Advertisement
Anime/ HQ / Mangá

Animes: Jornal japonês revela a razão de salários tão baixos na indústria dos animes

Publicado por
Advertisement
Uma situação insustentável

Animes já são uma febre mundial, e o sucesso que essas produções alcançam não para de crescer, entretanto, parece que há uma situação insustentável nessa indústria.

Não é de hoje que os profissionais do ramo reclamam sobre o quanto cada um ganhar e quanto o seu trabalho produz, e parece que o assunto voltou a figurar entre as principais notícias.

Um jornal japonês afirmou que o culpado é a má gestão e contabilização das próprias empresas.

O artigo foi feito pelo Tokyo Keizai, e é citado a falta de habilidade dos profissionais das empresas com as finanças. O que é um problema, em sua maioria, das pequenas empresas, parece que também é um problema das indústrias de Animes. Não saber fazer balanço, o que entra e o que sai, não ter estratégia e organização, são essas as alegações que o jornal fez para os salários serem tão baixos.

Gerentes não conseguem ler o balanço

Abaixo podemos ver as declarações anônimas que o jornal recebeu:

“Muitos gerentes não conseguem ler o balanço, não conseguem rastrear o dinheiro que entra e sai da empresa, não entendem a importância das reservas internas e só se preocupam em viver de salário em salário. Portanto, quando ficam sem dinheiro, aceitam trabalhar num novo projeto anime para receber o pagamento adiantado, sabendo o tempo todo que o trabalho está além da capacidade do estúdio, e então deparam-se com problemas na produção e o local de trabalho acaba em ruínas. A raiz das questões trabalhistas na indústria anime decorre da falta de capacidade dos gerentes para planear com antecedência e melhorar as finanças.”

Realmente é algo que me surpreende, afinal, eles estão nesse ramo a muito mais tempo do que qualquer outro. Aliás, eles deveriam ser o exemplo a ser seguido. Afinal, praticamente é impossível falar de animes sem citar o Japão.

Abaixo temos mais uma das declarações do jornal:

“Há muitas pessoas que se concentram apenas no excesso de trabalho e nos problemas de produção, mas acho que a indústria anime é uma boa indústria. Há um forte senso de que todos estão a trabalhar para alcançar uma meta. Acho que isso é a maior diferença de empresas num campo diferente. A indústria anime está cheia de prazos rígidos e o salário é baixo. Mas as pessoas que trabalham e que tipo de satisfação obtêm são importantes para você como ser humano. É algo que eu percebi novamente com a situação do coronavírus.”

Enfim, vamos esperar para ver no que isso vai dar. Aliás, anteriormente havíamos falado sobre a reclamação sobre o quanto as indústrias recebiam da Netflix, veja aqui.

Fonte: Otakupt

Advertisement
Filipe Salomão

Filipe Salomão é ex-baterista, ex-analista, ex-bancário, escritor. Interessado em tudo um pouco. Escreve livros, crônicas e notícias.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement