Cory Barlog, diretor de God of War, comenta sobre tornar os jogos acessíveis
Cory Barlog, responsável pela recente adaptação de God of War (em 2018), e a vindoura sequência “Ragnarok“, entrou na discussão a respeito de acessibilidade no mundo dos games.
Nos últimos dias, o fator de “acessibilidade” tomou proporções maiores nas redes sociais. E isso porque, como anunciado pela Double Fine, o novo Psychonauts contará com um modo de “Invencibilidade“, permitindo que qualquer pessoa possa jogar e terminar a campanha do mesmo.
Tal anúncio gerou diversas discussões nas redes sociais, e em especial no Twitter. E isso porque, há quem “concorde” com essa decisão, e há quem seja contra ela. No caso de Cory, o diretor da Santa Monica declara que deseja um ambiente mais inclusivo para todos.
O comentário foi partilhado no Twitter, onde ele comparou acessibilidade a questão de ter escadas e elevadores e rampas em um mesmo lugar.
Em suma, Cory Barlog alega que ter elevadores e rampas não lhe impede de utilizar as escadas, mas a opção adicional do transporte favorece aqueles que realmente precisam.
Nos últimos dias, centenas de pessoas com alcance no Twitter se pronunciaram sobre acessibilidade. O tema gerou discussão pois muitos discordam dos desenvolvedores incluindo formas variadas para que outros possam “terminar o game facilmente“.
De qualquer forma, não importa o que qualquer um pense sobre o tema, acessibilidade se faz necessária em todos os escopos. Não se trata de reduzir a experiência de outro, ou de tornar os jogos “mais fáceis“, mas sim de permitir que mais pessoas possam joga-los. Dizer que um game não deve ter um modo invencível por “facilitar a jogatina de outros“, se trata de uma análise rasa, e simplesmente ignora o grande foco da questão: permitir que mais pessoas possam jogar títulos dos mais diversos. Se você não pretende utilizar este modo, apenas ignore-o, mas não queira impedir que outras pessoas tenham acesso por mera questão egocêntrica.
Fonte: Twitter (comentário de Cory Barlog)
Em seguida, não esqueça de conferir outras notícias do mundo dos games: