Ryan ‘Filipino Champ’ é banido de torneios oficiais da Capcom
Nesta quarta-feira (17), a Capcom comunicou o banimento de Ryan “FChamp”, também conhecido por Filipino Champ. A punição aconteceu após o jogador estadunidense publicar em seu Twitter uma foto de uma melancia acompanhada da hashtag “#WatermelonLivesMatter”, “Vidas das Melancias Importam”, em tradução livre.
Conhecido por ser uma pessoa com falas um tanto quanto ácidas, FChamp fez uma piada envolvendo o movimento Black Lives Matter, que busca o combate ao racismo sistêmico e à arbitrariedade policial. Deletada após repercussão, o jogador pediu desculpas pela postagem, a qual ele classifica como: “Insensível”. Após o anúncio de seu banimento de todos as competições da Capcom, outros grandes eventos de jogos de luta como o East Coast Throwdown e o Combo Breaker também proibiram a presença de Ryan “FChamp” entre os competidores.


Em seguida, confira o comunicado da Capcom:
“Ryan “FChamp” Ramirez está banido indefinidamente de todos os eventos de propriedade e / ou operados pela Capcom, incluindo o Capcom Pro Tour e o Street Fighter League por violar o código de conduta dos jogadores. Dessa forma, esta é uma proibição global, o que significa que se aplica a torneios e eventos em todos os locais do mundo”
Alguns usuários se manifestaram em defesa do jogador. Um deles chamou sua declaração de “piada estúpida”. Outro fã, no entanto, disse que não compraria mais jogos da Capcom até o FChamp poder competir novamente. Em resposta, o jogador publicou um vídeo após a punição no qual reconhece o erro, aceita a punição e diz que está sendo usado como exemplo. Confira: