Advertisement
Categorias: Todas

Análise | As Aventuras Iradas do Captain Spirit é um tira-gosto do que veremos em Life is Strange 2

Publicado por
Advertisement
As Aventuras Iradas do Captain Spirit pode não oferecer tudo que você imagina

Faltando pouco menos de três meses para o aguardado lançamento de Life is Strange 2, a Dontnod nos traz As Aventuras Iradas do Captain Spirit. Funcionando como uma espécie de demonstração da sequência de LiS, porém com uma história original que se enquadra a um prequel. No entanto, mesmo se tratando de uma demo, o jogo em si, é completo, tipo os playables teasers. Ah! Outro ponto importante e muito legal é que ele está disponível de forma totalmente gratuita para todos nas plataformas disponíveis.

De acordo com a desenvolvedora, As Aventuras Iradas do Captain Spirit é recheado de pistas e referências do que podemos ver em Life is Strange 2. Estes segredos não estarão nítidos e necessitará que os jogadores “juntem as peças do quebra-cabeça”. Jogamos esta nova aventura da Dontnod e contamos tudo o que achamos nesta análise.

Suspense e mistérios!

Desde o anúncio, a Dontnod manteve muito segredo a respeito da história. Tudo que tínhamos de bagagem da trama é que controlaríamos Chris, uma criança de 9 anos como qualquer outra, que quer ser um super-herói. Nos trailers víamos ele brincando com muitos brinquedos e usando sua imaginação como toda criança para criar um mundo próprio imaginário. Durante a experiência, inicialmente não temos muitas informações também. No entanto, as coisas começam a criar forma ao explorar e olhar cada canto e objeto interativo no ambiente.

Sobretudo, o game também possui diálogos e algumas cutscenes que auxiliam um pouco o andar do roteiro. Contudo, já deixo uma dica para quem pretende jogar: explore o cenário com muita calma. O jogo permite que você conclua tudo em menos de vinte minutos, seguindo apenas o que for sugerido, e isso faz com que você perca muitos detalhes para entender o que acontece na família de Chris. É possível até concluir sem entender nada do que aconteceu. Notas, detalhes no cenário, diálogos e muita interpretação são as ferramentas que o título utiliza como formas de narrativa.

Ambiente pequeno, porém, lotado de informações!

As Aventuras Iradas do Captain Spirit se ambienta apenas na casa do pai de Chris. O jogador pode explorar todos os cômodos e alguns itens. Além de tudo, ainda é possível sair para explorar o quintal que possui uma garagem e casa na arvore. É um tanto decepcionante não ter tantos cenários para explorar. Porém, apesar de pequeno, existe muitas coisas interativas que tomará grande parte do seu tempo. Em minha experiência, eu levei mais de 30 minutos só para interagir com cada objeto interno da casa. A parte externa é menor, portanto não demorei tanto.

No geral, é possível também encontrar dois objetos “secretos” que exigem uma senha. Assim como citei acima, interagir e explorar tudo é fundamental e, serve para descobrir a senha destes itens.

Ao abrir o caderno de Chris você possui todas as missões do jogo como Capitão Spirit. É no mínimo uma viagem cada uma delas, contudo, é por aí onde se encontra a magia do personagem. Como você é uma criança de 9 anos, não é de se esperar algo que você leve a sério, pois há muita imaginação em tudo que acontece. Algum segredo existe por trás de tanta imaginação, por outro lado, outras podem não levar a nada e te fazer questionar “por que perdi meu tempo fazendo isso?”.

Jogabilidade linear

Apesar de ter “segredos” e tudo mais, a história é totalmente linear. Nos poucos momentos de escolha que existem, tudo que mudará é o diálogo e nada mais. Do início ao fim, tudo se mantém igual independente de suas escolhas. É decepcionante e muitas vezes entediante saber que nada levará a nada. O que fará sua experiência ser diferente dos seus amigos e demais jogadores é a forma como irá aproveitar a experiência. Concluir ou não concluir os objetivos? Explorar ou não explorar tudo que possui ao seu redor? São estas as suas escolhas.

Direção artística de respeito!

Impossível não notar o salto gráfico de Life is Strange para As Aventuras Iradas do Captain Spirit. Certamente o que vemos neste jogo, é que teremos na sequência de LiS, e posso dizer que fiquei satisfeito com o que vi. A iluminação no jogo ficou incrivelmente linda e as texturas ganharam uma certa melhoria. Não posso deixar de elogiar o belo trabalho na ambientação que garantiu a qualidade de detalhamento que tínhamos em Life is Strange. Cada objeto pensado cuidadosamente em sua posição e informações únicas a cada ambiente. O título possui o mesmo estilo artístico cartoon dos jogos no qual se ambienta e isso não deixa de ser belo.

A movimentação do personagem/protagonista também ganhou aperfeiçoamento. Antes era duro e pouco natural, agora sentimos movimentos suaves nos personagens ao andar, é algo mínimo que poucos irão reparar, mas demonstra que a Dontnod vem buscando melhorar cada vez mais os aspectos dos seus projetos. Outro detalhe que é interessante notar é que ele está sendo desenvolvido novamente no motor gráfico Unreal, o mesmo de Life is Strange. Em Before the Storm o jogo era produzido na Unity pelo estúdio Deck Nine Games.

A trilha sonora de As Aventuras Iradas do Captain Spirit é bem pequena, mas de qualidade. Existem os clássicos momentos em que você aprecia um momento ao som de uma música. Entre as músicas que mais gostei estão “Rone – Parede” e “Bat For Lashes – Moon and Moon”. Como de se esperar, a trilha sonora é um show à parte da equipe artística da franquia e que necessita de sua atenção a apreciação.

 

Veredicto

As Aventuras Iradas do Captain Spirit em resumo: é um cenário aglomerado de informações de narrativa. Um “tira-gosto” técnico do que podemos esperar de Life is Strange 2. O final abre caminho para duas teorias que podem te deixar ainda mais empolgado para o próximo lançamento da Dontnod. Portanto, se você gosta da franquia ou pretende adquirir a sequência, é um belo aquecimento para a trama. Porém se você nunca jogou, não tem interesse e jogaria apenas pelos fins de querer se divertir, é melhor procurar outro game.

Advertisement
Luis Felipe

Redator no Combo Infinito e Game Designer. Gosto de escrever sobre jogos, jogar e de produzi-los!

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement