A Valve alterou a sua política de reembolso do Steam durante o dia de hoje (02), definindo novas regras para devolver o dinheiro de jogadores insatisfeitos. Agora, se você comprou um jogo há menos de 14 dias e jogou menos de 2 horas, você poderá pedir reembolso total.
Aparentemente a Valve pensou em todos os cenários possíveis, detalhando uma grande quantidade de situações em sua nova página de reembolso. Se você comprou um DLC, você tem 14 dias para pedir o reembolso, desde que tenha jogado menos do que 2 horas desde que comprou o conteúdo. Nas compras dos jogos da própria Valve, como Team Fortress 2, Half Life, Portal 2, você tem 48 horas e claro, desde que você não tenha dado o jogo para ninguém.
Se você comprou um jogo antes de seu lançamento, poderá pedir reembolso há qualquer momento. Depois do lançamento, automaticamente você entrará no período de 14 dias e ter jogado menos do que 2 horas.
Não há reembolso para filmes ou presentes que tenham sido resgatados pelo “recipiente“, ou seja, o futuro dono do produto. Caso você tenha sido banido de algum jogo pelo sistema anti-Cheat da Valve, você perderá o seu direito de reembolso na mesma hora.
Não vá com tudo comprando todos os jogos da loja só pelo fato de poder pedir este reembolso, pois a Valve reserva-se no direito de revogar este privilégio há qualquer momento.
“Os reembolsos são designados a remover o risco da compra de título vendidos no Steam e não uma forma de se conseguir jogos gratuitamente. Caso isso seja identificado por nós que você está abusando do reembolso, nós podemos parar de oferecer essa vantagem para você. No entanto, não iremos considerar um abuso caso você compre um jogo antes de uma promoção, peça um reembolso e o compre logo em seguida, no preço promocional.” – Valve
Com certeza teremos usuários abusando da nova ferramenta da Valve, no entanto para quem quer levar o assunto a sério, é uma grande forma de proteção ao consumidor que a Valve vem oferecendo. Assim, jogos quebrados, bugados, mal acabados poderão sofrer bastante caso os jogadores peguem raiva e queiram devolver o produto e resgatar do dinheiro investido no game.
Esse tipo de prática poderia ser levada para todas as plataformas, ajudando o consumidor a ter certeza que estará comprando um produto de qualidade. Isso pode forçar as desenvolvedoras a não se apoiarem nos patchs de correção, com medo de o consumidor pedir o reembolso.
Ponto para a Valve que a cada nova implementação faz do Steam uma ótima plataforma de games!