A maior feira de games da América Latina, a BGS, ainda não teve seu evento presencial suspenso
Como o resto do mundo, a pandemia de COVID-19 atingiu bastante a comunidade de jogos (e mais especificamente a indústria de videogames). Grande parte dos eventos de games marcados para esta primeira metade do ano foram cancelados devido ao surto da pandemia. No Brasil, a principal convenção de games da América Latina, Brasil Game Show (BGS) fala a respeito sobre possíveis mudanças.
A feira, que está marcada presencialmente para os dias 8 a 12 de outubro, respondeu em seu Twitter oficial sobre as preocupações de planejamento causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Embora ainda não exista nenhuma intenção de adiamento ou cancelamento, a feira ainda continua observando de perto a situação, e promete trazer um evento maior e melhor nesta nova edição.
Mais de 2,1 milhões de pessoas já passaram pela BGS. Como de costume, os principais objetivos do evento envolvem apresentar os jogos que ainda não foram lançados, aproximar personalidades dos games de seu público e promover uma série de atrações especiais. A venda de ingressos do primeiro lote vai até 29 de abril, por preços até 56% mais baixos. Assim, de acordo com a organização, as entradas individuais custam R$ 79. O passaporte que dá acesso a todos os dias de feira sai por R$ 237; enquanto o ingresso Premium, que garante entrada até no dia exclusivo para imprensa e executivos, é vendido por R$ 395.
A BGS revelará mais detalhes e informações em breve. Por enquanto, não há confirmação quanto à possibilidade de realizarem um evento online no futuro. Até agora, a única atração confirmada é a Video Game Orchestra.
Empresas buscam novas alternativas
Produtoras que iriam se apresentar paralelamente ou dentro da própria E3 agora estão planejando apresentações online. Assim, a Microsoft confirmou uma versão digital do seu evento e Ubisoft também está estudando essa possibilidade. Enquanto isso, nomes como 2K, Square Enix, Nintendo, SEGA, Bandai Namco, Amazon, Google Stadia; Twitter, Devolver Digital e THQ Nordic irão se organizar em torno do festival Summer of Gaming, que deverá rolar em junho deste ano através da internet.
A Sony, no entanto, já havia anunciado que não participaria do evento e frustrou a expectativa daqueles que tinham a esperança de finalmente contemplar o novo visual do Playstation 5 – ainda que nenhuma promessa nesse sentido tenha sido feita pela japonesa.
Estudante de jornalismo e fotógrafa nas horas vagas, passo meus dias escrevendo sobre nerdices e elaborando formas de matar chefões em RPGs. Pós graduada em Netflix, e iniciante na arte de fazer cosplays, gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo para ler.