Vício em games é declarado um problema mental pela OMS e Fortnite vira alvo

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 Mais um problema para o mundo dos games e para Fortnite

Embora pareça um exagero, os games estão sendo considerados como um vício. De forma oficial, a Organização Mundial de Saúde declarou que o vício em videogames é agora considerado uma doença mental. Logo pela manhã de hoje, uma revisão no manual de classificação de doenças decretou algo preocupante. Assim, jogar videogames compulsivamente deve ser visto e tratado como um distúrbio médico grave. E já tem um nome: Distúrbio Gaming.

Obviamente que essa novidade não é nada agradável para nós, que gostamos de videogames. Logo, como tudo neste mundo, essa ideia pode ser levada para frente do jeito errado. Hoje em dia muitas crianças chegam da escola e correm para jogar algum game. Alguns pais podem entrar em um dilema. Será que as crianças são normais e apenas gostam de videogames? Ou são pequenos enfermos que indicam, através de sua frequência na frente dos jogos, que possuem problemas mentais, como essa nova revisão da Organização Mundial de Saúde sugere?

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Conforme relata o site ComicBook, a sociedade Psicológica Britânica, através de seu representante, o Dr. Joan Harvey, falou ao Time que os pais precisam resistir e não cair em conclusões precipitadas.

“As pessoas precisam entender que isso não significa que todas as crianças que passam horas em seus quartos jogando videogame são viciadas. Caso contrário, os médicos serão sobrecarregados com vários pedidos de ajuda. “

Casos sérios já foram relatados

Embora realmente pareça um exagero, este assunto precisa ser visto com cuidado. Recentemente, um caso chamou a atenção do mundo. Uma jovem garota teve que ser levada a força para ser tratada. Ela estava se privando do sono, perdendo seu foco na escola, tudo por conta de sua vontade de jogar. Ela ficava acordada sem o consentimento dos pais até muito tarde. Em seu perfil em Fornite, eram gravadas muitas horas de jogatina.

Alguns jogos entrarão no radar

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Com essa nova revisão da Organização Mundial da Saúde, alguns jogos que são gratuitos e de fácil acesso, podem sofrer represálias. Assim, é fácil pensar em Fortnite. O jogo é um sucesso inacreditável em muitas frentes. Já foi foco das escolas, por conta das crianças que ficavam jogando dentro da sala de aula em sua versão mobile. A Organização Mundial de Saúde usa Fortnite como um grande exemplo neste caso de vício em videogames.

Desta forma, apesar de sermos grandes defensores dos games, é preciso analisar caso a caso. Qualquer criança, em qualquer lar, precisa de horários para executarem tarefas. Cabe aos pais controlar esse acesso. Se o desempenho na escola está falho, por exemplo, é preciso alguma atitude. Claro que nem sempre a culpa é dos pais, mas é complicado não lembrar que as crianças são inconsequentes e precisam de freio. Cabe aos adultos dizerem se pode ou não pode, ou quando pode. Não é à toa que existem aplicativos de “controle dos pais” em diversos aparelhos hoje em dia. A Nintendo mesmo tratou de exemplificar essa função no Switch, logo que anunciou o console.

Enfim, este é um problema, tanto para quem realmente apresenta um determinado exagero a frente dos videogames, tanto para nós, que gostamos muito deste mundo mágico. Por diversas vezes os jogos foram foco de atitudes como essa. E em um mundo onde tudo é levado ao extremo, é necessário cuidado. Talvez também caiba a Epic Games pensar, junto à comunidade, em uma solução que leve para sessões de jogatina saudáveis em todos os lares.

E você, o que acha de tudo isso? Comente!

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