Advertisement

Análise | NBA 2K17: Sem concorrente, 2K domina as quadras com maestria

Publicado por
Advertisement

O Brasil é o país do futebol, mas muita gente curte basquete e é fã dos times da NBA. O esporte sempre foi muito utilizado em games desde o Atari, até que finalmente no Super Nintendo e Mega Drive alcançamos o ápice, com NBA Hang Time e a série NBA Jam, dois jogos que levavam as coisas pra um mundo absurdo de enterradas pegando fogo e jogadores que pulavam como super heróis.

Hoje este estilo de jogo morreu e estamos focados na simulação. No ano passado, a 2K entregou um game bem polido, que ainda possuía alguns problemas na jogabilidade e inteligência artificial, mas eram mínimos, tanto que foi considerado o melhor game de basquete até então. Este ano, mesmo sem concorrente à altura (a EA deve voltar com NBA Live somente no ano que vem), a 2K poderia simplesmente fazer mais do mesmo. Na verdade é isso mesmo que aconteceu, e não é ruim.

Mantendo o mesmo time em quadra

De cara, percebemos que houve uma melhora gráfica, sutil, mas o suficiente para tornar NBA 2K bem atraente em seu visual. A torcida é bacana, os jogadores suam, tem muitos movimentos faciais, mesmo que em alguns momentos pareçam esquisitos. Há momentos que quando os jogadores estão muito juntos, principalmente no banco de reservas, que seus braços se sobrepõem, gerando efeitos esquisitos, assim como na saída de quadra muitos deles passam no meio de objetos. Na movimentação, quase tudo é ótimo, menos algumas travadas que acontecem entre os jogadores que ainda entrega que se trata de um videogame. O som está impecável, tanto do ambiente quanto da trilha sonora, e as interpretações do modo história, junto com as dublagens em inglês também.

Com uma mecânica campeã, o objetivo da 2K agora é refinar o seu jogo, ao mesmo estilo que a EA vem fazendo com FIFA há anos. Jogadas características de cada jogador, fidelidade de movimento e muitos modos de jogo marcam a versão desse ano, além é claro do modo carreira, um dos grandes chamativos de NBA 2K17.

Se você vem jogando a franquia todos os anos, perceberá que as mudanças são o suficiente para fazer valer o investimento, já que estamos diante do melhor jogo de basquete já criado, sem dúvida alguma. Se você é novo na quadra, há grandes chances de você ficar impressionado com a quantidade de conteúdo e opções que temos aqui.

Jogue do seu jeito

Além das partidas rápidas, amistosas, torneios e playoffs, NBA 2K tem como destaque o modo carreira, o MyGM e o MyLeague, onde é possível controlar todos os aspectos do seu time. Você pode criar o seu jogador e inclusive colocar o seu rosto nele, através do aplicativo do game para smartphones. Eu tentei fazer isso, mas o jogo não reconheceu direito a minha face. E nem sou tão feio assim.

O jogador que você cria é usado no modo carreira, onde você controla O Presidente, apelido que seu personagem ganha enquanto joga no colegial, após fazer um vídeo com suas melhores jogadas e colocar no Youtube, alcançando um milhão de views. Este vídeo te coloca no foco dos times das melhores faculdades do país, que começam a disputar a sua atenção. Ao escolher uma das faculdades, você passa a ter chances de jogar em algum time da NBA, desde que vá bem nas partidas e na temporada que passa na universidade.

Apresentação sem igual

Levando em comparação qualquer jogo de esporte, não há nenhum com uma melhor apresentação que NBA 2K17. O jogo traz comentaristas, vídeos do canal da 2K focados no game, Kobe Bryant lhe dando as boas vindas ao modo carreria, Michal B. Jordan (Creed, Quarteto Fantástico) como um dos personagens da história, interpretando Justice e todo aquele show antes e durante as partidas.

A narração e os comentários, apesar de inglês, passam a sensação exata de como é um jogo da NBA e conforme você joga, os comentários vão se adequando ao que acontece nas partidas. O Pres, como nosso personagem é chamado, é foco da narração a todo momento, e não é estranho, pois ele é considerado uma revelação no mundo da NBA e sempre que possível, há comentários sobre seus resultados.

Basquete de Rua

Dentro do modo carreira você pode dar uma pausa em tudo que tá acontecendo e ir jogar um basquete de rua, 3 contra 3 e tudo online, coisa linda. Você escolhe um dos três locais iniciais e vai até lá, dando uma pausa nos seus treinos diários para um pouco de diversão.

Cada uma das quadras representam uma sala e é possível ficar de próximo esperando a partida terminar, além de ser possível criar o seu próprio time, se juntando a outros 2 jogadores numa espécie de Party, desafiando os vencedores da partida anterior. Esse modo é viciante.

Criando seu time e customizando do seu jeito

Não está contente em apenas levar o seu jogador ao topo da NBA? Você pode também criar um time do zero e ir levando sua cria para novos horizontes, estabelecendo o estádio, nome, logo, uniforme e muito mais, tudo isso no MyGM e MyLeague, que não são novidades na franquia, mas retornaram na versão desse ano.

Com muito conteúdo, estes modos vão te manter ocupado por muito tempo. Você poderá participar dos Drafts, escolhendo quais jogadores quer levar para o seu clube. É bom que você também entenda de gestão, já que deverá escolher a melhor cidade, onde exista mais pessoas que gostam de basquete, ou de nada vai adiantar todo o seu esforço.

Brincando de cartas no game e no Smartphone

O modo MyTeam, que funciona de uma forma muito semelhante ao FUT da série FIFA, marca presença no game ainda mais completo. Através de cartas você vai definindo o seu time, podendo vendê-las, melhorá-las e é possível usar o aplicativo no smartphone para adquirir novos jogadores ou novos power ups.

Esse modo é o que mais se assemelha a um modo Arcade, apesar de na hora da jogatina toda a parte de simulação se manter intacta.

Cesta de 3, sem inovar

NBA 2K17 é, sem dúvida alguma, o melhor jogo da série e o melhor game de basquete que você poderá jogar. A falta de um concorrente coloca a 2K numa posição confortável, então a desenvolvedora resolveu olhar pro conteúdo e na melhoria geral do seu jogo, entregando a versão mais polida e completa até o momento.

No ano que vem teremos a concorrência com NBA Live 17, apesar da EA estar errando a mão naquele que um dia foi o melhor jogo de NBA dos consoles. Até lá, a 2K tem dois caminhos: continuar melhorando o jogo e mantendo a distância para seu maior rival, ou aproveitar para agradar ainda mais os jogadores com inovações e elementos que ainda não imaginamos como poderiam funcionar em um game da NBA.

Para este ano, a 2K acertou em cheio e entregou um título que, por pouco, não é impecável.

Advertisement
Ariel Souza

Já inventaram o PS4, o Xbox One, portáteis com jogos de console e até celular com capacidade de PC. E ainda tem gente me enviando solicitação de jogos no Facebook.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement