Análise | WWE 2K18 é bonito, mas escorrega nos detalhes.

Compartilhe

Desde a minha infância eu tive um contato com a WWE. A começar no Mega Drive. Logo em seguida isso passou para o PS2, 360 e agora chegamos à atual geração com WWE 2K18. Entretanto, meu interesse com o esporte de lá para cá foi caindo. Se antigamente eu acompanhava assiduamente os meus Superstars favoritos, hoje não é mais assim.

O esporte foi evoluindo com o tempo e as estrelas que eu admirava se aposentaram, ou estão com papéis bem longe da ação nos ringues. Apesar de meu interesse pelo esporte ter decaído bastante, isso não foi o suficiente para não me deixar empolgado com a oportunidade de controlar os Wrestlers que moldaram minha infância novamente.

Quase perto da realidade.

- PUBLICIDADE -

A 2K é sinônimo de qualidade gráfica. Em WWE 2K18 não poderia ser diferente. Confesso que no começo estava meio cético sobre o jogo, mas foi só o Theme Song de Edge ecoar pela arena e eu vi a qualidade gráfica que a 2K colocou em seu jogo. Essa mesma qualidade vemos nas demais entradas. Destaco aqui de Triple H e Undertaker que me arrancaram um WOW de quão próximo estão da realidade. Era como se eu estivesse sintonizado em uma transmissão ao vivo. Essa mesma qualidade é vista na hora da luta. Você pode ver os lutadores fazendo caretas e o suor destacando-se com a luminosidade.

“Você pode ver os lutadores fazendo caretas e o suor destacando-se com a luminosidade.”

No começo você pode ter dificuldades com os controles e o jogo não conta com suporte ao PT-BR para auxilia-lo. Portanto, você terá que contar com paciência para aprender a jogar. Paciência esta também será necessária na hora da luta. O jogo não lhe disponibiliza um botão para levantar, ficando você à mercê de acertar o timing do Reversal para que possa voltar à ação. Por um lado, isso é bom já que as animações dos lutadores sofrendo com determinados golpes deixou minha experiência ainda mais imersiva. Entretanto, há momentos que esse sistema demonstra uma certa inconsistência. Parece que você acertou o timing, mas o jogo insiste em dizer que você apertou cedo, ou tarde demais.

- PUBLICIDADE -

Tornar-se um Superstar é tedioso

O MyCareer de WWE 2K18 não me cativou. A história é muito picada e repetitiva. Você está “solto” pelo Backstage e vai conversando com o Superstars e conseguindo suas lutas. Entretanto, a história ao redor de seu Superstar não é bem contada. Não há uma cutscene simulando algo que acontece no mundo da WWE como já vi em outros jogos mais antigos da série. Junte isso ao fato de que não há legenda em português e o MyCareer torna-se uma experiência um tanto quanto frustrante.

Em minha experiência com o Modo Carreira fiquei torcendo para que acontecesse algo mais emocionante, mas não houve nada que me fizesse levantar do sofá de emoção. Você simplesmente está no Backstage, sai para o ringue, volta e sai da arena. Basicamente o Modo Carreira se resume nisso. No meio tempo você tem alguma rivalidade. Contudo, não se distanciará do que falei acima. Você pode falar com os Superstars no Backstage, mas não espere que tenha algo explicando quem é quem, você terá que ir na sorte e ver se aquele é quem você precisa falar.

“Você simplesmente está no Backstage, sai para o ringue, volta e sai da arena. Basicamente o Modo Carreira se resume nisso.”

Há também o modo Road to Glory que se resume em partidas online. Contudo,  infelizmente eu não consegui testa-lo já que não consegui encontrar nenhuma partida em diversos horários diferentes. Falando em modo online, ele não é algo que chamará muito a sua atenção, já que dentro dele não há algo muito diferente para ser feito além de simplesmente lutar. Acredito que o trunfo do multiplayer estava no Road to Glory, mas parece que ninguém se interessou muito por ele.

Mas e os outros modos de WWE 2K18?

Bom, já vimos que o My Career não fez bonito. Os outros modos são baseados nas lutas normais que vemos dentro do mundo da WWE. Se você se familiariza com esse mundo, não verá nada de diferente. Houve dois modos em WWE 2K18 que chamaram muito a minha atenção: O WWE Universe e o WWE Community Creations. O primeiro você está dentro do mundo da WWE e vai lutando pelos shows, construindo rivalidades e mudando campeões. Lembrou-me muito um jogo de simulação que eu jogava no computador.

Contudo, ele tem suas limitações. A primeira delas é que ao construir uma rivalidade, você só pode escolher entre Single ou Tag Team. Caso você queira fazer uma rivalidade entre 3 ou mais Superstars terá que abandonar a ideia. Outro ponto é que o modo poderia trazer mais funcionalidades como acompanhar como seu show está se saindo perante o público. As opções de Promo infelizmente também são bem limitadas. É uma funcionalidade interessante, mas que poderia ser melhor trabalhada.

