas dúvidas.

O outro lado. O verdadeiro The Walking Dead

Enquanto todo o luto era derramado por Carl, víamos o outro lado da história onde Morgan era o foco. O personagem vem demonstrando um desequilíbrio enorme desde o fim da 7ª temporada. Tudo se intensificou e neste momento, ele é facilmente um dos personagens mais interessantes da série. Ele se vê preocupado com Henry e perde a noção do perigo tentando remover aqueles que podem se tornar uma ameaça à vida do garoto. Até mesmo Carol vê que Morgan não está raciocinando direito. Esse questionamento entre o certo e o errado, a batalha contra quem ele julga ser mal e ao mesmo tempo a ameaça dos zumbis, é o que reflete melhor o que The Walking Dead representou durante tantos anos. Apesar da morte de Carl ser importante, as cenas com Morgan foram as mais legais do episódio.

E agora peço que me acompanhem em um pensamento. Com a saída de Chandler Riggs, o Carl, uma vaga para “a criança ou adolescente importante” da série ficou aberta. Judith tem a prioridade por ser filha de Rick, mas Henry corre facilmente por fora após o episódio deste domingo. O garoto tem o pior (ou melhor) exemplo possível sobre como se portar naquele mundo, através de Morgan. Ele aprendeu a lutar com o taco e a atirar. Assim, Henry se torna um personagem com muito potencial narrativo. Ou seja, o roteiro da série poderá girar mais em torno dele e de seu crescimento como uma criança dentro daquele mundo. O garoto surgiu há pouco tempo e com certeza poderá trilhar um caminho mais do que interessante dentro da história.

Pensando em tudo isso, seria Henry o substituto perfeito para Carl? Será que precismos de um substituto? Ou veremos nele uma nova história e um novo desenvolvimento? Isso se o garoto sobreviver, uma vez que Morgan parece estar por um fio. Com a participação do personagem em FEAR The Walking Dead, não sei se ele vai durar tanto assim na série principal mais. Nos quadrinhos ele já foi faz tempo.

Rick ferido. Devemos nos preocupar?

Seja lá o que vai ocorrer daqui pra frente, devemos ficar preocupados com Rick. Ele aparece em alguns momentos do episódio com semblante de sofrimento. Todos imaginam que é pela morte de Carl, mas ao final temos mais uma surpresa. Rick está sentado em uma árvore com o ferimento na barriga. Exatamente no mesmo lugar de Carl. E não parece um pensamento qualquer, como aquele do futuro. Os produtores da série estão utilizando destes artifícios para segurar a audiência e pelo visto teremos mais um mistério durante a parte final da 8ª temporada. Mas sinceramente, acho que ele tomou algum tiro, mas nada que vá chegar nem perto de matar Rick. Porém, poderá enfraquecê-lo.

Nos quadrinhos, a partir do momento que o arco de Negan acaba, Rick fica muito debilitado. Usa muleta, tem semblante de alguém mais velho. Sua liderança passa a ser questionada pelo seu estado físico. Não acho que a série vai deixar de retratar isso, e como a mão de Rick não foi tomada como nos quadrinhos, terão que achar uma maneira de deixá-lo mais fraco. Esse provável tiro parece uma boa saída. Mas pelo visto, só saberemos disso ao final da 8ª temporada.

Não fico ainda convencido que The Walking Dead vá retomar a qualidade que esperamos da série. Mas ao menos, o retorno da 8ª temporada fez um bom trabalho. Que as bobagens feitas no passado recente sejam deixadas de lado. E também, que a morte de Carl seja realmente pelo bem da série e de um roteiro melhor. Mesmo que os fãs mais ferrenhos não aceitem direito esta morte.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”