

Os executivos da Sony estão considerando dividir a empresa em duas: a divisão de entretenimento e divisões de eletrônicos, após a oferta pública inicial do bilionário Daniel Loeb, um dos acionistas americanos da Sony e um dos que possuem maior parcela do negócio da empresa. A divisão da Sony de entretenimento (SCE) inclui todas as propriedades PlayStation, juntamente com a Sony Films e as empresas de música.
“A Third Point não teria feito este investimento substancial, se não acreditasse em um futuro brilhante para a marca da Sony mundialmente falando,com tecnologia superior, e funcionários dedicados. Estamos confiantes de que, agindo como parceiros, a Sony vai crescer mais forte. Para a Sony mudar, a Sony deve se concentrar”. – Daniel Loeb
Loeb, com a Third Point LLC, detém uma participação de 6% na Sony, no valor de US $ 1,1 bilhões, e é o maior investidor da empresa. O CEO da Sony, Kazuo Hirai (mais conhecido por nós gamers como Kaz Hirai), confirmou que a cúpula está considerando a oferta de Loeb, mas não disse quando vão chegar a uma decisão, segundo relata a Forbes.
“É apenas um começo”, disse Hirai. “É importante que o conselho vai discutir isso e chegar a uma decisão que representa a posição da Sony.” Após a oferta de Loeb, as ações da Sony subiram 9% (e claro, pela apresentação pífia da Microsoft e seu XBox One).
Faz alguns anos que a Sony anda mal das pernas, sempre com prejuízo, e digo no geral, pois nem a SCE que possui a marca Playstation está se acertando. Talvez hoje, a marca Playstation seja a a propriedade mais importante da empresa, e é justamente neste pensamento que paira a indecisão dos manda chuvas da Sony: Como ficará toda a estratégia envolta da marca Playstation com essa divisão?
Mas uma coisa é certa: de nada adianta um ótimo console, como está se desenhando o PS4, se a Sony não se movimentar, já que como sempre acontece em todas as gerações, os consoles dão um prejuízo considerável em seus lançamentos e este prejuízo perdura por anos, até que finalmente conseguem o retorno (isso no que diz respeito a hardware).