“Você perderá algumas horas nesse modo vendo o quão criativo os outros jogadores conseguem ser, além de talentosos.”

Já no segundo modo – WWE Community Creations – você tem acesso a tudo que os outros jogadores criaram com o WWE Creations. Você perderá algumas horas nesse modo vendo o quão criativo os outros jogadores conseguem ser, além de talentosos. O modo disponibiliza personagens, arenas, shows e imagens para serem baixadas para usar tanto em modos do jogo, como para sua própria criação.

A inteligência artificial não é tão inteligente.

Junte o que foi citado no primeiro parágrafo sobre Reversals ao fato de, às vezes, a inteligência artificial bugar e o computador simplesmente ficar andando para lá e para cá. Diversas vezes tive que contar com a paciência e esperar a boa vontade do computador para tentar um Reversal e conseguir voltar à luta. Os juízes também deixam a desejar ficando quase sempre próximo demais da ação, ou ignorando que está havendo um Pin e precisa iniciar a contagem.

“Diversas vezes tive que contar com a paciência e esperar a boa vontade do computador para tentar um Reversal e conseguir voltar à luta.”

Outro ponto que me incomodou bastante é na Tag Team Match. Ao ocorrer um Pin da equipe adversária, seu parceiro às vezes ignora o ocorrido e continua ali parado. Sabemos que não é isso que acontece nas lutas de duplas da WWE, portanto o game falhou em reproduzir isso em alguns momentos.

Atenção aos detalhes, mas não todos eles.

É inegável que WWE 2K18 tem bastante atenção aos detalhes. Os lutadores fazendo caretas ao longo da luta. O peito deles reagindo aos tapas. O suor. Tudo é minimamente detalhado para que sua experiência seja a mais imersiva possível. Entretanto nem todas as coisas foram muito bem reproduzidas. Os comentaristas misteriosamente não estão em seus devidos postos em determinados momentos, mas as vozes deles estão ali.

Falando sobre os comentários. Eles são imprecisos em alguns momentos. Há horas em que eles conseguem passar a emoção que a luta pede quando o lutador executa um Finisher. Em outros momentos, porém, o narrador simplesmente ignora o que está acontecendo na luta, ou narra de forma atrasada. Outra coisa é a taxa de frames. Em diversos momentos do jogo o framerate cai deixando a ação muito lenta. Espere isso principalmente na 8-Man Match. O modo foi adicionado nesta edição e infelizmente não faz bonito.

A física do jogo é algo um pouco inconstante. Em determinados momentos ela funciona muito bem. Já outros ela causa alguns momentos constrangedores. Houve horas que um lutador ficou parado no meio do ar. Outras em que estava executando um golpe e fui interrompido, mas o outro Superstar que sofria o golpe continuou agindo como se a ação continuasse ocorrendo. As cordas em determinados momentos reagem bem, mas em outros prendem o seu braço e a reação causada por isso não é das melhores.

Por fim…

WWE 2K18 faz bonito, mas escorrega nos detalhes. Não seria exagero dizer que esse é um jogo repleto de “mas”. As lutas são bonitas e bem coreografadas. Porém, os controles não são fáceis de se dominar. O som do jogo é bom, mas trilha sonora se torna repetitiva depois de algumas horas de Gameplay. A física do jogo é um tanto inconstante. Há momentos que ela reagirá muito bem, já outros você se sentirá um pouco constrangido com o que está acontecendo.

Por fim, você tem que ter em mente os erros que o jogo apresenta que não prejudicaram muito a sua experiência, mas a tornarão menos imersiva. O game é bom para se jogar em um final de semana, ou reunir outros amigos que tenham o mesmo gosto por Wrestling que você, mas não será o tipo de jogo que você conseguirá jogar por muito tempo.

Compartilhe

3 respostas

  1. Experimentei o jogo e achei esse modo, como vi gringos falando ” open world” do MyCareer bem ruim, quase que te obrigando a jogar online. Em relação a edição de personagem, achei inferior ao 2k17, não importava o que eu fazia, meu char continuava com o rosto deformado. Não vi críticas às Boxes, algo que fez o jogo regredir se comparado ao anterior, onde você era totalmente livre para editar o seu personagem de cabo a rabo. Não posso dizer que é mais do mesmo, pois em alguns aspectos o jogo regrediu (como no modo carreira pouco instigante e edição de personagem), e infelizmente esses pontos negativos sobrepujaram os poucos positivos, o que me fizeram largar o game de mão

    1. Então, tive a oportunidade de testar o NBA 2k18 que também vem com essa temática Open World, mas diferente do NBA, o WWE não te da um terço das possibilidades além de andar pelo backstage mesmo. Por mais que seja algo repetitivo na série, acho que um modo com Storylines antigas se sairia um pouco melhor.

      Valeu pelo comentário.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”