

Nvidia aposta em poder e AMD em custo x benefício
A arquitetura AMD Polaris é a resposta para a Nvidia Pascal, uma atualização das tecnologias que as empresas utilizam para fabricar as mais recentes placas de vídeos do mercado, e como todo mundo que está habituado a ler sobre a guerra das VGAs sabe, AMD e Nvidia vem se enfrentando há muitos anos, com uma certa vantagem pra dona da marca GeForce.
No entanto, a AMD vem com uma outra cara, mais focada no custo x benefício prometendo os tradicionais saltos de desempenho, maior eficiência, performance e integração com as tecnologias de realidade virtual. Para colocar seus planos em prática, a AMD lançou ontem a Radeon RX480, que será comercializada a $199 Obamas com poder suficiente para suportar o HTC Vive (VR da Valve e HTC) e o Oculus Rift. Essa é a promessa da AMD, mas será que a RX 480 consegue entregar tudo isso?
Segundo o site The Tech Report, o desempenho da RX480 está a par da Nvidia GTX 970, com uma ressalva positiva onde o site diz que um salto de performance como esse ainda não havia acontecido custando este preço há muito, muito tempo, o que é totalmente bem vindo.
“O consumo de energia e o level de ruído que a RX480 produz não são tão bonitos quanto custo x performance”, mas a análise do site fala bastante do que se pode fazer com a VGA custando $199.
O HardOCP cravou em sua análise que a RX480 é placa de vídeo perfeita pra quem quer jogar a 1080p e chama o salto de gerações da R9 380X para a RX480 como “gigante”. O site AnandTech compartilha da mesma opinião, mas alerta pro fato de que o consumidor pode gastar mais $40 para comprar a versão da RX480 com 8GBs de memória.
Claramente, a AMD tem uma placa de vídeo vencedora em suas mãos com a RX480, que consegue entregar performance a um bom preço, ou ao menos até a Nvidia lançar uma placa de vídeo semelhante usando a tecnologia Pascal com um preço equivalente.
No Brasil os preços da RX480 ainda não foram definidos, mas já é possível encontrar pré vendas em torno de R$ 1.400,00. Abaixo você pode ver um vídeo da chamada “Rebelião AMD“.