Advertisement
Games

Conheça e entenda as diferenças entre Remaster, Remake e Reboot!

Publicado por
Advertisement
Esclarecemos as diferenças entre Remaster, Remake e Reboot

Você provavelmente já deve ter se deparado com um jogo que foi nomeado como Remaster (ou remasterização). Mas além deste título, temos outras obras compostas pela alcunha de Remake ou Reboot. Cada categorização em si possui suas particularidades, e nós do Combo Infinito vamos explicar direitinho para que ninguém se sinta confuso em meio a tanta denominação.

O que é um Remaster, ou uma “Remasterização“?

Esse é o título concebido à obras que tenham sido apenas “melhoradas” para uma geração de consoles posterior. Em suma, o remaster é composto por uma revisão do jogo original, incluindo melhorias sonoras e gráficas na obra.

Temos exemplo disso com jogos como Onimusha Warlords que está por vir, ou até mesmo a coletânea de Uncharted, que incluiu os três primeiros jogos remasterizados em uma versão única para PS4.

Basicamente, a remasterização seria a evolução do título, sem que ele seja remodelado diretamente ou tenha sua fórmula original alterada.

E o Remake, o que seria?

Tal como o nome diz, Remake se trata de refazer a obra em si. O melhor exemplo que temos disso atualmente são os jogos da Capcom.

Resident Evil 2 Remake foi assim denominado por se tratar de um jogo totalmente reformulado, incluindo novos detalhes quanto a história, mecânicas diferentes e outras particularidades de um título novo. Temos também Crash Bandicoot e Spyro como bons exemplos do quão benéfico um Remake pode ser.

E por último, o Reboot

O Reboot em si também se trata de uma reformulação. Mas, seu foco consiste em alterar detalhes da história, afim de trazer algo diferente do que foi proposto inicialmente.

Temos como exemplo o game DMC da Ninja Theory, que originalmente seria tratado como um Reboot para a franquia, até que foi descontinuado pelo estúdio. Não somente ele como outras franquias também sofreram com mudanças negativas em termos de Reboot. E inclusive, dentre elas, Prince of Persia também havia sido prejudicado com o game desconexo da geração passada.

O novo God of War, por exemplo, também pode ser considerado um Reboot. Isso se deve ao fato de que a cronologia original não foi alterada, mas sim, continuada de maneira inusitada.

Um reboot pode incluir elementos que o classificam como um Remake, porém, o que os diferencia é a forma como os outros componentes se encaixam na obra. Sendo assim, é possível que um reboot altere mecânicas do jogo em função de se adaptar à nova proposta, contudo, ele dificilmente realizará “mudanças drásticas” na fórmula original.

Advertisement
Guru

Guru é o cara que sente saudades de God Hand, Dino Crisis, Onimusha e Viewtiful Joe, que não dispensa um bom musou, RPG ou Beat Em' Up, e ao mesmo tempo não tem paciência pra diálogo sem fim. Também faz parte da Ordem dos Assassinos durante o tempo livre.

Advertisement

Notícias recentes

É REAL! Remakes de Max Payne 1 e 2 são anunciados para PS5, Xbox e PC!

Max Payne está de volta! A Remedy anunciou nesta quarta-feira (6) o desenvolvimento dos remakes…

3 anos atrás

Ubisoft está desenvolvendo um novo Ghost Recon, com lançamento previsto para 2023 – Rumor

Ubisoft já estaria trabalhando em novo Ghost Recon Um novo relatório (via Kotaku) afirma que…

3 anos atrás

Robert Downey Jr. produzirá séries de Sherlock Holmes para o HBO Max

Mais de Sherlock Holmes na HBO Max De acordo com o Deadline, a Warner juntamente…

3 anos atrás
Advertisement

THQ Nordic anuncia novo showcase para agosto – Veja!

THQ Nordic Digital Showcase 2022 acontece em 12 de agosto Historicamente, os primeiros meses do…

3 anos atrás

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha, indica vazamento

Overwatch 2 pode contar com Passe de Batalha e modo Batalha de Chefões Overwatch 2…

3 anos atrás

The House of the Dead: Remake pode estar chegando ao PS4 – Rumor

  O título chega ao Switch amanhã The House of the Dead estreia amanhã no…

3 anos atrás
Advertisement